Menu
 4429
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Fluxo de caixa: aprenda o que é e como organizar as movimentações da sua empresa
Não importa o tamanho do seu negócio, entenda a importância do fluxo de caixa e confira 3 dicas simples para organizar as movimentações da sua empresa de maneira prática

Exibindo Nota fotográfica

(Imagem: Shutterstock)

Para quem está embarcando agora no mundo dos negócios, alguns termos bastante comuns podem causar uma certa confusão. Um deles é o “fluxo de caixa”!

O fluxo de caixa nada mais é do que administração não apenas do dinheiro que entra na sua empresa através de vendas ou contratos, mas também de toda a quantia que sai, seja por conta de pagamentos, estoque, material…

O maior erro de quem está começando a empreender é levar em conta apenas a quantia adquirida e criar uma visão errada sobre a situação da sua empresa. Afinal, um pico nas vendas em datas específicas ou a data de vencimento dos contratos não significa, necessariamente, que vai ter dinheiro sobrando no final do mês. É preciso considerar também os gastos que virão pela frente e, então criar uma planilha de controle e organização do seu negócio.

Fluxo de caixa: entenda como funciona

Fluxo de caixa nada mais é do que o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da sua empresa, ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio.

Para ter esse registro de forma clara e organizada, não tem jeito, o segredo é registrar numa planilha cada um dos ganhos e gastos, informando não apenas o valor de entrada e retirada, mas também as datas em que essas movimentações aconteceram. Dependendo do tamanho do seu empreendimento, fica a seu critério desenvolver um fluxo de caixa diário, semanal ou mensal.

3 dicas para um fluxo de caixa eficiente

  1. Registre valores e datas das contas pagas e recebidas, e faça comparações

Ao anotar os valores e as datas mensais lado a lado fica mais fácil fazer uma comparação dos ganhos e prejuízos e quais gastos extras são possíveis cortar. Leve em conta também diferentes tipos de contas a pagar:

– As operacionais: matéria-prima, bens, serviços, salários

– As financeiras: imposto de renda, juros, dividendos, empréstimos

E nada de se deixar iludir por um dia bom de vendas na empresa, hein? Para entender como anda a real situação do seu negócio compare as entradas e saídas de caixa previstas. Para pensar em novos gastos, as contas precisam estar sempre no azul.

  1. Saldo positivo? Aprenda como usar o dinheiro disponível

O fluxo de caixa é considerado positivo quando uma empresa tem mais recebimentos do que pagamentos. Nessa hora, entretanto, muitas empreendedoras têm dúvidas do que fazer com esse lucro. Das duas, uma: ou você pode reinvestir no seu próprio negócio e contratar mais funcionários, aumentar o estoque de material ou investir em publicidade, ou você pode aplicar essa quantia no mercado financeiro. Difícil decidir? Tente considerar por quanto tempo, aproximadamente, o saldo da sua empresa vai se manter positivo. Se passar de um mês, pode ser interessante usar esse dinheiro para quitar dívidas, aumentar o material e fazer novos investimentos. Senão, a aplicação numa poupança ainda é a melhor opção!

  1. Saldo negativo? Aprenda como melhorar o ciclo financeiro da sua empresa

Ao comparar suas entradas e saídas, você notou que seu fluxo de caixa é negativo? Não adianta se desesperar. Num primeiro momento você pode reduzir os prazos dos recebimentos concedidos aos clientes ou então negociar com os fornecedores os prazos de pagamento. Outra ideia é diminuir o estoque, aumentar valores de frete (caso haja), enxugar o quadro de funcionários, ou aplicar capital próprio, pelo menos nessa fase. E cuidado ao contratar um empréstimo! Quanto maior a dívida, maiores os riscos para o seu negócio.

Antes de tomar qualquer decisão, analise sua planilha e calcule quanto dinheiro vai precisar, por quanto tempo e quantos meses sua empresa vai precisar até atingir um fluxo de caixa positivo. Viu só como fazer comparações é importante? Só assim você será capaz de tomar decisões mais sensatas, seguras e assertivas.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação