6 alimentos que quem sofre de dor de cabeça deve evitar

Falta de sono, stress, má alimentação... tudo isso pode causar aquelas tão indesejáveis dores de cabeça no fim do dia. Mas se o seu caso é recorrente, a culpa pode estar na sua lista de supermercados. Descubra quais são os alimentos que toda pessoa propensa a enxaquecas deve evitar!

0 4480

dor de cabeça

Há um milhão de motivos para sua cabeça estar latejando agora: os prazos no trabalho, as provas escolares dos filhos, as poucas horas de sono e até mesmo os chopes a mais que tomou no happy hour com o pessoal do escritório.

Mas se você toma todos os cuidados para manter uma vida saudável e mesmo assim ainda sofre com as dores de cabeça, está na hora de avaliar os alimentos presentes no seu cardápio. Certos alimentos podem alterar o equilíbrio químico em seu cérebro e intestino, resultando em crises de dores de cabeça. Por isso, pedimos a nutricionista e nossa colunista, Daniela Cyrulin, que listasse os seis alimentos que toda pessoa que sofre desse mal deve evitar. Preste atenção!

Cafeína

café
Não é apenas uma xícara de café que pode induzir aquela dorzinha aguda de cabeça. A cafeína presente no chá preto, chá verdade e refrigerantes também podem desencadear o problema. O mesmo pode acontecer quando cortamos a cafeína de uma hora para outra do nosso organismo. “Ela possui a propriedade de dilatar os vasos sanguíneos do corpo, mas contrair os vasos sanguíneos do cérebro. É a vasoconstrição a responsável pelo alívio de certas dores de cabeça obtido pela ingestão de cafeína, presente inclusive em certos analgésicos”, explica Daniela. Portanto, a dor de cabeça também aparece em quem está acostumado a ingerir grandes quantidades de cafeína diariamente e se vê obrigada a ficar longe da substância por mais tempo que o usual.

Vinho tinto

vinho tinto
O vinho tinto contém substâncias químicas chamadas histamina e tiramina, que podem aumentar os níveis de serotonina no cérebro, e assim desencadear a piora do quadro de dor de cabeça para quem costuma sofrer com o problema. Mas calma, isso não significa que você terá que desistir do seu amado vinho tinto para sempre. Um estudo brasileiro verificou que certos vinhos têm mais taninos que outros. Na pesquisa, quem experimentou Merlot e Cabernet Sauvignon relatam sofrer menos dores de cabeça do que aqueles que escolheram Malbec e Tannat.

Queijo envelhecido

queijo
De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, esse tipo de queijo contém fungos que podem causar um desequilíbrio da flora no cólon, provocando dores de cabeça uma vez que existe uma forte ligação entre o cérebro e o intestino. Portanto, se você sofre de enxaqueca, mas não nega um bom queijo, passe longe do parmesão, brie, cheddar, Münster e suíço. O ideal é recorrer à ricota que queijo cottage. Eles são deliciosos e não pioram sua propensão a dor.

Chocolate

chocolate
Grande fonte de cafeína e de um composto chamado feniletilamina, as substâncias podem contrair os vasos sanguíneos e provocar dores de cabeça. Entretanto, pesquisas americanas descobriram que, em muitos casos, o desejo por chocolate na verdade são um dos sintomas das crises de dores de cabeça e não um gatilho. Portanto, para saber em qual grupo você se encaixa, da próxima vez que bater aquela vontade de comer um chocolate, tente resistir à tentação de se jogar numa bandeja de brigadeiros e veja se ainda assim a dor insiste em aparecer.

Glúten

pão
Se você sofre com dores de cabeça regularmente, tente segurar a vontade de comer pães e biscoitos. “O glúten pode causar dores em pessoas sensíveis a ele, já que ele resulta em respostas imunológicas intensas que causam inflação do sistema nervoso central”, diz Daniela. O glúten também provoca um aumento do açúcar no sangue, gerando outro desequilíbrio químico que afeta o cérebro. Ao cortar o glúten, espera-se que esse desequilíbrio se corrija naturalmente.

Embutidos

salsicha

A nutricionista explica que os embutidos como frios e salsichas contém nitratos e nitritos, conservantes e intensificadores de sabor que também agem como um gatilho comum para as dores de cabeça. Mas você não precisa cortar os frios de vez do seu café da manhã, só é preciso ficar de olho nas marcas que vendem o alimento sem a presença das substâncias.