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6 maneiras de dar um up na sua autoconfiança no trabalho
Se sente insegura na hora de expor suas opiniões e ideias durante uma reunião ou tem medo de assumir novos cargos e projetos? Veja o que fazer para levantar sua autoconfiança no trabalho

 

bem-estar - autoestima foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Especialmente quando passamos por problemas no trabalho – uma ideia que não foi aceita, reclamações com clientes, desavenças com algum colega da equipe – é normal nos sentirmos pra baixo, desmotivadas e com a autoestima abalada.

Com a autoconfiança em crise, tarefas simples se tornam um problemão! Ficamos receosas de pedir uma avaliação do nosso rendimento, com medo de compartilharmos nossas ideias e até inseguras de assumirmos novos cargos.

Se você passa por isso constantemente e sonha em aumentar sua autoconfiança e se destacar dentro do escritório, veja o que fazer seguindo cinco dicas rápidas.

1. Evite ter conversas negativas dentro da sua cabeça
Pessoas inseguras tendem a ouvir aquela voz interior que tende a aparecer nos momentos mais inapropriados.  É essa voz interior, inclusive, a principal vilã da nossa autoconfiança, já que ela tem o poder de nos colocar pra baixo em poucos minutos.

Mas, acredite: raramente essa voz interior diz algo significativo. Mesmo que seja impossível silenciá-la de vez, é possível controlar esses pensamentos sabotadores. Como? O primeiro passo é reconhecer que você tem o costume de cultivar pensamentos negativos sobre si mesma e, em seguida, procurar a raiz dessa autocritica tão rigorosa. Ajuste sua maneira de pensar, trate a si mesma como você tem o costume de tratar os outros e, quando sua voz interior insistir em sabotar sua autoconfiança, lembre a si mesmo que aquele não é o momento.

2. Mantenha o foco nas críticas construtivas
Não dá pra negar, críticas podem ser bem difíceis de ouvir. Elas são um lembrete constante de que não somos perfeitas e, se não forem bem absorvidas, conseguem destruir qualquer nível de coragem e autoconfiança que demoramos anos pra conquistar.

Aceitar com mais graça e leveza uma crítica construtiva, no entendo, pode pouco a pouco te ajudar a criar um escudo protetor em torno da sua autoconfiança. Ao invés de pensar: “Mais uma vez meu chefe menosprezou meu trabalho. Ele deve me odiar”, que tal pensar em algo como “Ele está tentando me ajudar e passou boa parte do seu tempo analisando meu trabalho a fim de me ajudar melhorar ainda mais”?

3. Trabalhe o seu relacionamento com chefes, gestores ou sócios
A ideia aqui não é fazer seu chefe acariciar seu ego sempre que sentir sua autoconfiança abalada, mas sim construir um relacionamento melhor de maneira que você tenha uma chance real de defender suas ideias, projetos, mensagens e opiniões, sem se sentir insegura ou colocar seu emprego em risco.

Quando seu chefe se mantém ciente de todas as suas tarefas e funções, fica mais fácil pra ele enxergar seu crescimento e o tempo que você investe nos projetos da empresa. Resultado: reconhecimento e respaldo sempre que necessário.

bem-estar - autoestima foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

4. Celebre suas vitórias
Não fique muito ocupada conferindo todas as tarefas que ainda estão na sua lista de compromissos. Tire um tempinho para parar, respirar e celebrar tudo o que você já conquistou. Dê a si mesma o famoso “tapinha nas costas” que nem sempre vem espontaneamente de chefes, gestores e colegas de equipe.

Ao celebrar seu sucesso, por menor que tenha sido, você lembra sua autoconfiança a mulher poderosa e competente que você é, e se sente ainda mais motivada para ser mais… e melhor!

5. Faça algo em que você é boa
Sentiu sua autoconfiança abalada? Volte sua atenção para fazer aquilo que você é realmente boa. Nossa carreira nunca vai ser um completo mar de rosas, é verdade, mas ao voltar às coisas em que a gente se destaca, somos capazes de nos lembrar que somos merecedoras de assumirmos o cargo que ocupamos hoje.

Essas tarefas, habilidades e conhecimentos nos ajudam a lembrar que temos aptidão para algo e que é por causa delas que somos peça fundamental na equipe.

6. Compartilhe suas dúvidas e preocupações
Manter seus sentimentos em segredo só vai aumentar a pressão dentro de você. Pode parecer um sinal de fraqueza compartilhar medos e preocupações com os outros, mas eles podem ser uma boa fonte de ajuda.

Normalmente, para quem está de fora, é mais fácil analisar o problema por outra perspectiva e criar novas soluções, além de ressaltar qualidades e potencial que nem sempre somos capazes de enxergamos em nós mesmas.

Você tem capacidade de ir muito longe se tiver confiança em si mesma, o segredo é nunca desistir e sempre seguir em frente. Não se esqueça que o que funciona para os outros, pode não funcionar pra você e que precisar da ajuda dos outros para se lembrar da mulher e profissional maravilhosa que você é não é sinal de fraqueza ou incompetência. Não existe maior sinal de coragem do que se permitir ser vulnerável!

Agora eu quero saber de você: qual é o maior sabotador da sua autoconfiança? Conte pra mim nos comentários.

Bjs,
Fabi Scaranzi


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