Menu
 3775
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
TDAH: 10 sinais de que você pode ter Déficit de Atenção
Distração, bagunça, dificuldade em se relacionar... dá uma olhada nesses 10 sinais característicos de quem sofre de TDAH (ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e veja se você se identifica. Mas atenção: nenhum deles exclui o diagnóstico de um especialista, ok?

TDAH-adultos

Quem já ouviu falar em TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, normalmente relaciona a doença com crianças que têm dificuldade em se concentrar na escola e a passar de ano. Mas, apesar de ser mais fácil de diagnosticar atualmente, já faz tempo que o TDAH vem prejudicando a vida de muita gente por aí e impactando as relações e os compromissos diários, inclusive na idade adulta.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Déficit de Atenção, os principais sintomas do TDAH são a desatenção, inquietude e impulsividade o que, para os maiores de idade que não são devidamente diagnosticados, podem ser confundidos com preguiça, irresponsabilidade e até displicência, causando baixa-estima e em alguns casos até depressão. Aí, não, né? Por isso, listei 10 sinais de TDAH, tanto na vida pessoal quanto profissional e o que você deve fazer caso de encaixar em mais de três deles. Olha aí!

1. Você se distrai facilmente, principalmente com sons
Você é daquelas que precisa de silêncio absoluto pra se concentrar? Não consegue trabalhar enquanto seus colegas de escritório conversam ao lado, nem ler com a televisão ligada ao fundo? De acordo com um artigo divulgado no Psychology Today, site que reúne profissionais americanos da área de psicologia, ser facilmente distraído por estímulos auditivos e visuais poder ser um sinal de Déficit de Atenção.

2. Você comete um monte de erros por descuido
O mesmo artigo do Psychologist Today revelou que uma pessoa com TDAH comete um monte de errinhos por mero descuido e desatenção, principalmente no trabalho. Sabe aqueles detalhes importantes que passam despercebidos por você, como o horário de uma reunião, o arquivo que você esqueceu de anexar em um e-mail, a pen drive que não levou na apresentação? Pois é, eles são verdadeiros desafios no dia-a-dia de quem sofre com esse transtorno. Não é a toa que você leva mais broncas do seu chefe do que a maioria dos seus colegas de trabalho.

3. Você pensa mais rápido do que consegue agir
Especialistas americanos observaram que muitos de seus pacientes adultos com TDAH afirmam ter um “cérebro de carro de corrida com freio de bicicleta”. O que isso significa? Que suas mentes estão constantemente aceleradas, com mais ideias do que seu corpo pode de fato realizar, seja por falta de condições financeiras ou situação de vida.

9d58bc90-2abc-0134-0cae-0a0b9a139ea7

4. Você se sente vivendo em um nevoeiro
Outro artigo do Psychologist Today mostrou que quem sofre com esse transtorno muitas vezes se queixa de se sentir como se estivessem vivendo em uma constante névoa. A sensação é descrita como estar dentro de um sonho, de uma realidade virtual. Se identificou?

5. Você tem uma casa e um escritório bagunçados
A bagunça exagerada também pode ser sinal da doença. Entretanto, algumas pessoas simplesmente têm dificuldade ou não tem tempo de manter seus espaços organizados diariamente. Existe aquelas também que se sentem melhor e mais confortáveis na sua própria “bagunça organizada”, por isso só considere esse ponto um sintoma de TDAH se você se encaixar em outros sinais listados.

6. Você tem problemas de relacionamento
Pesquisadores que estudam o TDAH relevam que quem sofre com esse transtorno é muito mais propenso a ter problemas de relacionamento e se sentir facilmente entediado com a presença do parceiro assim que a “curiosidade” sobre o outro se esgota. O interesse se perde a partir do momento em que a relação se torna mais estável e previsível e aquela fase onde tudo é novidade dá espaço para um relacionamento mais maduro e, consequentemente, com alguns conflitos.

9fce7f10-2abd-0134-b046-0a814d95abff

7. Você vive perdendo suas coisas
Não existe desafio maior para quem sofre com TDAH do que manter sua mante presente no momento, o que significa que elas quase nunca prestam atenção em detalhes simples, como lembrar onde deixaram a chave do carro, o celular, os óculos… E o nome disso não é desatenção, não, mas um estado de fraca potência de consciência, de acordo com os especialistas.

8. Você começa muitos projetos, mas não finaliza nenhum
Lembra quando eu disse que pessoas com TDAH tendem a se entediar mais facilmente? O mesmo vale para os projetos pessoais e profissionais. Quem sofre de Déficit de Atenção vive com uma tonelada de projetos em andamento, mas quase nunca finaliza algum deles. O motivo? A pessoa se empolga com novas ideias e fica ansiosa para trabalhar nelas antes mesmo de concluir o projeto anterior, que, aliás, se torna entediante e cansativo a partir do momento que uma ideia melhor ou completamente diferente vem à mente.

e9500eb0-2abd-0134-0659-062f3a35be5f

9. Você tende a exagerar as coisas
Seja na comida, na quantidade de bolsas que você não se cansa de comprar, no excesso de responsabilidades no trabalho que você teima em pegar para si… o TDAH, junto com outros sintomas, obriga o paciente a lutar diariamente com sua compulsividade, que em casos mais sérios, pode até se tornar um vício.

10. Você sempre foi assim
Um sinal forte do TDAH que não pode nunca se excluído na hora do diagnóstico é o tempo que você vem sofrendo com o sintoma. Se você sempre foi uma pessoa organizada, mas ultimamente tem vivido no meio de uma bagunça, isso significa que você provavelmente está passando por um momento conturbado na sua vida, mas que, logo, logo vai conseguir colocar a rotina de volta aos trilhos. Agora, se estes sintomas têm acometido você desde a infância, aí sim é preciso procurar um profissional especializado em Transtorno de Déficit de Atenção.

Aliás, é fundamental procurar por um especialista antes de se encaixar em qualquer diagnóstico. Nenhum dos sinais acima excluem a importância de um exame detalhado por quem mais entende do assunto. A boa notícia é que há uma quantidade de profissionais lá fora super capacitados para ajudar quem sofre de TDAH a ter uma vida equilibrada, sem deixar que a distração e impulsividade interfiram negativamente na sua vida.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação