Menu
 1498
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
3 alternativas mais eficazes do que tentar negociar uma contraproposta
Será que vale a pena aceitar uma contraproposta abaixo do valor esperado? Veja o que fazer para fechar seus negócios sem precisar diminuir suas expectativas

dinheiro - contraposposta foto de destaque
No mundo dos negócios, contrapropostas parecem sempre tentadoras, mas, acredite: a ideia nem sempre é positiva! Especialmente quando o assunto é dinheiro, muitas vezes é possível fechar uma negociação no valor desejado, mas se um acordo parece impossível para uma das partes, aqui vai uma boa notícia: existem outras maneiras – até mais eficazes – de todos os envolvidos alcançarem o que desejam. Quer saber como? Dá uma olhada abaixo!

1. Crie um plano para sua contraproposta

Está prestes a sugerir uma quantia para a compra ou venda de um carro, deseja pedir um aumento ou contratar um serviço? Antes de partir para a negociação, tenha documentado todos os motivos pelos quais você acha que o valor sugerido é justo. Uma vez que você mostra através de dados porque o valor sugerido está dentro da realidade, fica mais fácil convencer o outro de que, sim: seu carro está em boas condições, que os resultados do seu trabalho merecem um reajuste salarial, ou que os serviços oferecidos pelo outro não valem o preço cobrado.

Procure estatísticas, pesquise os valores da concorrência, mostre seus planos a longo prazo, torne mais fácil para a pessoa aceitar suas ofertas. Entretanto, não trate a conversa como um ultimato. De maneira agressiva, dificilmente você vai conquistar o que deseja!

2. Deixa claro o que você quer

Não dá pra negar: colocar nossos pensamentos e sentimentos para fora e correr o risco de enfrentar uma rejeição pode ser bem assustador, especialmente quando o assunto envolve dinheiro. Mas, uma coisa é certa: ser clara e honesta sobre o que (e quanto!) você precisa é o melhor caminho. O resultado pode nem sempre ser positivo, mas é somente com uma primeira conversa que você será capaz de avaliar as possíveis oportunidades. Por exemplo: você pode, a princípio, pedir um aumento de salário, mas quem sabe você não descobre a possibilidade de uma recolocação na empresa, trabalhando em um cargo novo e mais interessante financeiramente? Junto com novos desafios, normalmente vem mudanças financeiras bem positivas. Pense no seu plano de carreira a curto e longo prazo antes de aceitar a contraposta de um aumento salarial abaixo do esperado. Se for preciso, diga não! Valorize o que você tem a oferecer, seja no trabalho, ou numa negociação de compra e venda de um produto ou serviço. Assim como no poker, somente blefando uma vez ou outra é possível alcançar o melhor resultado.

3. Seja razoável

Ok, você tem todos os dados que precisa, está pronta para oferecer ou solicitar um valor justo e tem seu discurso todo pronto. Aí entra uma última questão: será que agora é a hora ideal? Tenha em mente a atual situação econômica do país, o crescimento muitas vezes lento das empresas e o quanto as pessoas estão precisando se virar nos 30 para conseguir manter seu empreendimento, muitas vezes aumentando o preço de produtos e serviços. Talvez, a curto prazo, seja melhor esperar, ou então estabelecer um deadline para a sua proposta. Dê ao outro a oportunidade de pensar, de voltar até você, mas sem mostrar que a sua oferta estará sempre disponível.

Entre em contato de vez em quando e pergunte se ainda há interesse em uma negociação. Quanto mais honesta você for, melhor. A princípio, a espera pode até não parecer tentadora, mas talvez seja o tempo necessário para o que o outro valorize o que (ou quanto) você está oferecendo. Seja esperta, razoável e corajosa para iniciar a conversa quando o momento parecer pertinente. Nunca se sabe aonde isso vai dar e o resultado pode ser muito melhor que o esperado! E, se no final, você não ouvir a resposta que estava procurando, pelo menos você vai ter certeza que tentou.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação