Menu
 27924
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
10 dicas para cuidar do seu cabelo curto em casa
Até mesmo o corte “Joãozinho” exige alguns cuidados. Preste atenção nessas dicas para deixar seu cabelo curto sempre hidratado, lindo e com vida

cabelo-curto-deborah-secco-600x375

Que o cabelo curto é muito mais fácil e rápido de arrumar, é verdade. Basta lavar, secar cinco minutinhos com secador, dar aquela bagunçada com as mãos e voilá, você está pronta pra sair!

Entretanto, muita gente acha que cabelo curto é sinônimo de falta de cuidados. Afinal, pra que se preocupar em hidratar fios que quase não sofrem com as agressões da chapinha e babyliss, certo? Errado! O cabelo curto exige visitas constantes ao cabeleireiro já que depois de alguns meses eles acabam perdendo a forma e ficam bem desestruturados. E você não quer sair com aquele ar desleixado, né?

Quando o assunto é coloração
Cortou o cabelo curto e não abre mão de tingi-lo? Então lembre que ele deve ser acompanhar o ritmo do corte, senão seu cabelo vai ficar bicolor rapidinho. Já pensou em fazer luzes? O efeito fica lindo em fios mais curtinhos e exigem retoques menos frequentes.

Fugindo da oleosidade
Sabia que o cabelo curto enfrenta problemas maiores de fios oleosos ou mistos? Pois é! O motivo é simples: as glândulas sebáceas do nosso couro cabeludo expelem um óleo que escorre pelos fios e quando nosso cabelo é mais curtinho, o escoamento é mais fácil e a oleosidade consequentemente é maior.

E pra evitar o problema, não tem jeito: você precisa lavar os cabelos todos os dias ou, no máximo, em dias alternados, de preferência com shampoos específicos para cabelos oleosos. Outra dica importante é prestar bastante atenção na temperatura da água. Quanto mais quente, maior a oleosidade.

Por fim, evite escovar demais as madeixas, já que essa “massagem” abre os poros do couro cabeludo e facilitam o escoamento do óleo, e tire de vez o condicionador da sua rotina de beleza. Se seus fios embaraçam demais, use uma pequena quantidade, só nas pontinhas!

curto-2

Dando vida ao corte
Aderiu ao cabelo curto? O próximo passo é escolher um bom finalizador. Só assim você vai conseguir dar vida ao seu corte, realçando o repicado, o desfiado e o volume.

Para garantir que a raiz não fique oleosa recomendo que você use pomada de finalização seca se tiver cabelos lisos, e mousse ou loção ativadora de cachos se tiver cabelos crespos. Finalizador comprado, agora é só escolher o penteado que mais combine com o seu estilo!

Hidratação frequente
Quem tem cabelo curto normalmente acha que pode pular a parte da hidratação. Pelo contrário, todo cabelo precisa de uma boa dose de cuidados, e até o corte no estilo “joãozinho” exige um tratamento especial de preferência a cada 15 dias, principalmente porque os fios mais curtos acabam ficando com as pontas ressecadas mais rapidamente. Ah, mas fuja das fórmulas que contenham silicone. Elas aumentam ainda mais a oleosidade dos cabelos.

Afro ou liso: atenção aos cuidados especiais

curtos

Afro: o cabelo curto cacheado normalmente sofre com o volume exagerado e a falta de brilho. Por isso, o melhor é sempre investir em uma hidratação pesada e produtos de qualidade. Sentiu que seu cabelo perdeu a forma? A melhor opção é realçar seus cachos com um permanente afro e assumir a personalidade desse corte tão marcante. Agora, se a intenção é diminuir o volume, sem se desfazer dos seus caracóis definidos, então aposte no relaxamento.

Liso: Um dos segredos para manter seu cabelo curto liso sempre saudável é evitar a chapinha. Elas, além de tirarem a leveza natural dos fios, ainda arrepiam as madeixas mais curtas. Faça do secador seu principal aliado para criar um movimento mais natural e se livrar do seu pior inimigo: o frizz! Tenha também sempre à mão (um na pia do banheiro, outro na bolsa…) um reparador de pontas.
Na hora de lavar, prefira shampoos neutros e com Ph baixo para não agredir o cabelo e, sempre que precisar, faça uso dos shampoos à seco. Eles tiram a oleosidade excessiva da raiz e ainda dão mais volume aos fios.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: GettyImages


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação