7 maneiras de se reinventar no trabalho

Quem mantém sempre a mesma postura profissional, dificilmente sai do lugar e vê sua carreira alavancar. Aprenda como se reinventar no trabalho e se tornar uma mulher bem-sucedida

0 2322

    mulher trabalho 2

    Existe uma série de razões pelas quais você pode estar querendo se reinventar no trabalho: se você cansou de ser uma assistente e acha que merece um cargo maior, se você se apaixonou por um departamento diferente do que trabalha hoje, ou até se sente que tem muito mais potencial para oferecer do que seu chefe exige de você. Não importa qual seja o motivo da mudança: nós vamos ajudá-la a dar os primeiros passos e se tornar uma nova profissional, completamente repaginada. O segredo? Fazer com que aqueles que trabalham com você estejam cientes de que você está pronta para uma mudança radical!

    1. Entenda como as pessoas veem você
    Você tem múltiplos talentos e qualidades quando se trata do seu trabalho, mas se será que você está fazendo de tudo para destaca-los? Para ter certeza de que você está passando a imagem certa para seu chefe e colegas de equipe, peça para as pessoas próximas a você para descreve-la em três palavras. Assim você poderá avaliar quais são seus pontos fortes e quais são as características da sua personalidade, ou até mesmo suas habilidades mais marcantes, que você precisa trabalhar para que os outros prestem atenção.

    2. Aprenda a dominar novas habilidades
    Se você quer se tornar uma profissional ainda melhor e, porque não, se reinventar e renovar a imagem que você passa dentro e fora do escritório, é fundamental que você conquiste cada vez mais conhecimento e experiência. Dan Shawbel, autor “Promova-se”, um best-seller do New York Times, disse à revista Business Insider que você pode dominar novas habilidades lendo livros, aprendendo com seus mentores e participando de cursos e aulas. “Assim você fará que com que as pessoas saibam sobre suas novas capacidades, não por vanglória, mas buscando ativamente projetos na empresa onde você pode exibi-los através do seu trabalho”. Seja voluntária em novos projetos e neles, procure incorporar tudo aquilo de novo que você tem aprendido atualmente. Seu esforço não passará despercebido!

    3. Encontre uma fonte de inspiração
    Para se reinventar no trabalho e assumir uma postura totalmente nova, procure pensar em mulheres que inspiram você. Em seguida, tenta se conectar com ela em busca de inspiração, seja na vida real ou até mesmo pelas redes sociais. Iniciar um networking com pessoas de outras empresas e até mesmo, de profissões completamente diferente das suas, é uma forma de tornar sua transição mais suave e divertida. Dessa forma, você vai conhecer pessoas que estão na carreira que você está interessada e ainda aprender sobre quais habilidades você precisa trabalhar para ser bem-sucedida na área.

    A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, é vista por muitos como modelo de inspiração.

    A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, é vista por muitos como modelo de inspiração.

    4. Crie novos relacionamentos profissionais
    É natural criar vínculos com certos colegas de escritório. O cargo, o departamento, a idade… tudo isso são fatores que levam você a se aproximar mais de um companheiro de trabalho do que de outros. Para crescer e se reinventar no trabalho, entretanto, é preciso expandir ou até mesmo mudar esse círculo. Schawbel lembra o papel essencial que essas relações desempenham para quem está procurando mudar sua imagem no trabalho. “Pessoas de círculos diferentes podem ajudá-la a descobrir novas ideias e identificar seus pontos fortes. Estabeleça, como meta, se conectar com pelo menos um novo profissional por mês. Essas conexões podem fornecê-la a orientação que você precisa para criar uma marca pessoal forte esse ano”. Mostre interesse nas habilidades dos novos colegas e, durante uma pausa para o café, pergunte como eles chegaram ao cargo que ocupam e peça para que eles compartilhem seus conhecimentos sobre a empresa. Essa atitude simples será uma jogada importante no futuro, acredite!

    5. Dê um up no visual
    Se sua meta for um determinado cargo ou posição, avalie como se vestem os profissionais que atuam nessa mesma área. Schawbel explica que a sua aparência determina como as pessoas veem você. Não é preciso fazer nenhuma mudança drástica, mude apenas o necessário para que você se sinta mais confiante na nova área de trabalho e para que passe a imagem correta que seus novos colegas de trabalho terão sobre você.

    6. Proponha uma competição saudável
    Todo escritório tem aquela pessoa que trabalha para ser o destaque da equipe. Ela pode ser assustadoramente eficiente na maioria do tempo, mas ao invés de se afastar dela, ou até mesmo sentir aquela pontinha de inveja, faça da sua missão tornar-se uma pessoa melhor que ela. De acordo dom Lindy DeKoven, vice-presidente executiva da NBC, o pensamento de competir com seus colegas de trabalho pode ser assustador, no entanto, ele é essencial para que você cresça na carreira, se destaque diante do seu gestor e descubra quais são os fatores externos que distraem você e constantemente tiram seu foco e concentração.

    7. Seja persistente
    Leva tempo para se reinventar no trabalho, portanto, tenha paciência. Esse processo de rebranding deve levar muito mais que uma semana, afinal, não é de um dia para o outro que você vai provar para o seu chef seu valor e capacidade de crescimento, certo? DeKoven enfatiza que as mulheres tentem a esperar sua vez. “Parece que estamos condicionadas a querer mais, mas aceitar menos. Temos de fazer perguntas e dizer o que queremos. Não devemos desistir. A persistência compensa”.

    Lembre-se: você trabalhou duro para reinventar a si mesma. Não desista e mantenha-se firme e forte na busca por seus sonhos até que seu trabalho tenha valido a pena!

    Bjs,
    Fabi Scaranzi

    *Imagens: Pinterest