Menu
 1976
Exagerou no sol? Saiba como prevenir e cuidar da pele descascando
Na intensão de conquistar o bronzeado perfeito você exagerou no sol e agora está com a pele descascando? Ou sabe que isso acontece com você cada ida à praia? Saiba já como cuidar da sua pele e se prevenir desse mal
Adoro verão, mas sempre tomo o maior cuidado na hora de tomar sol

Adoro verão, mas sempre tomo o maior cuidado na hora de tomar sol

Se dezembro mal começou e você já exagerou no sol ou se no momento em que leu o título da matéria você pensou: “isso sempre acontece comigo”, é bom continuar lendo o texto abaixo.

A verdade é que bastou a temperatura aumentar e aquele sol lindo aparecer pra gente já pensar em conseguir o bronzeado perfeito, né? O problema é que, ao exagerar no tempo de exposição ao sol, acabamos voltando pra casa com o corpo ardendo, cheia de marcas e, lógico, com a pele descascando. Aí, além dos malefícios pra saúde, a estética fica péssima, né? Já que nossa pele acaba ficando com várias manchas mais claras.

Por que nossa pele descasca?
A resposta é simples. Mesmo as queimaduras solares mais superficiais acabam causando danos a nossa pele, com destaque para a descamação. Essa reação nada mais é do que uma forma da nossa epiderme eliminar a camada que sofreu alguma agressão. Sabia que os raios ultravioletas do sol estimulam a divisão das células da pele, enquanto o calor faz com que elas ressequem e morram? É assim que se forma aquela camada mais grossa de células mortas que acaba descascando, horas depois da exposição ao sol.

Não quero voltar das férias com a pele descascando. Como me prevenir?
Mesmo que a vontade seja conquistar uma cor linda nesse verão, não tem jeito: para garantir que sua pele não descasque, o melhor mesmo é evitar longos períodos de exposição direta ao sol. E lógico, não deixe de tomar aqueles cuidados que você já deve estar cansada de saber:

Aplicação de filtro solar (FPS 30 ou mais) a cada duas horas ou logo após cada mergulho na piscina, mar ou suor excessivo
Evitar tomar sol das 10h às 16h, procurando sempre uma região de sombra nos horários de pico
Não abrir mão do uso de chapéu, bonés e óculos escuros

mulher-tomando-sol-de-chapeu-1389703785416_956x500-1

(Imagem: Shutterstock)

Exagerei no sol e estou com a pele descascando. O que devo fazer?
Se o estrago já foi feito e você notou que várias áreas do seu corpo já estão com a pele descascando, a ordem, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia é hidratar, hidratar e hidratar. Afinal, só com uma hidratação rigorosa você vai prevenir que aquela área descamada não se torne uma mancha permanente. Por isso, não tenha medo de exagerar na quantidade de cremes hidratantes, principalmente aqueles que prometem uma hidratação intensa, reaplicando o produto de preferência três vezes ao dia.

E mesmo que seja tentador, tente segurar aquela vontade de puxar a pelinha que está descascando. Isso só piora o aspecto da região. Pouca gente sabe, mas se a pele não se desprendeu sozinha é porque ainda não houve cicatrização suficiente embaixo dela e, ao remove-la precocemente você está expondo camas profundas da pele, podendo causar manchas profundas e irreversíveis.

E se você está com a pele descascando, não pense nunca…
Em falar uma esfoliação! Muita gente acha que a esfoliação  ajuda a acelerar o processo de descamação e eliminar de vez a pele morta, mas o erro se deve exatamente ao ato de remover uma camada de células da pele sem que uma nova esteja pronta embaixo. Por isso, fique longe dos cremes esfoliantes e água quente. O ideal é sempre tomar um banho mais frio, aplicar sabonete neutro e passar muito creme hidratante logo em seguida.

E nem pense em expor a área com descamação ao contato com o sol enquanto a região não estiver curada, hein? Além da aparição de manchas, é importante lembrar que essa camada de pele descascando ainda está sensível e pode resultar em manchas, bolhas e até futuros casos de câncer de pele.

Verão é sinônimo de pele bronzeada e iluminada, mas sempre com saúde. Entendeu?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
horoscopo
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação