Fechar
Fabiana Scaranzi
Menu
 996
Tudo o que você precisa saber sobre depilação a laser!
Depilação a laser doi? Deixa marcas? Pode ser feita a qualquer época do ano? Respondemos todas as dúvidas sobre o assunto pra você passar pelo procedimento sem crise

Diolaze

Não é de hoje que ouvimos falar de depilação a laser, mas, mesmo não sendo nenhuma novidade, o procedimento ainda gera muitas dúvidas. “ Posso fazer depilação a laser em qualquer tipo de pelo?”, “Esse tipo de depilação dói?”, “Deixa marcas?”

Recomendada especialmente para quem tem pelos escuros, grossos e rebeldes, a depilação a laser é capaz de acabar com praticamente 100% dos fios. Quer mais? Novas máquinas têm permitido que peles negras, morenas e bronzeadas também sejam depiladas, surtindo o mesmo efeito. Bom, né?

Como a depilação a laser funciona?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a depilação a laser nada mais é do que a remoção intencional de pelos de diferentes regiões do corpo de forma duradoura ou temporária. A versão a laser é eficaz em quase todas as áreas (pernas, virilha, axilas, buço…) e são vários os tipos de laser e luz intensa pulsada capazes de apresentar resultados prolongados: laser de diodo, alexandrite e Nd: YAG.

A energia em forma de luz atrai e capta a melanina, pigmento presente na haste do fio e responsável pela coloração. Essa energia térmica destrói ou enfraquece a capacidade do folículo produzir um novo fio, impedindo seu crescimento. É por isso que quanto mais escuro for o pelo, melhor o resultado da depilação a laser. E mais: os pelos que não são eliminados imediatamente na primeira sessão, crescente lentamente, mais claros e finos.

Vou sentir dor?
A dermatologista de São Paulo Adriana Vieira garante que isso varia de pessoa pra pessoa. “Quem já está acostumada com a cera, costuma receber bem a depilação a laser. Entretanto, é possível, sim sentir um desconforto e ardência em casa disparo dependendo a sensibilidade de cada pessoa”, diz.

A pele fica manchada após o laser?
Especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologista explicam que é normal o local ficar quente e vermelho até cinco horas após a depilação, além de pequenas crostas escuras que desaparecem em alguns dias.

Quantas sessões são indicadas?
Dermatologistas indicam, em média, seis sessões de depilação a laser para a remoção total dos pelos. Apesar de muitos folículos pilosos serem destruídos já na primeira aplicação, outros são danificados e voltam mais fracos e fininhos. “A cada sessão, esses fios que sobreviveram vão diminuindo, até que não reste mais nenhum”, explica Adriana Vieira.

Preciso tomar algum cuidado antes, durante ou depois da sessão?
Mesmo não sendo proibida durante o verão, alguns dermatologistas indicam ficar pelo menos duas semanas sem tomar sol antes de começar o tratamento. Depois da sessão, aplique um pouco de gel calmante na região e evite calor excessivo ou transpiração intensa no local.

E atenção: nada de usar cera quente, fria, pinça ou qualquer outra forma de depilação enquanto o tratamento por laser. “Lâminas e cremes depilatórios só são permitidos porque não removem o pelo totalmente, mas sim eliminam o comprimento aparente, mantendo a estrutura e haste intacta no folículo”, diz a dermatologista

Resultado de imagem para depilação a laser

A depilação a laser apresenta algum perigo?
Infelizmente, sim! O calor e a intensidade do aparelho, se não for bem administrada, pode causar queimaduras de segundo grau, manchas escuras e até formações de bolha, por isso é tão importante procurar uma clínica de estética segura e profissional competente para fazer a aplicação. Recomenda-se, ainda, que a primeira sessão seja bem leve, de forma que o profissional consiga avaliar a pele e suas reações para, então, regular o aparelho na temperatura exata para o seu caso.

Pele morena ou negra ficam manchadas com a depilação a laser?
Depende. Os aparelhos modernos têm se mostrado eficazes quanto a regulação do comprimento e da intensidade da luz. Assim, mulheres morenas ou negras (que possuem uma maior quantidade de melanina), podem fazer esse tipo de procedimento sem se preocuparem com o risco de manchas.

Como escolher o melhor tipo de laser?
Por aqui, a maioria das clínicas de estética trabalham com o Quantum e o Light Sheer, ambos de diodo e liberados para serem usados em todos os tipos de pele. Existem ainda o Alexandrite (das máquinas Apogee e GentleLaser) e a luz intensa pulsada. A escolha, entretanto, deve ser feita pelo médico especializado. Só ele será capaz de escolher o melhor tratamento pra você.

Qual é a diferença entre laser e luz pulsada?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a luz pulsada tem um comprimento de onda luminosa específico para reduzir o folículo de maneira gradual e é recomendado especialmente para peles modernas, negras e asiáticas com qualquer coloração de pelo (loiro, castanho, preto ou ruivo). O lado negativo? Por ser menos invasivo, o tratamento com luz pulsada demora mais e exige de duas a três sessões a mais que o laser comum.

A depilação dura para sempre?
Adriana Vieira explica que, infelizmente, nenhum laser garante uma depilação definitiva. “Depois de algum tempo é necessária uma manutenção anual já que alguns fios teimam a voltar”.

E de que forma é feita essa manutenção?
Tudo vai depender do aparecimento de novos pelos no local. Normalmente, esses novos fios são mais claros, finos e fracos, por isso não exigem uma manutenção tão invasiva. Uma ou dias sessões mais fracas devem ser o suficiente para eliminar o problema.

Preciso tomar algum cuidado especial com o sol?
Hoje já existem alguns tipos de laser que permitem o sol após a sessão, atravessando a epiderme sem marca-la e agindo diretamente na raiz do pelo. “A única desvantagem é que, por trabalhar em uma camada muito vascularizada e com várias terminações nervosas, pode ser que as sessões se tornem mais doloridas que o normal”, diz a especialista.

Fim das dúvidas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
Stay Connected
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação