Truque de beleza: o jeito certo de lixar as unhas!

Todos esses anos e você provavelmente tem lixado suas unhas do jeito errado! Aprenda já a técnica correta para garantir unhas mais lindas, fortes e saudáveis

0 1351

fabi-unha

Se você faz as unhas no salão toda semana, mas não resiste a dar aquela arrumadinha em casa ou no trabalho, você mesma, quando sente que alguma delas lascou ou está comprida demais, melhor parar por aí! Sabia que uma prática muito comum, como lixar as unhas, se não for feita da maneira correta pode acabar com a saúde das suas unhas?

Pois é! Não é mais novidade de que tirar as cutículas, ao invés de simplesmente “empurra-las”, enfraquece nossas unhas e ainda aumenta a probabilidade de inflamações e infecções. Entretanto, uma outra regrinha tem se tornado absoluta nos salões de manicure em todo mundo: não é mais permitido lixar suas unhas em movimentos de vaivém.

O motivo é simples: ao fazer esse movimento com a lixa você não só a trata suas unhas de maneira mais agressiva, como desgasta o “corte” limpo da extremidade, aumentando as chances das suas unhas lascarem e estourarem nas pontas, forçando você a corta-las curtinhas em poucos dias. E mais: pelo movimento de vaivém da lixa você perde o controle sobre a forma que está tentando criar – seja ele oval, quadrado ou redondo – deixando-as tortas ou levando você a lixá-las mais do que o necessário. “Tudo isso é uma porta de entrada para descamação, quebra prematura, fraqueza e em alguns casos, até acumulo de sujeira e, consequentemente, o aparecimento de algumas doenças”, afirma Madeline Poole, nail artist da famosa Sally Hansen’s Global Color Ambassador, nos Estados Unidos.

Pare já se você tem o costume de lixar suas unhas assim:

A maneira correta de lixar as unhas? A manicure explica que para mantê-las saudáveis e garantir um acabamento mais suave, o ideal é lixa-las de fora para dentro, em movimentos em uma única direção, retornando ao ponto inicial onde sua pele e unha se conectam. Repita o movimento até que você consiga o tamanho ou formato desejado.

A maneira certa de lixar suas unhas: de fora para dentro, em um movimento único:

“Ao usar essa técnica, você reduz as chances de ter unhas fracas e quebradiças, já que o movimento fluido é menos traumático para a camada superficial da sua unha”, explica.

Se depois de lixá-las em movimento contínuo você perceber pequenas “rebarbas” presas sob suas unhas, use a ponta arredondada da lixa para trazer essas pelinhas para a superfície (movimentando a lixa de baixo para cima) e então lixe-as novamente de fora para dentro, até que elas se descolem da unha.

Lixei errado, e agora?
Calma! Nunca é tarde demais para corrigir suas falhas e começar a cuidar da saúde das suas unhas. Para corrigir a forma errada com que elas foram lixadas,  o melhor é cortá-las novamente bem rende à carte e então, com a lixa e no momento explicado a cima se certificar de que elas estão retinhas. Em seguida, aplique um olho específico para unhas que contenham vitamina E. “Isso vai ajudar a hidratar a camada desigual e fortalecer suas unhas para que elas cresçam saudáveis e com brilho”, diz. Unhas mais fortes são sinônimo de saúde e menos quebra e consequentemente de mão lindas, como toda mulher merece.

Depois é só passar a lixa-las da maneira certa para garantir que elas fiquem todas do mesmo tamanho e bem cuidadas.

Viu como é simples? Unhas fracas ou tortas, nunca mais!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Cosmopolitan US