Menu
 1789
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
6 lições sobre dinheiro que você pode aprender com Oprah Winfrey
Inspire-se na história da apresentadora americana Oprah Winfrey para cuidar do seu dinheiro e alcançar o sucesso (inclusive pessoal!)

dinheiro - oprah foto de dentro 1

(Imagem: Leonard Zhukovsky / Shutterstock)

Quem me acompanha aqui no site e nas minhas redes sociais, sabe que eu sou muito fã da Oprah, não apenas por sua história de força e superação, mas também pela forma inteligente como ela sabe conduzir sua carreira, projetos e finanças.

Ouvindo a um podcast sobre a carreira da apresentadora chamado “Making Oprah”, eu não só aprendi um pouco mais sobre os papos que ela deu para chegar ao topo, como também peguei dicas ótimas sobre dinheiro que podem muito bem serem aplicadas na minha e na sua realidade financeira. Anote aí!

1. Conquiste algo pra chamar de SEU!
Chega um ponto na nossa vida onde precisamos possuir coisas e não apenas viver e trabalhar para pagar por aquilo que consumimos.

Na história da Oprah, especialmente no início da sua carreira, ela trabalhava para um programa de televisão e guardou tudo aquilo que ganhava para comprar exatamente os direitos do seu próprio programa. Não só isso, ela comprou seu próprio estudo – o que era inédito na época, não apenas para uma mulher, mas para um mulher afro-americana!

Como ela tomou as medidas necessárias para se tornar dona do seu próprio programa, ela tinha não só mais flexibilidade de horários, como também liberdade, inclusive criativa. Ou seja, ela passou a ter poder para fazer as coisas do seu jeito.

Se hoje você se vê rodeada de contas e faturas, vale a pena se inspirar na história da Oprah para tentar mudar pequenas atitudes na sua rotina. A caminhada pode ser lenta, talvez demore um pouco pra você chegar lá, mas tenha em mente que a Oprah também começou de baixo, como uma funcionária para, então, se tornar dona. Por isso, tente pagar parcelas maiores para sair das dívidas. Corte gastos que não são obrigações e economize no que puder. Não vai demorar até você sentir que tem um maior controle financeiro.

2. Faça ajustes
Apesar de todas as reviravoltas na carreira de Oprah, ela nunca teve medo de fazer ajustes e mudanças dos seus planos de vida. Quer um exemplo? Mesmo no auge da popularidade de seu programa, ela teve a coragem de demitir o produtor do seu programa (que também era seu amigo!) e o substituiu por outra pessoa.

Essa mudança levou o show a uma direção mais positiva e alcançou números ainda maiores de popularidade. Mas, isso só aconteceu porque ela estava no auge e não sentiu que precisava mudar, mas sim porque ela quis mudar para alcançar resultados melhores.

Muitas vezes, nos acostumamos a lidar com nossas finanças sempre de uma mesma maneira e só fazemos ajustes no nosso orçamento quando é extremamente necessário. Oprah, não! Ela mudava sua forma de agir não só nos momentos de crise, mas também quando estava no topo. Ao tentar coisas novas, ela alcançou resultados diferentes, ganhou mais confiança e se sentiu mais confortável para mudar seu comportamento na hora de criar uma relação com seu próprio dinheiro.

CHICAGO, IL - SEPTEMBER 15:  In this handout photo, actor and California gubernatorial candidate Arnold Schwarzenegger (L) and his wife Maria Shriver appear live on "The Oprah Winfrey Show's" season premiere September 15, 2003 in Chicago, Illinois. It is their first interview together as a couple since he announced his bid for governor of California.  (Photo by George Burns/Harpo Productions via Getty Images)

(Imagem:  George Burns/Harpo Productions via Getty Images)

3. Invista em você mesma
Oprah investiu muito dinheiro há hora de montar a equipe ideal para levar seu show ao topo do sucesso. Ela não se importava de gastar dinheiro em seu estúdio, aparelhos de iluminação, cenário… Ela era uma mulher com ideias inovadoras, sempre investindo seu dinheiro em determinadas ferramentas e plataformas para construir algo que fosse realmente seu. Mais do que isso, ela também investiu em si mesma, se certificando de estar rodeada de pessoas de qualidade.

Você pode se inspirar na apresentadora ao investir em si mesma quando o assunto é dinheiro.  E não precisa ser algo grande, ou que coloque em risco suas finanças ou reserva financeira, mas sim em algo que te de um norte, um plano de ação. Que te estimule a continuar motivada e produzindo para chegar onde você deseja, não importa quanto tempo leve.

4. Seja única e faça disso o seu diferencial
Quando Oprah recebeu a ligação de foi escolhida para apresentar seu primeiro programa de televisão, ela respondeu ao produtor: “Você sabe que eu sou uma mulher, certo? Sabe que eu sou afro-americana e estou acima do peso, não sabe?”

Foi sua singularidade que fez com que ela se tornasse quem é hoje e é exatamente isso que você também precisa estar disposta a fazer: ser única, inclusive na hora de pensar nas suas escolhas financeiras.

Por exemplo: muitos dos seus amigos não vão entender o fato de você trabalhar até tarde ou aos finais de semana e feriados para organizar suas finanças. Muitos não vão aceitar bem você recusar convites para restaurantes, festas e baladas para poupar no fim do mês, mas são essas pequenas atitudes que vão fazer você se destacar. São esses “sacrifícios” que vão fazer você chegar lá, mesmo que isso faça algumas pessoas se afastarem de você.

Só não se esqueça que essas mudanças têm que fazer sentido pra você. Você tem que se sentir feliz, confortável. Senão, nada feito. Ok?

dinheiro - oprah foto de dentro 2

(Imagem: Krista Kennell / Shutterstock)

5. Aprenda com as suas falhas
No início da carreira de Oprah, ela fez alguns programas em que realmente não se sentia bem. Houve, inclusive, um episódio em particular que ela recebeu um casal e a amante do marido, que aproveitou o programa para anunciar em rede nacional que estava grávida. Ao ver a dor, mágoa e choque no rosto da esposa, Oprah se sentiu péssima e disse que nunca mais permitiria que alguém usasse a sua plataforma dessa maneira, para ferir os sentimentos de outras pessoas.

Foi então que ela começou a mudar o rumo do seu show e é através dessa atitude que podemos tirar outra lição financeira valiosa: Não importa o quanto você precise gastar para ser popular ou para fazer parte ou ser aceita por um grupo (seja do trabalho, da faculdade, da academia…), com certeza, no final, não vai valer a pena ir contra a sua própria essência.

Mantenha-se fiel a quem você é! Diga “não” para programas que não condizem à sua realidade financeira quando for necessário. Explique para suas amigas, namorado ou familiares que infelizmente seu orçamento atual não permite gastos altos. Não deixe que os desejos dos outros tirem o seu sono ou façam você se sentir mal, apenas pela vontade de fazer parte de algo. Quem gostar de você de verdade, vai estar do seu lado, mesmo que o programa de final de semana seja pedir uma pizza em casa.

6. Faça doações
A Oprah é conhecida mundialmente, não só pelo seu bom humor e superação, como também por sua generosidade. Dentro e fora da televisão, ela sempre fez questão de fazer doações e apoiar diferentes causas. E isso é algo que todos nós podemos aprender.

É tão importante que, mesmo enquanto você estiver tentando sair de uma dívida e construir sua riqueza, que você mantenha suas mãos abertas e ajude a quem precisa. Afinal, é tudo uma questão de energia. Assim como Oprah, eu acredito que essa troca faz com que a vida nos devolva em dobro tudo aquilo de que fazemos aos outros – tanto de bom, quanto de ruim.

E a ajuda não precisa ser financeira. Você pode doar seu tempo, mesmo naqueles dias em que a cabeça estiver cheia de problemas. Você pode ser voluntária em um abrigo, ou doar alimentos parados na despensa e que você sabe que não vai consumir até o prazo de validade.

Se a ideia for fazer uma doação financeira, procure guarda todos os dias aqueles R$ 5 que você normalmente gastaria num café à tarde. No fim do mês, junte essa quantia e ofereça a quem precisa, seja dando o valor integral ou comprando peças de roupas ou alimentos.

Pode acreditar, todas as dicas acima vão até ajudar a chegar um pouco mais perto de onde você realmente quer estar, seja financeiramente ou como pessoa. A Oprah conseguiu, não conseguiu?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação