Como limpar e cuidar das suas lentes de contato

Lentes de contato são super práticas, mas exigem um cuidado especial! Veja como limpar as suas e saiba quando é a hora de trocar

0 442

optovision-store-lenti-contatto

É cada vez mais maior o número de pessoas que trocaram os óculos pelas lentes de contato. Eu uso lentes de contato há muitos anos. Práticas, confortáveis e super eficientes, elas são a opção perfeita para trabalhar, praticar esportes ou para qualquer outra atividade em que os óculos podem atrapalhar. Apesar de achar óculos de grau super charmoso também!

Entretanto, por ficar em contato direto com os olhos, não é de se estranhar que as lentes de contato precisam de um contato todo especial. Por isso, se você está pensando em trocar os óculos pelas lentes, aqui vai um concelho: só faça a troca se você por uma pessoa regrada e bem atenta aos cuidados com higiene.

De acordo com oftalmologistas do Hospital Albert Einstein, o uso incorreto das lentes de contato pode causar ceratite (inflamação da córnea), úlcera de córnea e infecção ocular com sequelas visuais que podem levar a cegueira. Complicado, né? Além disso, a longo prazo há o risco do que eles chamam de hipoxemia crônica (falta de oxigenização) e insuficiência límbica, que podem levar a intolerância à lente, vascularização da córnea e perda visual.

Como limpar suas lentes de contato
Para evitar as chances de contaminação, não adianta, a limpeza e manutenção diária adequada para cada tipo de lente é imprescindível. O Hospital Albert ensina o passo a passo dessa higienização. Anote aí!

“O ideal é higieniza-las antes e após o uso para prevenir infecções. A maneira correta para mantê-la longe de bactérias é lavar as mãos com água e sabão antes de manuseá-las, retira-las do estojo, colocar na palma da mão, pingar algumas gostas da solução multiuso adequada para aquele tipo de lente, friccionar levemente com a polpa digital dos dedos para eliminar a sujeira e resíduos da superfície da lente. Por fim, enxaguar as lentes com a própria solução multiuso e coloca-las no olho com cuidado. E nunca utilizar água corrente”.

Eles lembram ainda que o soro fisiológico deve ser evitado, pois não consegue retirar gorduras, proteínas, ou impedir a proliferação de microorganismos, além de não lubrificarem corretamente a lente de contato. “O estojo da lente deve ser higienizado após a retirada com o próprio produto multiuso e deixar secar ao ar livre sem utilizar panos ou papel – nada que possa deixar resíduos no estojo. A solução deve preencher o estojo antes de colocar a lente novamente e deve ser trocada diariamente”, avisam os oftalmologistas.

services-ContactLenses

De olho no prazo de validade
Especialistas do Hospital Albert Einstein lembram ainda que cada tipo de lente apresenta um tempo de uso determinado pelo fabricante, dependendo do tipo e composição de cada material. “Esse tempo foi estipulado após muitas pesquisas. Não respeitar o prazo estipulado pode levar a alteração da permeabilidade ao oxigênio, a curvatura da lente, o aparecimento de depósitos de gordura, proteínas e debris, que aumentam a chance de infecções e hipoxemia da córnea”.

Viu só como é importante manter suas lentes de contato sempre limpas? É só seguir as dicas acima pra garantir a saúde dos seus olhos e aproveitar ao máximo a eficácia da sua lente.

Bjs,
Fabi Scaranzi