Menu
 1270
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
7 mandamentos para conquistar o sucesso financeiro
Alcançar o sucesso financeiro pode ser mais simples do que você imagina. Descubra quais hábitos colocar em prática já para manter o orçamento sempre no azul

dinheiro - 7 mandamentos foto de destaque

(Foto: Shutterstock)

Basta prestar um pouquinho de atenção na história de vida de pessoas ricas e bem-sucedidas pra perceber algo em comum: todas elas – de Steve Jobs às apresentadoras americanas Oprah e Ellen DeGeneres – afirmaram em entrevistas sempre tomar cuidados especiais com as finanças para alcançarem o sucesso financeiro. Pensando nisso, listei sete mandamentos que pra você colocar em prática regularmente e assim ver seu dinheiro render e garantir que o saldo no banco seja sempre positivo – além de poupar uma quantia para viajar, se dar alguns mimos, passear… As dicas você confere abaixo!

1. Valorize não apenas seu tempo, mas seu dinheiro!
Já ouviu aquele ditado de que dinheiro não aceita desaforo? É verdade! Sempre que estiver prestes a fazer uma compra por impulso, pense: “quanto isso vai me custar em horas de trabalho?” O cálculo é simples! Basta dividir o quanto você ganha por 160 (160 corresponde a 40 horas de trabalho por semana, quatro vezes por semana). Aí, então, veja se o gasto extra vale mesmo a pena ou se pode ser deixado pra depois.

2. Procure saber mais!
Poupança, rendimento, juros, correção monetária, opções de investimento… essas palavrinhas parecem verdadeiras incógnitas num primeiro momento, mas ao aprender sobre elas nos cadernos de economia dos jornais, em sites ou até com o gerente do seu banco, fica mais fácil tomar decisões assertivas para fazer seus gastos diminuírem e seus lucros darem um salto.

3. Controle seus gastos!
Não tem jeito, a melhor forma de controlarmos o que entra e o que sai da nossa conta é através de uma planilha de gastos mensais. A ideia é simples: anotar todos os gastos que você tem diariamente, desde contas de luz, água, internet e TV a cabo, até suas refeições, cafezinhos durante a tarde e aquele trocado que você deu no semáforo. Você vai perceber que seu dinheiro não desaparece à toa e que algumas contas excessivas são possíveis sim, cortar de vez.

4. Crie uma reserva financeira!
O famoso “pé de meia” nada mais é do que seu fundo de emergência, ou seja, uma quantia mensal que você guarda numa conta a parte para eventuais problemas, ou para se sentir segura financeiramente quando se aposentar. Esse dinheiro não é para ser mexido nunca. Ele nada mais é do que uma garantia de conforto e comodidade.

5. Aprenda a diferença entre poupar e investir!
Apesar de serem coisas completamente diferentes, para investir primeiro é preciso poupar. Quem consegue alcançar o sucesso financeiro, normalmente gasta menos do que ganha e investe sua renda em produtos com bom potencial de retorno e nível de risco equilibrado.

6. Pense a longo prazo!
Na hora de investir é preciso criar algumas regras pessoais e pensar a longo prazo. Parece cansativo e demorado, né? Mas certamente suas chances de ter sucesso financeiro no futuro serão maiores. Para se sentir motivada, considere o impacto da multiplicação de rendimentos por capitalização. Não entendeu? Imagine que, ao ganhar dinheiro num ano, esse lucro voltará a ser aplicado e, de quebra, vai gerar ainda mais retorno.

7. Não perca dinheiro!
Parece simples, mas quando se trata de investimentos, todo cuidado é pouco. Em primeiro lugar, não invista seu dinheiro em produtos que ainda não conhece ou em esquemas nada convencionais. Antes de tomar qualquer decisão, confira os riscos da sua escolha, seus prós e contras, converse com seu gerente, peça opiniões, procure informações na internet. É preciso ter segurança na hora de aplicar algo que você batalhou tanto para conquistar.

Viu como é fácil? Educação financeira não precisa ser um bicho de sete cabeças!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação