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10 maneiras de melhorar sua autoestima no local de trabalho
Sua falta de confiança tem atrapalhado seu rendimento no trabalho e diminuído suas chances de sucesso? Aprenda como melhorar sua autoestima rapidinho

bem-estar - melhorar autoestima foto destaque

Principalmente no mundo dos negócios, nossa confiança se abala à medida que cometemos erros e aumenta conforme realizamos tarefas e superamos limites. A maneira como reagimos a críticas e a nossa capacidade de aprendermos conforme as decisões que tomamos ao longo do dia também interferem (e muito!) na nossa autoestima.

Se você tem o costume de se comparar com outras pessoas no escritório, vive buscando por aprovação ou validação de chefes e colegas, se duvida da sua competência, sente um medo constante de perder o emprego ou se acha incapaz de conseguir uma promoção, essa matéria pode te ajudar. Aumentar a confiança e a autoestima no ambiente profissional é possível, desde que você esteja preparada a fazer algumas mudanças nas suas atitudes com alguns hábitos diários. Preparada?

1. Comece a tomar mais decisões

Para construir sua autoestima, você precisa começar a confiar mais em si mesma. Como? Tomando mais decisões, mesmo que pequenas. Quanto mais decisões você fizer, mais confiante você ficará em faze-las. Avalie em cada etapa o que funcionou, o que não funcionou e o que você precisa fazer diferente da próxima vez.

2. Confie nos seus instintos

Muitas vezes, as pessoas precisam da validação de terceiros para sentirem que estão fazendo a coisa certa e esquecem de ouvir sua intuição. Sempre que precisar tomar uma decisão, respire fundo 10 vezes e se pergunte: “Qual é o resultado que eu estou procurando? Qual o passo mais apropriado a partir daqui?” Seja fiel a si mesma. Não deixe o medo dominar você.

3. Diga exatamente o que você quer dizer

Esconder o que realmente sentimos ou pensamos ensina a nossa mente, mesmo que inconscientemente, que não é correto expressar quem somos ou o que queremos. Com o tempo, a atitude prejudica diretamente nossa autoestima e leva a uma comunicação e relacionamentos ruins, seja com clientes, com seu chefe ou colegas de trabalho. Defenda o que acredita e garanta que você se comunique da forma mais clara e positiva possível.

4. Faça uma análise SWOT de suas habilidades

A análise SWOT vem da sigla em inglês que significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A ideia é que você avalie suas habilidades e identifique onde estão suas lacunas. A partir daí, fica mais fácil desenvolver um plano de ação para suprir as aptidões que faltam em você, seja com treinamentos, leituras, workshops… Ao acabar com essas limitações vai se sentir uma profissional muito mais competente e capaz.

bem-estar - melhorar autoestima foto de dentro

5. Pare de tentar agradar as pessoas

Se você está constantemente tomando decisões com base no que as outras pessoas gostam ou pensam, você automaticamente deixa de lado tudo aquilo que te motiva. As pessoas com alta autoestima sabem do que gostam, do que nos gostam e quais ideias aprovam e, principalmente, não têm medo de expô-las.

6. Nunca fale mal de si mesma

Fale de si mesma como se fosse sua melhor amiga: com amor e respeito! Ao falar mal de si mesma, interna ou externamente, você não apenas se desrespeita quanto leva sua autoestima lá no chão. É hora de dar um passo em frente e ser a sua maior incentivadora. Comemore cada uma das suas vitórias, por menores que sejam. Você – e a sua autoestima – merecem!

7. Estipule suas metas e objetivos

“Essa é uma ideia estúpida”. No momento em que ouvimos isso, nossos sonhos são destruídos e deixados de lado. Pessoas com alta autoestima ignoram o que as outras pessoas pensam e mantêm o foco em seus objetivos. Por isso, não importa o que aconteça, defina suas metas e escolha seu caminho. Você pode, você consegue!

8. Aprenda a dizer “não”

Dizer “sim” para tudo e todos, envia uma mensagem ao nosso subconsciente que estamos sempre em segundo lugar. O que queremos e precisamos deixa de ser importante quanto o que nos rodeia. Dizer sempre “sim” leva ao esgotamento! Você gasta muito tempo se concentrando em outras pessoas e negligencia a si mesma, afetando negativamente seu desempenho no trabalho e, consequentemente, sua autoestima.

9. Pare de se comparar com os outros

O caminho mais rápido para a baixo autoestima é se comparar constantemente com os outros. Se alguém se mostra superior a você em alguma área do trabalho, ao invés de se sentir inferior, pergunte a si mesma se você deve correr atrás para suprir essa lacuna e, principalmente, use outras pessoas como inspiração para desenvolver essa habilidade.

10. Pare de ser tão perfeccionista

Pessoas com baixa autoestima costumam ser bem perfeccionistas, seja por medo da crítica ou por acreditarem que só têm valor se apresentarem um trabalho perfeito. O resultado? Pressão e estresse constante! As pessoas com autoestima alta não temem as críticas porque as consideram um feedback positivo ao invés de um ataque pessoal. Elas sabem que são boas na área que atuam, mas entendem também que podem melhorar ainda mais. Que tal ser menos exigente consigo mesma? Você se sentirá muito mais leve e confiante, pode acreditar.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


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