Menu
 2542
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Decoração contemporânea: dicas para a casa e escritório!
A decoração contemporânea está em alta! Dois especialistas no assunto ensinam os truques para deixar sua casa (ou escritório!) mais moderna e funcional. Anote já!

A decoração contemporânea está cada vez mais em alta. Os pedidos por projetos mais modernos e funcionais não param de crescer nos escritórios de arquitetura e decoração, e com razão! Simplicidade, linhas fluidas e quase sempre retas, além de um aspecto mais clean e com ar moderno são algumas das características de uma decoração contemporânea que eu tanto gosto.

Puxando tendências que vieram a partir dos anos 50, essa decoração mais minimalista tem tudo para trazer conforto e praticidade para sua casa ou escritório, além de deixar o ambiente cheio de estilo.

Esta sala é totalmente integrada: salas de estar, TV, jantar e a cozinha. Para a divisão parcial entre o estar e a sala de TV foi desenhado um painel, que além de abrigar um discreto armário, tem um suporte giratório para a TV – que pode ser compartilhada também com a sala de jantar, ao lado. (Fotos: Gilmar Veng)

Esta sala é totalmente integrada: salas de estar, TV, jantar e a cozinha. Para a divisão parcial entre o estar e a sala de TV foi desenhado um painel, que além de abrigar um discreto armário, tem um suporte giratório para a TV – que pode ser compartilhada também com a sala de jantar, na foto abaixo. (Foto: Gilmar Veng)

(Foto: Gilmar Veng)

(Foto: Gilmar Veng)

No estar, o aparador tem dupla função: também abriga um teclado (instrumento musical), uma das paixões do jovem médico, dono do apartamento. (Fotos: Gilmar Veng)

No estar, o aparador tem dupla função: também abriga um teclado (instrumento musical), uma das paixões do jovem médico, dono do apartamento. (Foto: Gilmar Veng)

Gilmar Veng (5)

(Foto: Gilmar Veng)

Segundo os arquitetos Alexandre Weiss e Nelson Machado, do escritório curitibano Machado & Weiss Arquitetura e Interiores, se destacam na decoração contemporânea a integração, o conforto e a funcionalidade, com móveis espaçosos e superfícies mais lisas. “Móveis com linhas retas trazem mais flexibilidade, costumam ser funcionais e confortáveis”, detalha Weiss. Os profissionais com a favor do estilo e dão algumas dicas para a decoração da sua casa ficar mais moderna, sem perder a personalidade. Espia só!

De olho nos materiais: vidros, pedras, cimento, metais e madeiras continuam sendo os protagonistas da decoração contemporânea, mas a variedade de acabamentos pode ser enorme, sem, no entanto, perder o conforto.

A sala de TV com tons neutros e mais escuros dá a sensação de aconchego. A sofisticação fica por conta das peças  de decoração distribuídas no painel em marcenaria e na mesa de centro com linhas retas. (Foto: Gilmar Veng)

A sala de TV com tons neutros e mais escuros dá a sensação de aconchego. A sofisticação fica por conta das peças de decoração distribuídas no painel em marcenaria e na mesa de centro com linhas retas. (Foto: Gilmar Veng)

Sobriedade na cor: os tons neutros predominam, mas sempre há espaço para um pouco de cor. Que tal incluir na sua decoração um pouco de papel de parede ou até revestimentos? Eles podem trazer um toque mais personalizado à sua decoração. “O ambiente clean facilita a harmonização dos elementos, permite ousar mais nas cores das peças decorativas, que acabam personificando mais o ambiente”, explica Machado, que também é designer de interiores.

Para compor a sala de estar foram escolhidos tons neutros e móveis confortáveis, com design  clássico; a obra de arte na parede ganha destaque com as cores vivas. (Foto: Gilmar Veng)

Para compor a sala de estar foram escolhidos tons neutros e móveis confortáveis, com design clássico; a obra de arte na parede ganha destaque com as cores vivas. (Foto: Gilmar Veng)

Quanto menos, melhor: quem adere à decoração contemporânea deve levar em conta que a casa precisa estar organizada 100% do tempo, afinal, nesse estilo mais moderno, muito acaba sendo exposto e, se não estiver organizado, deixa o ambiente bagunçado e confuso. E lembre-se também que as formas geométricas se fazem bastante presentes nesse contexto. Portanto, quanto aos objetos decorativos e a mobília em geral, a dica é “menos é mais”. “Não adianta ter uma bancada ampla, ou uma estante mais básica e encher de objetos de decoração. O ambiente pode ficar pesado, por isso escolha bem as melhores peças de decoração”, alerta Weiss.

A suíte com tons neutros e toques de azul tem uma bancada funcional abaixo da TV, com poucas, mas  charmosas peças de decoração, combinadas com as cores da roupa de cama. (Foto: Nenad Radovanovic)

A suíte com tons neutros e toques de azul tem uma bancada funcional abaixo da TV, com poucas, mas charmosas peças de decoração, combinadas com as cores da roupa de cama. (Foto: Nenad Radovanovic)

Aposte na luz natural: uma característica importante da decoração contemporânea é a valorização da luz natural, com grandes aberturas em vãos e janelas. Deixe para apostar na iluminação artificial apenas para destaques pontuais. “Procuramos criar cenários nos nossos projetos para que a pessoa possa escolher a intensidade e o tipo de iluminação que deseja, conforme a ocasião”, conclui Machado.

Na cozinha integrada com a sala de jantar, a base neutra recebeu algumas peças coloridas e a  iluminação artificial distribuída em diversos pontos de destaque. (Foto: Nenad Radovanovic)

Na cozinha integrada com a sala de jantar, a base neutra recebeu algumas peças coloridas e a iluminação artificial distribuída em diversos pontos de destaque. (Foto: Nenad Radovanovic)

Dicas anotadas? Tenho certeza que agora a decoração da sua casa vai ficar linda e com a sua cara!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação