4 receitas rápidas e deliciosas para o seu almoço de Páscoa

Pra quem adora comemorar a Páscoa, mas não quer perder horas na cozinha, quatro opções rápidas e saborosas para o seu almoço de domingo

0 3058

Época de renovação, de reflexão, de recomeçar. E todo ano procuro receitas diferentes para comemorar a data.  Esse ano, decidi que quero um almoço de Páscoa gostoso, mas ao mesmo tempo bem fácil de fazer. Afinal, praticidade é tudo!

Procurando receitas diferentes na internet, achei no blog Amando Cozinhar três opções incríveis de pratos salgados e uma sobremesa de dar água na boca. E o melhor: elas são tão fáceis de fazer que até o prato mais elaborado demora só 40 minutinhos. Bom, né?

Por isso, se assim como eu, você ainda não sabe o que preparar para o seu almoço de Páscoa, vale a pena dar uma conferida nas receitas abaixo!

Bacalhau ao forno
receita 1

Ingredientes para 2 porções:
– 1 posta de bacalhau (parte central ou filé)
– 4 dentes de alho
– 1 cebola grande
– 2 tomates
– 1 pimentão verde
– 4 batatas grandes
– Azeite à gosto
– 200g de azeitonas pretas sem caroço

Preparo (40 minutos):
Escalde a posta de bacalhau até ficar bem macia, escorra a água e reserve. Cozinhe as batatas sem casca em rodelas grossas e reserve. Em uma travessa (de preferência de barro) coloque um pouco de azeite. Então, coloque as batatas espalhadas, formando uma camada. Coloque a cebola, o tomate e pimentão cortados em rodelas finas formando outra camada. Corte o alho também em rodelas finas.
Acrescente então a posta de bacalhau, e espalhe a outra metade do alho por cima e ao lado da posta. Por último, espalhe as azeitonas por todo o prato e regue com muito azeite. Leve ao forno bem quente e quando o bacalhau estiver dourado, seu prato está pronto.

Risoto de camarão
receita 2

Ingredientes para 4 porções:
– 400 g de camarão cinza limpo
– 3 xícaras de chá de arroz branco
– 1 cubo de caldo de camarão
– 1/2 xícara de chá de pimentão verde cortado em cubos pequenos
– 1 tomate sem semente cortado em cubos pequenos
– Cheiro verde picado
– 2 colheres de extrato de tomate
– 2 dentes de alho
– 1 colher de sopa de azeite
– Sal
– 1/2 limão

Preparo (30 minutos):
Tempere o camarão no limão e sal, reserve por 10 minutos. Enquanto isso, faça o arroz, fritando-o muito bem. Em seguida, coloque água suficiente para cobrir o arroz na panela, sobrando uns 2 centímetros a mais do que o arroz no fundo da panela. Coloque pouco sal, pois o molho do camarão levará o cubo de caldo de camarão. Cozinhe em fogo baixo até que toda água seque. Então, retire do fogo e deixe a tampa da panela aberta para o arroz não passar do ponto.
Agora, numa frigideira grande, que caiba todo o camarão, doure o alho e coloque o camarão sem o suco do limão. Junte o tomate, o pimentão, o cheiro verde, o extrato de tomate e o cubo de caldo de camarão. Adicione um pouco de água, para que tenha molho suficiente para encobrir o camarão na frigideira. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Enquanto isso, retire o arroz e o ponha em um recipiente de cerâmica ou vidro. Solte-o bastante, com o garfo. Junte o molho do camarão e misture. Decore com camarões grelhados e coentro. Sirva bem quente.

Cestinhas crocantes recheadas
receita 3

Ingredientes para 12 unidades:

Cestinha:
– 1 pacote de massa de pastel pequena (200g)

Recheio:
– 200g de peito de frango temperado, cozido e desfiado
– 1 e 1/2 xícara de ricota ralada ou esmigalhada
– Alho-poró à gosto
– Salsinha à gosto
– Sal à gosto
– Pimenta-do-reino à gosto

* O recheio é escolha sua, lembre-se que a base do recheio que deve ser uma proteína (carne bovina, frango, camarão), um tipo de queijo (parmesão, cheddar, ricota, provolone, mussarela) e ervas (coentro, orégano, manjericão)

Preparo (40 minutos):
Coloque as fatias de massa de pastel, sem o plástico, dentro de formas (de metal) para cupcake, leve ao forno por 10-15 minutos à 240-260ºC, ou até dourar. Desenforme e deixe esfriar. Em um recipiente misture todos os ingredientes do recheio, prove e coloque mais sal e pimenta-do-reino se necessário. Encha as cestinhas crocantes com o recheio, e pronto. Se você optar por um queijo que queira derreter, derreta com o maçarico ou leve ao forno bem rapidamente.

Bombom surpresa de morango
receita 4

Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado (395g)
– 1 colher (de chá) de manteiga ou margarina
– 3 colheres (de sopa) de leite em pó
– 15 morangos limpos e sem folhas
– 200g de chocolate ao leite ou meio amargo

Para decorar:
– 100g de chocolate branco derretido
– Coco ralado

Preparo (30 minutos):
Em uma panela coloque o leite condensado, a manteiga e metade do leite em pó. Leve ao fogo baixo e mexa até ferver. Então, coloque o restante do leite em pó e deixe ferver até desgrudar da panela. Coloque em um prato e deixe esfriar.
Pegue um pouco do brigadeiro faça uma bolinha, amasse na palma da mão e coloque um morango no meio, envolva o morango com brigadeiro. Depois que cobrir todos os morangos com brigadeiro leve-os ao congelador por 10 minutos. Derreta o chocolate e mergulhe os brigadeiros recheados dentro até cobri-los de chocolate. Decore com coco ralado ou chocolate branco. Leve ao congelador por 15 minutos e sirva.

E aí, gostou?

Bjs e boa Páscoa a vocês e suas famílias,
Fabi Scaranzi

*Fonte: Amando Cozinhar