Fechar
Menu
 2331
6 pilares para melhorar o bem-estar, segundo a Ayurveda
Alimentação, movimento e contato com a natureza são algumas das filosofias da Ayurveda – medicina integrativa que trabalha corpo, mente e alma.

Fabiana Scaranzi: 6 pilares para melhorar nosso bem-estar, segundo a Ayurveda

Sabia que a sua saúde e bem-estar também estão ligados ao meio em que você vive? Não é à toa que o Benson’s Institute, em Boston, garante que 60% a 90% das queixas de pacientes em consultórios médicos está voltada ao estresse.

Se você faz parte do time das estressadas ( aliás, quem não faz?) e vê o nervosismo e a ansiedade afetarem a sua saúde física e mental todos os dias, uma boa notícia: medicinas “alternativas” (também conhecidas como “integrativas”) podem ajudar!

Já ouviu falar da Ayurveda?

A filosofia trata o corpo, a mente e a alma de maneira interligada, abraçando a importância da consciência como estado fundamental da nossa existência. Ou seja: ela frisa a possibilidade de conseguirmos a saúde perfeita através de mudanças, pensamentos, interpretações e escolhas. Bacana, né?

Para melhorar sua saúde e garantir seu bem-estar físico e mental, Dra. Patricia Savoi, médica nutróloga e instrutora de Ayurveda pela Chopra Center explica que o ideal é trabalhar seis pilares, tanto de maneira individual, quanto em programas corporativos – especialmente se você passa a maior parte do seu tempo no trabalho. Aprenda já as dicas da especialista.

1. Sono

É durante o sono que você renova as energias do seu corpo e descarta as toxinas, regulando os hormônios responsáveis pela fome e crescimento. “O ato de dormir com qualidade melhora sua criatividade, seu foco e memória. Dormir é entrar em contato com sua consciência espiritual”, explica Patrícia. Tente por sete dias dormir no mesmo horário (antes das 22hrs) e sem estímulos tecnológicos como tablets, televisão e celulares. Seu sono vai melhorar rapidinho, pode acreditar!

2. Meditação

A atividade nunca esteve tão em alta. Se praticada de forma regular, ela é capaz de retardar o encurtamento dos nossos telômeros (gene responsável pelo envelhecimento celular) e ainda diminui a atividade dos genes pró-inflamatórios, controla a pressão arterial, reduz a ansiedade e melhora a qualidade do nosso sono e produtividade. Bom, né? “Ela pode ser praticada de diversas formas, inclusive com auxílios de vídeos e aplicativos”.

3. Movimentos

A prática de exercícios, seja da mente (com atividades que estimulem sua criatividade e raciocínio) ou do corpo (com caminhadas leves, Yoga ou exercícios de respiração), coloca nossa energia em movimento e, ao mesmo tempo, melhora a circulação sanguínea e a oferta de oxigênio para o nosso cérebro. Ou seja: só vantagem!

Fabiana Scaranzi Yoga

4. Emoções saudáveis

Emoções negativas, como a ansiedade, o medo e a raiva, têm o poder de causar inflamação celular, estimulando uma série de reações consideradas pró-inflamatórias. A Ayurveda acredita que, da mesma forma, a positividade, o sentimento de gratidão e a compaixão aumentam nossa sensação de bem-estar. “Esses sentimentos estimulam a produção de substâncias relacionadas ao bom humor, como a serotonina”, explica dra. Patrícia Savoi.

5. Nutrição

Outro pilar importante para a saúde e bem-estar dentro da Ayurveda são os seis sabores (doce, salgado, azedo, amargo, picante e adstringente). Ligados às cores (quando mais colorido for seu prato, melhor!), você garante uma alimentação variada de frutas e legumes, aumentando o consumo de vitaminas e minerais responsáveis pela nossa imunidade. A especialista lembra que é preciso tomar cuidado com os alimentos que escolhemos, abrindo mão de comidas industrializadas, enlatadas, congeladas, contaminadas com antibióticos, petróleo, hormônios ou com excesso de corantes e conservantes. “Compare seu lixo orgânico com o reciclável. O segundo não deve nunca ser maior que o primeiro”.

6. Groundind

A palavra – que significa “enraizamento” dentro da Ayurveda – explica nossa conexão com a terra e a natureza. “Por isso é tão importante deixar nossos filhos andarem descalços na grama do jardim ou na areia da praia. Em contato com a natureza você se energiza, reinicia seu relógio biológico e melhora seu ciclo circadiano – responsável pela qualidade do seu sono”, finaliza.

bjs

Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação