Vocês sabem que pratico yoga há algum tempo e o bem estar que a prática me proporciona é imenso. Mas muita gente me diz que se desanima porque algumas pessoas postam posições tão difíceis na redes sociais … Esqueça essas pessoas, muitas vezes só querem aparecer… Foque em você e no nível que você está. Não tem problema se você está apenas começando. Essas 15 posições de Yoga são fáceis de fazer em casa e prometem fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e relaxar a mente. Gostaria muito que você experimentasse. Além de fazer bem para o corpo faz bem para a mente. Pratique e me conte aqui o que achou!
1. Dobra para frente
Apesar de básica, essa pose é muito importante para estabelecer uma base forte. A posição ajuda ainda a trabalhar o equilíbrio do corpo e melhorar a concentração.
Como fazer: com as pernas abertas e joelhos levemente flexionados, abaixe todo o tronco em direção ao chão. Certifique-se de manter a coluna reta e alinhada com o quadril. Dobre os cotovelos em 90 graus e envolva os calcanhares com as mãos. Respire profundamente enquanto se mantém nessa posição por 15 segundos.
2. Gato/vaca
Essa sequência pequena de exercícios é a maneira perfeita para aquecer a coluna vertebral e o peito antes de você começar a praticar posições de Yoga mais complexas.
Como fazer: fique de quatro, com os joelhos na direção do quadril, mãos e ombros distantes, bem abaixo dos ombros. Faça uma inalação, levantando o peito e olhando para o teto. Solte todo seu peso para o ventre e arqueie bem a coluna. Em seguida, expire e empurre as mãos e os joelhos em direção ao chão, curvando as costas, redirecionando os olhos para o umbigo. Repita a sequência algumas vezes.
3. Balanceamento de mesa
Um pouco mais complicado, esse exercício é perfeito para quem precisa trabalhar a estabilidade e coordenação. O segredo? Concentrar toda a força no núcleo do corpo, ou seja, no abdômen.
Como fazer: de quatro, levante o braço direito para frente e estique a perna esquerda para trás. Mantenha seus quadris e ombros nivelados. Para conseguir executar essa pode, tente imaginar uma linha reta entre sua mão levantada e seu pé. Concentre a força no abdômen e expire fundo algumas vezes. Depois, inverta a posição.
4. Prancha
Esta postura é essencial para construir força e estabilidade no núcleo do corpo.
Como fazer: como se fosse fazer flexões de braço, espalhe os dedos e mantenha as mãos na direção dos ombros. Empurre os calcanhares para trás, e estique as pernas. Preste atenção para manter suas omoplatas e ombros bem longe das orelhas. Entretanto, diferente das flexões, seus braços devem ficar esticados em direção ao chão.
5. Cobra
Ideal para quem precisa ganhar força e flexibilidade na parte superior das costas. Mantenha a respiração ritmada enquanto está nessa posição, assim seus pulmões não serão compactados.
Como fazer: deite de barriga e coloque as mãos no chão ao lado do peito. Mantenha o peito dos pés, pernas, quadris e barriga ligados ao chão. Alongue as costas com cuidado e sinta a coluna se alongar por todo o caminho do cóccix à cabeça. Inspire profundamente e solte o ar pela boca.
6. Encarando o cão
Uma das poses mais populares da Yoga, essa é uma ótima maneira de alongar e aquecer toda a parte posterior do corpo, além de trabalhar a flexibilidade dos ombros e peito.
Como fazer: coloque pés e mãos no chão. Imagine que você está transformando seu corpo em um triângulo, onde as pernas são um dos lados do triângulo e as costas e os braços, as outras pontas. Dobre os joelhos e levante os calcanhares. Espalhe os dedos das mãos e empurre o chão para longe, empinando o bumbum.
7. Criança
A posição da criança é uma postura reparadora e relaxante e pode ser realizada sempre que você se sentir tensa, perder seu foco eu perceber que sua respiração está descompassada. Enquanto estiver nessa pose, apenas relaxe!
Como fazer: coloque os joelhos não chão e sente-se sobre os calcanhares. Estique os braços para trás, alinhando-os ao corpo e posicionando a palma das mãos ao lado dos pés. Relaxe sua testa no chão e sinta o comprimento e peso do corpo. Fique nessa pose o tempo que achar necessário.
8. Ataque baixo
Essa pose trabalha principalmente a área das coxas, peito e virilha. Uma dica: mantenha as mãos no chão até que você tenha prática suficiente para fazer o “Namastê” em frente ao peito.
Como fazer: dobre a perna direita para frente, fazendo um ângulo de 90 graus entre a coxa e panturrilha. Estique a perna esquerda para trás, apoiando joelhos e inferior de perna no chão, alongando todo a parte posterior da coxa. Empurre os quadris para baixo e levante os braços em direção à cabeça, mantendo os dedos sempre abertos e espaçados. Sinta o alongamento na parte da frente da coxa esquerda e sua virilha.
9. Ângulo lateral
Existem várias variações para essa pose, mas para começar, basta apenas manter seu peito erguido e respirar profundamente. Essa posição poderosa aquece todo o corpo ao trabalhar, principalmente, a caixa torácica.
Como fazer: dê um grande passo para a esquerda, deixando o joelho flexionado. Alongue a perna direita, a coluna e o braço direito, criando uma linha diagonal imaginária. Levante o peito para cima, mas cuidado para não perder o equilíbrio!
10. Guerreiro I
Como todas as posições de guerreiro, o importante é trabalhar as áreas do corpo que precisam ser fortificadas e relaxar pontos do corpo que sofrem tensão diariamente.
Como fazer: de um passo para trás com o pé esquerdo. Certifique-se de manter seu pé para trás em um ângulo de 45 graus. Mantenha um pouco de espaço entre seus pés se você precisar de equilíbrio e estabilidade. Aponte seus quadris para frente e dobre o joelho para frente. Levante os braços acima da cabeça e dirija o olhar para cima. Respire profundamente e, em seguida, repita o movimento para o outro lado.
11. Guerreiro II
Essa pose trabalha principalmente o equilíbrio. Lembre-se de manter o olhar firme em um ponto para não cair. Erga sua perna até que comece a sentir um leve incômodo. Equilibrar-se em uma perna é perfeito para construir a estabilidade do centro do corpo, além de melhorar a força nos tornozelos.
Como fazer: coloque todo o peso em seu pé direito, e veja se você consegue esticar a perna esquerda para trás, alinhando-a a altura do quadril. Estique a coluna para frente, com braços alinhados em direção a cabeça. Inspire e expire profundamente e inverta a posição das pernas.
12. Árvore
A famosa posição da árvore ajuda a trabalhar a calma, foco e concentração.
Como fazer: levante a perna esquerda e apoie a sola do pé na altura da coxa direita. Aviso: evite colocar o pé contra o joelho, já que isso torna o equilíbrio vulnerável. Estique os braços na altura da cabeça, juntando as palmas das mãos, em Namastê. Respire profundamente algumas vezes e inverta a posição das pernas.
13. Estrela
A posição da estrela um verdadeiro desafio para quem precisa trabalhar postura, concentração, equilíbrio e, principalmente, paciência.
Como fazer: em pé, sobre o pé direito, coloque a mão esquerda no chão e estique o braço direito para cima, criando uma linha vertical pelos braços. Levante a perna esquerda o máximo que conseguir (no começo, recomenda-se alinha-la com o tronco!) e flexione o pé que está fora do chão.
14. Canoa
A posição mais desafiadora para quem está começando a “canoa” trabalha, principalmente, a força do abdômen, enrijecendo o músculo e tonificando a área.
Como fazer: com a coluna esticada, apoie todo o peso do corpo nos ossos do bumbum. Mantenha a coluna reta em um ângulo de 45 graus e rosto sempre olhando para frente. Levante as pernas o máximo que conseguir, procurando sempre esticar os joelhos. Para ajudar no equilíbrio, estique os braços para frente, na direção dos joelhos. Não se esqueça de respirar e nada de curvar a coluna!
15. Torção deitada
Essa posição restaura a força e flexibilidade dos músculos. Assim como a pose do “bebê”, ela está liberada sempre que seu corpo pedir para relaxar e descarregar as energias.
Como fazer: deite-se de costas. Levante os pés para cima e mantenha seus quadris e os joelhos em um ângulo de 90 graus para que suas pernas fiquem paralelas ao chão. Deixe os braços descansar no chão, alinhadas com os ombros. Expire e dobre seus joelhos para o lado direito. Se você sentir algum tipo de desconforto, coloque um cobertor ou travesseiro embaixo dos joelhos ou ombro esquerdo. Relaxe as costas, os quadris e os ombros. Respire fundo 20 vezes, dobre as pernas para o outro lado e retome o exercício.
E aí, pronta pra começar?
Bjs.
Fabi Scaranzi
Estes exercícios posso fazer no período da manhã, ao me levantar antes do café da manhã?
Eu adorei todos eles e achei que não é tão difícil.
Helena, tudo bem? Não é fácil mesmo…mas com a prática você melhora! E vai se sentir tão bem…vale a pena tentar! Pode fazer a hora que você achar mais apropriada. bjss
Helena,
Não são fáceis no começo, depois você acostuma e fica mais fácil. A hora é você que vai decidir. Vale a pena tentar!
abs
Estes exercícios podem ser praticados por homem e há alguma restrição?
Edmar
Sim!
abs
Não há restrições! Bom exercício! bj
Tara
Se quiser colocar nossa matéria em seu blog, coloque um link : Fonte Fabiana Scaranzi
Aguardamos as mudanças ou tire a matéria do blog
Obrigada pela compreensão
Fiz e amei todos só não consegui fazer a canoa, não tive força ou fiz errado, mas parabéns Fabiana pela iniciativa muito bom mesmo, sempre quis fazer mais achava muito difícil, com sua explicação consegui fazer, por favor mande mais.
Olá, Fabiana. Quero começar a praticar yoga. Mas, pelo que eu li, existem vários tipos.
Qual é essa do post? Achei bacana. Bjo