Saiba como evitar manchas escuras na virilha e axilas após a depilação

Depois de algumas sessões de depilação você tem notado manchas escuras na virilha e axilas? Saiba como clareá-las e principalmente: como prevenir que sua pele sofra as consequências dessa sensibilidade

0 2321

brazilian-wax-serenity-crop-u1757

Principalmente no verão, quando a gente costuma passar várias tardes na praia e piscina e não descuida da depilação, é normal surgirem manchas escuras na região da virilha e axilas, ainda mais quando a depilação é feita com cera quente. Isso acontece porque a alta temperatura do produto pode queimar a pele e estimular a formação de melanina na região, também chamada de hipercromia pós-inflamatória.

Se as manchas escuras aparecem mesmo depois da depilação ser feita com lâminas de barbear, a causa pode ser uma possível inflamação da pele que fica sensível e machucada depois do contato com a gilete e, se houver aumento da melanina no local, ela, em pouco tempo, também ficará mais escurecida.

Sabia que até quem tem pelos muito grossos ou é sensível à alguns componentes do desodorante, pode ficar com a pele irritada, pelos encravados e aumentar as chances de manchas escuras, tanto nas axilas, quanto na virilha?

Pois é! As causas das manchas escuras em regiões mais sensíveis do corpo depois da depilação são inúmeras – até os cremes depilatórios podem manchar a pele se ficarem em contato mais tempo que o indicado – e devem ser tratadas como qualquer outra queimadura. Em alguns casos, a irritação é tão severa que causam bolhas e vergões, precisando ser tratadas com acompanhamento dermatológico, de preferência com soro fisiológico, despigmentantes e anti-inflamatórios.

Atenção com as roupas
Tanto as axilas quanto a virilha são locais de dobra e estão sempre quentes e úmidos devido à transpiração, por isso é mais comum que nelas apareçam manchas escuras conforme os pelos são constantemente removidos.

No caso da virilha, o uso constante de calcinhas sintéticas muito apertadas não só agride a pele, como também ativa um mecanismo de defesa que acaba escurecendo a região. Além disso, o uso constante de roupas justas, principalmente no verão, também agrava o problema e facilita a proliferação de fungos e bactérias, que causam coceira e descamação. Por isso, o melhor é sempre apostar em roupas leves e soltinhas, principalmente no verão, como vestidos, saias e calças largas, como pantalonas.

Todo cuidado conta
As manchas escuras nas axilas e virilhas tendem a aparecer com mais facilidade em mulheres morenas, por isso, se você faz parte desse grupo, o ideal é sempre optar pela depilação a laser, já que eliminando o pelo por completo, você acaba também com uma das causas do escurecimento da região, no caso a inflamação do próprio pelo, que pode encravar e manchar a pele.

Mesmo que seja recomendado deixar de lado o uso de lâminas e optar sempre pela depilação com cera fria, num momento de emergência (como um convite de última hora), fica impossível não recorrer às elas, né? Se essa for mesmo a única opção, nunca passe a lâmina “a seco”. Lembre-se sempre de usar cremes ou sabonetes para que ela deslize mais suavemente pela pele e não machuque o local, nem aumente as chances de pelos encravados. Ah, e evite também a exposição direta ao sol no dia em que fizer a depilação, ok?

Se sentir que a pele está muito irritada por conta da cera ou da lâmina, uma dica é deixa-la descansar por alguns dias, aplicando apenas cremes calmantes com azuleno, silicone, alantoina ou aloe vera. Essas substâncias relaxam e amenizam vergões, manchas e possíveis alergias.

Um cuidado essencial para evitar que manchas escuras apareçam na virilha e axilas é criar o hábito de passar um óleo natural, como coco ou gergelim, por todas essas áreas mais sensíveis, pelo menos uma vez por semana. O motivo? Esses produtos contêm oligoelementos naturais (lipídios) que reforçam a camada superficial da pele.

depilacao-virilha-cera-1431977739495_956x500

Outra boa opção é aplicar, imediatamente após a depilação, uma máscara caseira capaz de reequilibrar o pH da pele. Anote a receita!

Máscara Hidratante com Mel

Ingredientes:
– 1 colher de chá de mel
– 1 colher de chá de aveia em flocos
– 1 colher de sopa de água morna

Modo de usar:
Misture bem todos os ingredientes até criar uma pasta e aplique na região da virilha. Deixe agir por cinco minutos e enxague com água morna a fria sem usar sabonete.

Prevenir ainda é o melhor remédio
Alguns cuidados bem simples ajudam (e muito!) a prevenir o surgimento de manchas escuras nas regiões mais sensíveis do corpo. Espia só!

Nunca use desodorantes ou cremes com álcool
– Use cremes hidratantes diariamente
Prefira a depilação com cera fria ou laser
Use roupas leves e menos coladas ao corpo
Capriche no protetor solar, pois o sol intensifica o problema

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: BoaForma