Ginástica íntima: os benefícios para a saúde e relacionamento!

A ginástica íntima - também conhecida como Pompoarismo – não apenas melhora sua relação sexual, como faz muito bem para o seu corpo e mente. Descubra o porquê e aprenda já como fazer!

3 574

c700x420

Falar sobre ginástica íntima (ou Pompoarismo, como é popularmente conhecida!) para muitas mulheres ainda é um tabu,

A prática, que nada mais é do que o fortalecimento do assoalho pélvico, é capaz de deixar a musculatura preparada e assim melhorar a saúde e a qualidade de vida – principalmente a sexual! “O Pompoarismo pode proporcionar mais consciência corporal, aumentando seu desempenho sexual e seu próprio prazer”, explica a fisioterapeuta pélvica e terapeuta sexual, Laura Rodrigues. A especialista explica ainda que, do ponto de vista fisiológico, quando a mulher sente prazer, libera hormônios como ocitocina, serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

Como fazer a ginástica íntima
De acordo com Laura Rodrigues, o Pompoarismo consiste em aumentar a força dos músculos do assoalho pélvico através do treinamento de contrações voluntárias dos três anéis musculares que compõe o canal vaginal. Sabia que as mulheres ocidentais ainda têm pouca consciência corporal, inclusive por causa do seu estilo de vida corrido?

Para recuperar o tempo perdido, o primeiro passo é entender o que são os “MAP” (músculos do assoalho pélvico).  “Eles são músculos voluntários localizados na região pélvica, responsáveis pela sustentação da parte superior do nosso corpo, bem como dos nossos órgãos internos (intestino, bexiga, útero e todo o aparelho reprodutor).

Agora é a hora de aprender como fazer a ginástica íntima! Tenha em mente que as técnicas de contração possuem exercícios específicos, como sugar, morder, expulsar… Mas calma, não precisa assustar! O primeiro passo é colocar uma música tranquila, sentir seu corpo relaxado e tentar realizar a contração do períneo. Não tem certeza se sentiu? Como teste, você pode executar o movimento na hora de fazer xixi, tentando interromper o momento, apenas para ter certeza se consegue realizar a técnica.

Uma vez capacitada, é hora de fazer os exercícios. Sentada e com a coluna reta, faça 10 contrações leves e descanse 15 segundos, repetindo a série duas vezes. E não se esqueça de manter a respiração normalmente enquanto realiza a atividade.

Laura Rodrigues lembra ainda que se você sentir seus glúteos, coxas ou qualquer outra parte do corpo se contraindo simultaneamente é porque está executando a ginástica íntima errado. “Com a prática, você pode realizar os exercícios deitada, sentada numa cadeira, ou enquanto realiza outras atividades rotineiras, alterando os níveis de intensidade: leve, moderado ou intenso. O importante é que você pratique o Pompoarismo todos os dias, mesmo que rapidinho”, explica.

Comece realizando 10 contrações três vezes ao dia e aumente até conseguir fazer 30 contrações três vezes ao dia.  “Após realizar as contrações facilmente, você está liberada para usar acessórios para fortalecer os músculos, como bolinhas de ben-wa e vibradores”, diz Laura. pompoarismo

Notando os resultados
A especialista garante que a prática da ginástica íntima começa a apresentar resultados após cerca de 30 dias, mas que isso varia para cada pessoa e assiduidade dos exercícios. Então, nada de ansiedade. Não vai demorar até você notar a musculatura do assoalho pélvico mais desenvolvida e os primeiros benefícios começarem a surgir.

E que benefícios são esses?
A lista é enorme e Laura Rodrigues enumera todos pra você. São (bons!) motivos que não acabam mais!!

Reduz a cólica e o período menstrual
– Diminui os sintomas da menopausa
– Ajuda gestantes na preparação para o parto
– Auxilia na recuperação do pós-parto
Melhora o funcionamento do intestino
– Trata a incontinência urinária
– Combate a flacidez vaginal
– Aumenta a lubrificação e a libido
– Consegue simular virgindade, deixando o canal mais “apertado”
Aumenta o prazer do parceiro e atrasa a ejaculação

O Pompoarismo e a vida sexual
Sabia que mesmo depois de anos num relacionamento, algumas mulheres ainda sentem bastante dificuldade de atingir o orgasmo? A ginástica íntima permite que você controle a musculatura, aumentando o estímulo da região e ampliando o prazer. Como consequência, além de noites maravilhosas, você aumenta sua autoestima e satisfação tanto pra você, quanto pra ele.

Então, nada de se levar pelo preconceito, viu? O Pompoarismo vai muito além de dar prazer pra você e para o parceiro. É preciso entender que a ginástica íntima melhor a saúde e não só pode, como deve ser praticada em qualquer idade.

Bjs,
Fabi Scaranzi