Como congelar e descongelar alimentos corretamente

Para quem tem uma rotina corrida, congelar e descongelar alimentos pode ser uma boa opção na hora de fazer uma refeição rápida e saudável

0 1470

como-congelar-descongelar-1

Se você, assim como eu, também sofre com a correria do dia-a-dia sabe como é difícil ter tempo para preparar uma refeição saudável. Por isso, a ideia de congelar e descongelar alimentos pode ser uma boa na hora de agilizar a rotina e ainda garantir uma dieta balanceada.

Entretanto, o ato de congelar e descongelar alimentos exige muita organização e dedicação, principalmente para evitar o desperdício e garantir que eles continuem em bom estado de conservação.

Para realizar o processo de congelar e descongelar alimentos corretamente, é preciso ficar de olho no modo de preparo das refeições, principalmente de verduras e legumes, que podem perder muito de seus nutrientes. Quer aprender? Confira abaixo minhas dicas para congelar alimentos – desde o preparo até o corte e a melhor forma de guardar – e depois, como descongelá-los da maneira correta.

Congelando corretamente seus alimentos

1. Antes de tudo, lave-os bem
O primeiro passo para congelar suas futuras refeições é se certificar de que elas estão bem lavadas e em boa qualidade. Não se esqueça que, quanto mais tempo seus alimentos ficarem expostos ao ar, maiores as chances de contaminação por microrganismos, podendo estragar mais rapidamente.

2. Divida os alimentos em porções
Quanto menor elas forem, melhor. Lembre-se que o ideal é que, depois de descongelada, a porção não volte ao congelador. Por isso, é fundamental que as porções sejam na medida exata para uma determinada refeição.

como-congelar-descongelar-9

3. Acerte na embalagem
Na hora de escolher a embalagem para colocar seus alimentos congelados, prefira potes de plástico, vidro ou sacos plásticos próprios para cozinha. Dê preferência para as embalagens com tampa térmica e sacos com fechamento à vácuo.

4. Organização é tudo
Apesar de estar congelado, o alimento continua tendo uma data de validade, podendo ficar armazenado por até três meses. Portanto, o melhor é identificar cada porção, dizendo não apenas o que é, mas também a data de fabricação e validade.

como-congelar-descongelar-10

5. Mantenha uma temperatura constante
Para garantir que seus alimentos fiquem congelados sem estragarem ou perderem nutrientes, tenha a certeza de regular corretamente seu congelador com temperatura constante. Abaixo de 18°C você mantém seus alimentos conservados e sem alteração de sabor. Anotou?

6. Branqueie os vegetais antes de congelá-los
Como disse anteriormente, os vegetais podem perder muitos nutrientes depois de congelados. Por isso, o melhor é que eles sejam branqueados antes de serem levados ao congelador. Como? Mergulhando aproximadamente 300gr de vegetais em 2,5 litros de água fervente. Deixe-os imersos de 1 a 10 minutos, de acordo com a dureza do alimento. Depois é só deixá-los esfriar em um recipiente com gelo, secar e embalar.

Pronto! Alimentos congelados. Agora é só esperar a próxima refeição. Mas fique de olho: o descongelamento também exige alguns cuidados, principalmente quanto os desperdício e contaminação. Veja só!

Sem erros na hora de descongelar

1. Descongele no refrigerador
Depois de escolher suas porções, leve-as à geladeira por cerca de 12 horas e deixe que ela descongele gradualmente. Assim você não corre o risco de contaminar os alimentos graças à forte alteração de temperatura.

2. Finalize o processo no micro-ondas
Para descongelá-lo totalmente, coloque o alimento em um saco plástico lacrado e então, leve ao micro-ondas na opção “descongelar”.

como-congelar-descongelar-6

3. Não coloque os alimentos sob água corrente
Muita gente joga água corrente sobre os alimentos para acelerar o processo de descongelamento. Se você faz parte desse time, o melhor é perder esse hábito. Junto com o gelo, a água corrente faz com que os alimentos percam seus nutrientes e, em alguns casos, até seu sabor.

4. Nem sempre é preciso descongelar
Carnes, sopas e caldos, salsinha e hambúrgueres, por exemplo, não precisam passar pelo descongelamento e podem ir diretamente para a panela.

5. Não congele novamente um alimento descongelado
Atenção: uma vez descongelado, o alimento não deve voltar ao freezer, a não ser que o produto esteja cru e, mais tarde venha a ser transformado em receita.

como-congelar-descongelar-13

É verdade que muita coisa pode ser congelada, mas existem alguns alimentos que não são recomendáveis ao congelador, principalmente por perderem seus nutrientes e propriedades originais. Dá uma olhada nessa lista:

– Folhas verdes
– Batatas
– Cremes e pudins
– Frutas
– Iogurte
– Maionese
– Ovo cru
– Verduras e legumes

E uma última dica: na hora de congelar alimentos prontos, o melhor é sempre temperar e cozir o mínimo possível, já que o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: GettyImage
*Fonte: dicasdemulher