Menu
 3273
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
12 técnicas de comunicação vão te ajudar a se destacar no mercado de trabalho
Coloque já algumas técnicas de comunicação (verbal e não verbal!) em prática e logo logo você estará pronta para ganhar o mundo!

Facetune_15-02-2019-11-00-19

Sabe quando você assiste uma série policial e fica de queixo caído com a desenvoltura de advogados e promotores? Muito mais do que fatos e argumentos, o segredo para um discurso convincente e envolvente está nas técnicas de comunicação.

Acredite, não importa qual seja a sua profissão, essas técnicas são capazes de te ajudar a enfrentar qualquer situação e, principalmente, a se destacar no mercado de trabalho. Seja para apresentar reuniões, vender produtos, aumentar o networking ou desenvolver um plano de ação, essas 12 técnicas de comunicação vão te ajudar a chegar lá rapidinho… e com sucesso!

  1. Seja uma boa ouvinte

Uma boa comunicação começa com a compreensão do discurso do outro. Por isso, preste atenção ao modo verbal e não verbal com que o outro se comunica. Fique atenta às variações de tom, expressões faciais, contato visual… tudo!

  1. Preste atenção à linguagem corporal

Os sentimentos de uma pessoa tendem a se manifestar de maneiras físicas, seja através da postura, gestos de mãos e braços, cruzamento de pernas ou ombros curvados. Poses expansivas demonstram confiança e interesse, enquanto posturas retraídas passam a mensagem de desconforto.

  1. Deixe as pessoas terminarem

É verdade que é difícil segurar a língua quando, no meio de uma reunião, surge uma ideia brilhante, mas acredite: não tem nada mais desagradável do que ser interrompida. Espere os outros terminarem para expor suas opiniões e pensamentos. Assim, você não intimida ninguém, não passa uma imagem desrespeitosa e a comunicação flui corretamente.

  1. Pare de esperar a “sua vez”

Quando você está num grupo grande, pode ser difícil encontrar o caminho para expressar sua opinião. Ao invés de interromper ou passar o tempo todo calada, não espere alguém pedir sua opinião. Pegue a primeira abertura que puder e exponha seus pensamentos.

  1. Não fale apenas por falar

Você nem sempre precisa dizer algo só para participar. Às vezes, simplesmente ouvir e prestar atenção suficiente para processar efetivamente as informações é igualmente importante.

  1. Conheça seu papel

Normalmente dentro de uma empresa, vários membros da equipe participam da mesma reunião com um cliente. Então, antes de entrar, esclareça com seus colegas de trabalho quem é o responsável pela comunicação e captura de informações. Assim, todos sabem exatamente em que aspectos da reunião precisam participar e ninguém interrompe ninguém.

 

trabalho - 12 tecnicas de comunicação foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

  1. Vá preparada

Ensaie na frente do espelho, pesquise sobre o seu cliente, imagine possíveis perguntas e dúvidas e trabalhe para ter a resposta de todas elas. Quanto mais você fica por dentro do tema que vai apresentar, mais fácil será participar da conversa de maneira significativa.

  1. Não tenha vergonha de fazer perguntas

Melhor parecer desinformada do que ser desinformada. Não entendeu um termo ou uma referência? Peça esclarecimentos.

  1. Fale com propriedade

Lembre-se que você não está tentando se convencer, mas sim convencer e envolver os outros. Descubra qual mensagem é importante para as pessoas com quem está falando e, então, estruture suas informações em torno do que elas precisam ouvir e não do que você deseja dizer a elas.

  1. Conte uma história

Não vai demorar até você perceber que seu público está desinteressado no que você tem a dizer se enterrar as pessoas em uma avalanche de informações. Dê um toque mais criativo à sua comunicação intercalando dados importantes com histórias simples e pessoais.

  1. Seja clara e concisa

E não precisa ser só na comunicação oral, não! Quanto mais simples e direto forem seus e-mails e mensagens, melhor. Certifique-se de que as informações mais importantes apareçam em primeiro lugar na mensagem e, no caso de áudios, nunca ultrapasse 60 segundos.

Preste atenção também na ortografia. Cheque possíveis erros gramaticais, concordâncias e acentos. E nada de emojis, gírias ou muitos pontos de exclamações, hein?

  1. Esteja preparada para errar ou perder

Você já conhece todos os motivos pelos quais está certa. Agora, pense no que pode dar errado com o que você pode estar propondo e tenha um plano B. Se não for possível, encare a derrota como aprendizado e não desista! Seja você mesma e procure caminhos para transformar o erro em algo novo e melhor. Você consegue!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação