10 dicas de segurança enquanto viaja

Não dê bobeira: você pode (e deve!) se divertir e relaxar, mas fique sempre atenta para se manter segura enquanto viaja

0 1263

VIAGEM

Tem coisa melhor que viajar? A experiência te dá uma visão mais ampla do mundo, constrói sua confiança e te expõe a outras culturas. O problema é que, cada cidade apresenta seu próprio conjunto de perigos e é por isso que você deve saber como se manter segura durante toda a viagem.

Mas não deixe que essa pequena chance de que algum ruim te aconteça te impeça de viajar, ok? Você só precisa ter em mente de que, assim como passear e se divertir, a segurança também deve ser uma das prioridades da sua viagem e se você se preparar para estar sempre segura e protegida, não tem porque sua viagem não ser um dos melhores momentos da sua vida!

1. Faça cópias do seu passaporte
É tanta coisa para carregar durante a viagem que fica fácil perder seus documentos. Então, antes de viajar, faça um backup de tudo o que é importante, só para garantir. Além do seu passaporte, vale a pena tirar xerox do seu cartão de saúde, cartões de crédito e itinerário de viagem. Deixe uma cópia em casa com um amigo ou parente e mantenha algumas com você, guardadas em locais diferentes: na carteira, no nécessaire, na mala de mão. Dessa forma, não importa o que aconteça, você pode provar que você é você e terá menos dor de cabeça para voltar para casa.

2. Dê aos amigos e familiares o endereço dos hotéis em que vai se hospedar
Muitas pessoas adoram viajar sozinhas. Alguns especialistas acreditam, inclusive, que viajar sem companhia é um ótimo exercício de autoconhecimento. Mesmo assim, é fundamental dar a família e amigos seu itinerário e mantê-los atualizados durante a viagem. O mesmo pode ser feito através de fotos no Instagram ou check in no Facebook.
Outra sugestão é deixar uma trilha em seu quarto de hotel, mesmo se você estiver viajando sozinha. Quando sair, deixe um bilhete em seu quarto de hotel dizendo onde vai, quem está indo encontrar e a que horas estará de volta. Dessa forma, se você tiver algum problema, as pessoas saberão onde encontrá-la.

3. Evite lugares tumultuados
A agitação de uma cidade grande pode ser uma delícia, mas se as coisas começarem a sair do controle e se a multidão começar a se reunir em volta de você e o empurra-empurra tomar conta, o melhor é se afastar. Imediatamente, coloque uma mão no bolso sobre a carteira, ou mantenha a bolsa próxima ao corpo e com a mão vaga, educadamente afaste-se das outras pessoas. Atravesse a rua e procure por locais mais tranquilos, mas ainda assim, bem iluminados e protegidos.

VIAGEM 3

4. Atenção para as informações se segurança
Você não só pode, como deve relaxar e se divertir durante a sua viagem, mas nada de baixar a guarda. Procure conhecer os lugares próximos do seu hotel e certifique-se de sempre ter dinheiro suficiente quando for para a rua, inclusive para se hospedar em um novo hotel se necessário. Certifique-se também de saber dizer, pelo menos, frases básicas no idioma local, incluindo a palavra “ajuda”.

5. Não deixe obvio que você é uma turista
Quanto mais você agir como turista, mais fácil você será alvo de ladrões e golpistas. Por isso, nada de andar com câmeras fotográficas enormes, binóculos e mapas. Procure não perguntar para estranhos na rua qual direção você deve tomar. Saiba qual percurso você deve tomar antes de sair de casa e, se necessário, peça por informações em lojas e restaurantes. Basicamente, procure se misturar os habitantes locais da melhor forma que puder e não tente transparecer que está perdida.

VIAGEM 2

6. Não deixe seu dinheiro à mostra
Tome cuidado com a forma como você lida com seu dinheiro enquanto estiver pagando por algo. Por exemplo, nada de sacar sua carteira e deixar todo o seu dinheiro à mostra de forma descuidada em cima do balcão. Manter seu dinheiro em uma “pochete” pode ser útil, mas o acessório basicamente grita: “Não sou daqui!”. O ideal é levar para a sua viagem uma bolsa pequena e mantê-la sempre perto do corpo, de preferência sob uma peça de roupa, como um casaco ou camisa.

7. Divida seu dinheiro
Para quem vai fazer uma viagem longa, o melhor é guardar seu dinheiro em diferentes lugares: na carteira, dentro do sapato, enrolados na meia. Separe uma quantia para deixar no quarto do hotel, de preferência no cofre. Se você perder seus cartões de crédito, é difícil receber uma segunda via enquanto viajar. O mesmo não acontece com dinheiro. Se você perder o que estava na carteira, pode sempre contar com as notas que escondeu no bolso da mala ou entre as roupas.

8. Deixe em casa ou no hotel seus objetos de valor
Viajar não é o momento de usar as pérolas que ganhou de aniversário de casamento. Você não só está aumentando as chances de perder algo que é importante para você, como também se tornando alvo fácil para a atenção indesejada. Procure trocar seus pertences de valor por bijuterias e relógios baratos. Tire tudo antes de sair à noite, mesmo se seu destino for um bar ou balada. O melhor é sempre deixar seus pertences no cofre do hotel ou guarda-los em casa antes de viajar.

VIAGEM 4

9. Tente parecer que você faz parte de um grupo
Passear sozinha pode ser um pouco perigoso, principalmente se você se vir voltando desacompanhada para o hotel tarde da noite, depois de um dia inteiro conhecendo pontos turísticos. Isso deixa super óbvio que você está viajando por conta própria. Mesmo sozinha, procure ficar próxima de grupos e excursões. Faça amizades com guias turísticos e troque informações com os motoristas de táxis. Quanto mais parecer que você está acompanhada, ou rodeada de amigos, melhor.

10. Em casos mais extremos, não reaja!
É horrível só de pensar, mas não é difícil ouvir histórias de turistas que foram assaltados. Portanto, nada de partir para o pensamento de que “é impossível isso acontecer com você”. Em caso de assalto, dê tudo o que tiver no bolso, bolsa ou mochila, seja sua carteira, relógio ou celular. Não importa o quão valioso seus pertences sejam, ou quanto amor você sinta pelo seu celular (quem nunca?!) o importante é nunca reagir. Lembre-se, segurança em primeiro lugar, hein? O dinheiro, as joias e os aparelhos você recupera, custe o tempo que custar!

Mantenha os olhos abertos, seus pertences segures e evite situações que podem te colocar em perigo. Tendo isso em mente, você ficará bem!

Bjs e boa viagem,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Pinterest