Menu
 1846
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
7 hábitos que estão envelhecendo a sua pele rapidamente (e como tratar!)
Descubra quais hábitos diários estão acelerando o envelhecimento da sua pele, e aprenda como prevenir e tratar os danos já existentes!

beleza - habitos que causam envelhecimento precoce foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Antes de continuar lendo essa matéria, passe um minuto se olhando no espelho. O que você vê? Uma mulher linda, claro, mas será que a sua pele não parece um pouco mais velha do que você realmente é? Se esse for o seu caso, é hora de reavaliar alguns dos seus cuidados diários de beleza e hábitos de vida. O motivo? Cada escolha que fazemos tem o potencial de impactar a saúde e beleza da nossa pele, para melhor ou para pior.

Dá uma olhada nessa lista de sete hábitos para cortar já e prevenir o envelhecimento precoce. O “estrago” já foi feito? Sem problemas, a gente te ensina como tratar!

1. Excesso de sol
Mesmo que a gente ame passar algumas horas torrando no sol, não adianta, ele não é bom para a nossa pele. Na verdade, o sol é uma das maiores razões do nosso corpo apresentar sinais de envelhecimento prematuro.

Além de usar sérum clareador para amenizar as manchinhas já existentes, é fundamental se manter fiel ao protetor solar todos os dias (inclusive quando o tempo estiver mais fechado!) e passar cosméticos anti-idade todas as noites antes de dormir. O renew tem o poder de amenizar a aparência de linhas, rugas e vincos causados pelo sol, além de harmonizar a textura irregular da pele.

2. Radicais Livres
De acordo com o International Dermal Institute, os radicais livres – facilmente encontrados na poluição e nos raios de sol – criam uma reação em cadeia que pode danificar as membranas dos tecidos da pele e levar à inflamação e ao envelhecimento precoce.

A melhor defesa? Dieta saudável repleta de antioxidantes e produtos de cuidados diários da pele que combatam as agressões causadas pelo meio ambiente. Nessa lista entram desde protetor solar, até hidratante, adstringente, tônico e cosmético anti-age. Esse escudo invisível combate o contato com a poluição e protege contra os raios UV, proporcionando uma hidratação intensa e fazendo a pele parecer mais jovem por mais tempo.

beleza - habitos que causam envelhecimento precoce foto de dentro 1

(Imagem: Shutterstock)

3. Cigarro
Não são só os seus pulmões que sofrem com o seu vício em cigarro. De acordo com estudos americanos, os quatro mil produtos químicos existentes no cigarro danificam a elastina natural e as fibras de colágeno da pele, deixando-a flácida, enrugada e com a aparência de cansada em poucos anos. Os danos aparecem principalmente em torno da boca, uma vez que você faz o movimento de sucção constantemente.

4. Má alimentação
O que você come todos os dias afeta a função de todos os órgãos do seu corpo, incluindo o maior deles: a pele. Alimentos cheios de açúcares refinados, carboidratos e gorduras podem ter um efeito inflamatório, deixando-a oleosa, opaca e sem vida.

O indicado é incluir alimentos frescos e integrais na sua dieta, além de nutrientes como zinco, vitamina C e betacaroteno, a fim de manter a pele firme, brilhante e com uma dose extra de colágeno.

5. Exfoliação excessiva
Exfoliação da pele é um assunto que vira e mexe causa polêmica. Devemos, ou não, criar esse hábito? A resposta é “sim”, mas com moderação! Ao esfregar e raspar sua pele diariamente, você não só tira a oleosidade natural que protege corpo e rosto contra o ressecamento, como também causa vários rasgos microscópicos nas fibras responsáveis pelo colágeno e elastina da pele. Resultado? Vincos, rugas e linhas finas em pouquíssimo tempo!

O certo é esfoliar a pele de uma a duas vezes por semana, sempre em movimentos leves e circulares, finalizando a limpeza com tônicos formulados especialmente para combater o envelhecimento precoce.

Woman happy cleanses the skin with foam in bathroom.

(Imagem: Shutterstock)

6. Falta de sono ou sono irregular
Além de abalar a sua produtividade, o sono irregular (ou a falta dele!) pode trazer inúmeros malefícios a sua pele. Um estudo de 2015 conduzido pela The Sleep School and Bensons For Beds, no Reino Unido, descobriu que as mulheres com uma média de seis horas de sono diariamente tiveram vários problemas de pele. O maior deles? As linhas finas e as rugas aumentarem em 45%, enquanto as manchas aumentaram 13% e as áreas vermelhas, 8%.

O que fazer? Criar um cronograma do sono e tentar dormir todo dia no mesmo horário, por pelo menos oito horas. Se você sofre de dificuldade para dormir, experimente desligar todos os seus aparelhos eletrônicos meia hora antes de ir para cama e ler algumas páginas do seu livro favorito enquanto toma um chá de camomila. O efeito calmante é instantâneo!

7. Estresse
Nervosismo e ansiedade no trabalho, nos relacionamentos e por conta da situação financeira têm um impacto bastante significativo – e imediato – na nossa pele. Quando estamos sob estresse constante, substâncias químicas são liberadas no nosso corpo, causando mudanças biológicas, como o encurtamento de sessões do nosso DNA chamados telômeros. Quanto mais curto for o telômero, mais cedo uma célula se danifica ou morre, acelerando o envelhecimento do corpo e da pele.

Minha sugestão? Tirar o pé do acelerador e encontrar pelo menos uma hora do dia para cuidar de si mesma, seja com atividades físicas, como caminhada, natação ou algum outro esporte, ou com exercícios de meditação, yoga, ou até mesmo indo ao cabeleireiro, fazendo as unhas, assistindo a um filme ou lendo um bom livro.

Agora, se o dano já estiver feito, uma boa maquiagem pode ajudar! Procure por produtos de consistência líquida a fim de deixar a make mais leve e suave, ao mesmo tempo que disfarça as imperfeições e marcas profundas ao redor dos olhos, testa, bigode chinês e pescoço.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação