Mulheres poderosas definem o que é sucesso

Famosas por seus altos cargos no trabalho e equilíbrio na vida pessoal, descubra o que é sucesso na visão de três executivas poderosas

0 2037

De acordo com o dicionário Houaiss, a palavra “sucesso” é definida como um bom resultado, um êxito, um triunfo. Além de qualificar também qualquer pessoa vitoriosa e de grande popularidade.
A verdade é que o sucesso é relativo! Enquanto para alguns ele pode ser medido pelo poder aquisitivo, para outros, é alcançado com a satisfação tanto pessoal, quanto profissionalmente. Qual será então a definição de sucesso para quem já chegou ao topo?

Coco Chanel, Hillary Clinton e Michelle Obama

Coco Chanel, Hillary Clinton e Michelle Obama

Para Coco Chanel, estilista francesa e fundadora da marca que leva seu nome,  ser bem-sucedida é tentar alcançar seus objetivos sem pensar na possibilidade da derrota. É não ter cautela e apostar todas as suas fichas naquilo em que você acredita.  “O sucesso é mais freqüentemente alcançado por aqueles que não sabem que o fracasso é inevitável”, disse.

Já para a candidata a presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, sucesso é ser sincera com você mesma, com seus sonhos e vontades. “Para ter sucesso, você tem que ser fiel a si mesma. Você tem que estar constantemente em contato com quem você é realmente e com o que almeja. É preciso saber como você quer viver e o que é importante para você e então tomar suas decisões com base nisso”.

Outra mulher poderosa e com uma opinião bem singular do que é sucesso, é a primeira-dama americana Michelle Obama. Para ela, o sucesso só tem significado e gostinho de vitória se for fiel às suas convicções. “Sucesso não se trata de quanto dinheiro você faz, mas sim sobre quanta diferença você faz na vida das pessoas”.

Ellen DeGeneres, Oprah Winfrey e Maya Angelou

Ellen DeGeneres, Oprah Winfrey e Maya Angelou

A apresentadora de talk show, Ellen DeGeneres tem uma visão bem simples do que é ser uma pessoa bem-sucedida e realizada. “Sucesso é viver sua vida com integridade e não ceder à pressão dos colegas para ser algo que você não é. Siga sua paixão, permaneça fiel a si mesmo e não siga o caminho de outra pessoa, faça o seu próprio”.

Sempre muito sincera, a também apresentadora americana Oprah Winfrey acredita que sucesso é mais do que ter uma conta bancária cheia de zeros. “Dinheiro é bom, mas ter muito dinheiro não faz de você uma pessoa bem-sucedida automaticamente. Você quer que seu trabalho tenha significado porque ‘significado’ é que dá à vida a verdadeira riqueza”.

Maya Angelou, uma das escritoras e poetisas mais consagradas dos Estados Unidos, acreditava que sucesso é desfrutar da sua carreira. “O sucesso é gostar de si mesmo, gostar do que faz e gostar de como fazê-lo”, disse.

Atrás do que era sucesso para outras mulheres, entrevistei três CEOs bem-sucedidas que garantem que sucesso vai muito além de uma alta posição na carreira ou bons números no seu extrato do banco. Espia só!

Independentemente do que “sucesso” signifique pra você, ele não chega sem que você saia da sua zona de conforto. É preciso muito esforço para alcançar suas metas e se sentir uma pessoa completamente realizada. Como já dizia Thomas Edison, um dos maiores inventores da humanidade, e famoso por trabalhar 72 horas seguidas, sem qualquer descanso: “Sucesso é 1% de inspiração e 99% transpiração”.

Bjs,
Fabi Scaranzi