Menu
 2250
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
5 erros financeiros que seus pais provavelmente cometeram (e como evitar!)
Fique de olho em cinco dicas práticas para cuidar bem do seu dinheiro e não correr o risco de cometer os mesmos erros que seus pais cometeram no passado

dinheiro - aprender com pais foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Antes de começar essa matéria, aqui vai um primeiro conselho: se tiver a chance, pergunte aos seus pais sobre seus maiores erros e arrependimentos quando o assunto é dinheiro. Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos descobriu que pessoas da geração X (de 36 a 50 anos) seguem os mesmos padrões negativos que seus pais na hora de cuidar das próprias finanças – seja gastando demais em coisas que não são essenciais, acumulando dívidas ou não economizando o suficiente para se aposentar.

A boa notícia é que ainda dá pra reverter essa tendência. Confira já minhas cinco dicas abaixo.

1. Fale sobre dinheiro
É muito comum pessoas de uma mesma família serem reservadas quando o assunto é dinheiro. Por isso, a não ser que os erros e arrependimentos financeiros cometidos pelos seus pais sejam óbvios, talvez você nunca tenha ficado sabendo de alguns momentos de crise que eles passaram.

Você pode não só aprender com os erros que viu na sua família, como também ensinar com os que já cometeu. Por exemplo: se você sabe que os seus pais não economizaram o suficiente para a aposentadoria, talvez esse seja um bom momento para você começar a poupar mensalmente e garantir um futuro seguro pra você.

2. Seja clara sobre suas próprias expectativas e valores
É fácil permitir que as nossas escolhas financeiras sejam conduzidas pelo nosso parceiro ou pelo o que a mídia diz valer a pena. Muito provavelmente, alguns dos maiores erros financeiros que seus pais cometeram foram resultados de decisões e gastos tomados sem levar em conta seus próprios valores e orçamentos.

Minha dica é que você passe a anotar as metas e objetivos com os quais você realmente se importa e crie um plano de economia para alcança-las, nem que seja fazendo pequenos cortes nos seus gastos diários.

Você não só vai se sentir mais do controle da sua própria vida financeira, como também vai aprender a evitar gastos excessivos.

3. Subtraia um terço do seu orçamento
Se você tem o costume a gastar mais do que deveria com “bobagens”, aqui vai uma dica importante que muito provavelmente seus pais não colocaram em prática: procure enxergar o seu saldo bancário considerando sempre um terço a menos do que você realmente ganha. Além de aprender a fazer cortes importantes, você vai se acostumar a pôr em prática um hábito muito importante para quem precisa aprender a economizar – aproveitar descontos, promoções, xepas, cupons, eventos gratuitos….

dinheiro - aprender com pais foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

4. Pague seu futuro primeiro
Não é preciso muito para começar a economizar a para a sua aposentadoria. Seus pais provavelmente demoraram mais para montar um fundo de aposentadoria, mas acredite, quanto mais cedo você passar a separar uma pequena parte do seu salário em um fundo de emergia, mais bem preparada você vai estar quando chegar o momento de desacelerar.

Começar separando uma pequena quantia e aumentar o valor à medida que a sua renda cresce é uma boa força de garantir que mais pra frente você esteja completamente amparada, inclusive para uma emergência. Que tal colocar um valor mínimo (R$ 50, por exemplo) em transferência automática todo mês para esse fundo? Assim, pouco a pouco você deixa seu futuro protegido e nem sente o peso desse “desfalque”.

5. Se eduque
Lá atrás aprender sobre educação financeira não era uma tarefa tão simples. As informações nem sempre estavam à mão e nossos pais também não contaram com a ajuda da internet para ter acesso rápido a dicas e sugestões sempre que batia qualquer dúvida sobre como aplicar seu dinheiro ou sair de dívidas.

Hoje, essas informações estão gratuitamente à nossa disposição. Se educar financeiramente não precisa ser um exercício chato, demorado ou complicado. Aqui no site eu conto com uma editoria voltada apenas para esse assunto e te ajudo a responder qualquer dúvida ou confusão. Ficou interessada? É só clicar aqui!

Você vai ver que assim que você passa a ler sobre o assunto todos os dias, tomar decisões mais inteligentes com o seu dinheiro vai se tornar mais fácil do que você imagina.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação