Artista brasileira se destaca nos Emirados Árabes

Em entrevista exclusiva, a artista Clarisse Meneghetti fala sobre seu trabalho no Oriente Médio e sobre o que a inspira

0 1665

Clarisse Meneguetti é uma artista brasileira que vem conquistando o seu espaço no mundo internacional. Nascida em São Paulo, Clarisse mora atualmente nos Emirados Árabes Unidos, onde conseguiu se destacar entre os mais famosos artistas da região.

Em seus 12 anos morando em terras Arabes, Clarisse tem capturado com precisão a essência do país por meio de seu trabalho. Suas pinturas variam desde beduínos, camelos e falcões a cavalos e cavaleiros energéticos – “uma parte da herança cultural do país”. Conhecida pelo uso de cores fortes e pinceladas marcantes em seus trabalhos, suas pinturas exalam uma força dinâmica, que é sua assinatura. Quem não a conhece jamais poderia imaginar que por trás de suas telas há uma mulher tão delicada.

Estive com ela, aqui em Dubai, para descobrir um pouco mais sobre sua arte e sua carreira.

Clarice, quando despertou em você o gosto pelas artes e quem foi a pessoa que mais te influenciou?
Comecei muito cedo. Nunca tive duvidas de qual caminho seguir em minha vida porque me destacava em artes desde muito pequena. Minha primeira e grande influencia foi meu pai, Orley S. Pereira. Grande artista, art finalista de publicidade e, nos últimos anos de sua vida, como artista plástico hiper realista. Ele foi o meu primeiro professor. Depois me formei em artes e terminei meus estudos como bacharel em pintura.

Você tem um maneira bem própria de pintar, você utiliza cores forte e linhas marcantes nas suas telas. Conte pra nós um pouco do seu trabalho, da técnica que usa e como desenvolveu esse seu estilo.
Sou uma artista expressionista evoluindo a cada dia em uma busca pela arte contemporânea. Minha técnica é forte, eu utilizo muito a espátula para me exprimir. Sou apaixonada por cores e sou conhecida por isso. Adoro o figurativo, mas trabalho atualmente com uma linha abstrata. Expressão e técnica evoluem a cada pincelada desenvolvendo e aprimorando a minha linguagem artística.

Recentemente você passou uma temporada na Itália, onde deixou de lado as figuras de cavalos. Foi lá que ocorreu a transição para o abstrato?. Como foi essa mudança?
Tenho tido coleções com flores, cultura local como camelos, mosques e falções. Quanto os cavalos… Ah, essa é uma grande paixão, com sua força e movimento. Cavalos como tema é uma linguagem universal e acho que vou de alguma maneira sempre utilizar. Na Itália fui inspirada pela música, produzi enquanto estava por lá uma coleção de abstratos com inspiração musical. Mostro dentro de minha técnica a minha alegria de pintar por meio das cores. Não creio que haja uma mudança, mas um caminho a seguir em frente com muita paixão.

Você já vive nos Emirados Árabes há 12 anos. Como o país influenciou a sua arte?
Amo viver aqui. Me adaptei rapidamente à cultura, ao clima, à paisagem. Apesar de existir a ausência de cores no deserto, eu me sinto mais à vontade e entusiasmada para mostrar as cores que vejo.

E para quem quiser adquirir uma tela da Clarisse?
Em alguma de minhas exposições ou entrando em contato pelo meu site www.cmeneghetti.com

Malu Voss é designer, fotografa e blogger. Nascida em São Paulo, ela ja viveu nos Estados Unidos e atualmente mora nos Emirados Arabes, onde ja esta a 9 anos. Ela tem contribuído para diversos blogs de viagens, assim como participado de projetos de decoração e produções de moda em Dubai e Abu Dhabi.