Menu
 1945
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
5 maneiras de praticar a técnica mindfulness nas tarefas do seu dia a dia
Abraçar a técnica mindfulness e transformar tarefas diárias em atos de atenção não é tão difícil quanto você imagina!

saude - mindfulness foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Sempre bati o pé aqui no site e especialmente no meu livro “Mulheres Muito Além do Salto Alto”, que executar algum dos nossos compromissos com qualidade vale muito mais a pena do que completar todos eles de qualquer jeito.

Ao concluir cada tarefa com o máximo de atenção, você não só trabalha o seu foco e concentração, como também aprende informações novas, resolve pendências mais rapidamente, consegue encontrar novas soluções para um problema mal resolvido e até fica mais resiliente diante do estresse diário.

Minha sugestão é que você inclua na sua rotina cinco práticas da técnica mindfulness para transformar tarefas simples em oportunidades para melhorar sua autoconsciência, equilíbrio e atenção. Confira minhas dicas!

1. Concentre-se no seu “agora”
Ser mãe e esposa ao mesmo tempo em que você administra uma empresa por ser uma tarefa bem exaustiva. Um grande defeito de quem tem a rotina corrida é sempre pensar no que vem a seguir, no que ainda não foi feito e no pouco tempo disponível. Para realizar suas tarefas com mais qualidade, confiança e concentração, vale a pena respirar fundo por alguns segundos e se perguntar: “Qual é o meu agora? No que devo me concentrar de imediato?” Isso vai te ajudar a focar 100% na tarefa que está realizando, seja na vida pessoal ou profissional, e o resultado vai ser muito mais positivo.

2. Transforme sua lista de tarefas em uma lista de sentimentos
Toda manhã eu escrevo três emoções positivas que quero experimentar naquele dia. Minha lista muda diariamente e pode se concentrar em ser forte, feliz e confiante em um dia, e agradecida, engraçada e positiva no outro. Essa técnica mindfulness aumenta nossa atenção na hora de executar atividades e as torna muito mais prazerosas. Bora tentar?

3. Defina uma meta diferente todas as manhãs
Não precisa ser nada muito complicado! Essa meta pode ser algo como: “só por hoje, ouvirei sem fazer julgamentos”. Com a meta definida, em seguida passe cinco ou dez minutos em meditação usando a intenção como seu pensamento central. O motivo? De acordo com a técnica midfulness, esse exercício te faz perceber que cada dia é uma oportunidade pra você melhorar a si mesma e a focar em uma coisa de cada vez.

E tem mais: ao praticar a atenção plena e estar com a mente no momento presente, você vai perder aquela impressão de que tem faltado horas nos seus dias, e vai ser capaz de desenvolver sentimentos de gratidão por todas as coisas que já conquistou.

saude - mindfulness foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

4. Desligue o celular
Uma prática comum dentro da técnica mindfulness é passar 20 minutos todos os dias (pode ser até no ambiente de trabalho!) fazendo exercícios de meditação e respiração profunda, sempre com o telefone desligado. O mesmo vale se você optar por fazer caminhadas ou corridas nesse pequeno tempo livre. A ideia é que você observe o mundo com mais atenção e se permita expandir sua criatividade e notar detalhes (como cores e cheiros) que costumam passar despercebidos uma vez que você não tira os olhos do celular.

5. Reserve um momento do dia para se lembrar da sua missão
Uma prática da técnica mindfulness que eu pratico muito é procurar me lembrar do porquê que eu faço o que eu faço. Pra isso, eu salvei dois alarmes no meu celular, um às 8h que diz “Seja sua melhor versão” e outro às 18h, que diz “Obrigada”.

O primeiro alarme me lembra de ficar atenta ao meu papel como mãe, esposa, empreendedora e comunicadora, e sempre procurar fazer o meu melhor para trazer luz a todos os que estão a minha volta. O segundo me lembra de terminar o dia com gratidão, não só por tudo o que conquistei e pelas companhias que tenho ao meu lado, mas também por ter me permitido crescer e ser a melhor mulher e profissional que eu posso ser, mesmo que eu falhe algumas vezes.

Gostou das dicas? Que tipo de lembretes você colocaria a si mesma no celular? Conte pra mim nos comentários.

Bjs,
Fabi Scaranzi

 


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação