Lente de contato dental: a nova febre entre as famosas!

A lente de contato dental, além de clarear o sorriso, corrige a arcada e harmoniza o tamanho dos dentes

0 2577

lente-de-contato-dental-671x359

Desconhecida para a grande maioria, a lente de contato dental tem, aos poucos, virado febre entre as celebridades – principalmente entre aquelas que postam selfies no Instagram todos os dias e buscam cada vez mais realçar a beleza e seus traços marcantes.

Ainda não sabe do que se trata? Eu explico! A lente de contato bucal é um laminado de porcelana bem fininho moldado por uma impressora 3D e colado sobre um (ou mais) dentes, uma a uma.

A aplicação dura aproximadamente duas horas e, logo ao final da consulta seus dentes amarelados terão se transformado em um sorriso branquinho, exatamente como aqueles mostrados nos comerciais de pasta de dente. E o melhor: você nem precisa tomar anestesia. Bom né?

Para fazer sua lente de contato dental você precisa primeiro marcar uma consulta para que seu dentista faça um molde do seu sorriso. A partir daí ele vai corrigir a cor, o tamanho e até a posição dos dentes, além de planejar seu novo sorrido de acordo com o formato de cada um deles, do seu rosto e até do seu estilo de vida. As celebridades, por exemplo, que já têm o sorriso certinho, mas querem dar uma clareada nos dentes de maneira rápida e indolor apostam na lente de contato dental para um efeito eficaz e duradouro.

É com dissilicato de lítio que seu dentista vai imprimir, em uma impressora 3D, cada um desses moldes. Aliás, é por terem uma espessura bem fininha (de 0,2 mm a 0,4mm), que eles acabam sendo bem semelhantes a uma lente de contato para os olhos, e por isso recebem esse nome.

Duas semanas depois, quando as lentes estão finalmente prontas, elas são coladas por toda a extensão dos seus dentes com uma espécie de adesivo líquido. Simples, né?

Aumento na procura
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de operações como implantação de próteses de silicone e lipoaspiração têm crescido, em média, 10% ao ano aqui no Brasil, enquanto a busca pelas lentes bucais registrou um aumento de 300% entre 2014 e 2015, afirma a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE).

Vale lembrar que a lente de contato dental tem fins muito mais estéticos do que voltados à saúde. A intenção aqui é deixar o sorriso mais bonito, brilhante e alinhado, mas sem deixar de fortalecer os dentes e aumentar a proteção.

Mas existe também o lado negativo
O preço talvez seja a maior desvantagem na hora de considerar a lente bucal como uma opção. Até o ano passado, cada lente custava de R$ 1.000 a R$ 3.000, dependendo do tamanho do dente e até da cidade onde você mora e do dentista que escolher. E o pior: elas têm prazo de validade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia, a lentes de contato buscais precisam ser trocadas depois de 8 a 10 anos de uso e se uma delas quebrar ou rachar, não tem jeito: ela precisará ser trocada por uma nova, uma vez que a usada não tem conserto. Ainda bem que você não é obrigada a colocar a lente em todos os dentes, né? Podendo aplica-las somente nos dentes mais aparentes, reduzindo os gastos e as necessidade de cuidados.

E falando em cuidados…
Você não vai precisar fazer muito mais do que faz normalmente. Para manter suas lentes de contato dentárias só é preciso evitar morder alimento ou materiais muito duros e evitar o excesso de alimentos que manchas os dentes, além de escová-los e passar fio dental todos os dias.

Elas aprovaram
Dá uma olhada no antes e depois de algumas famosas que apostaram na lente de contato dental. A diferença é enorme, né?

Flávia Alessandra

Flávia Alessandra

Alessandra Ambrósio

Alessandra Ambrósio

Blake Lively

Blake Lively

Hillary Duff

Hillary Duff

Ana Maria Braga

Ana Maria Braga

Demi Moore

Demi Moore

E aí, o que achou? Conte pra mim nos comentários!

Bjs,
Fabi Scaranzi