Menu
 2497
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
7 promessas financeiras que você finalmente vai conseguir cumprir!
Assim como as promessas de fim de ano, você também tem dificuldades de manter sua palavra quando o assunto é dinheiro? Confira uma lista de resoluções financeiras simples pra você cumprir sem crise!

dinheiro - 10 promessas financeiras foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Promessas… enquanto para alguns elas agem como motivação para alcançar um objetivo, mas outros, elas adicionam uma tonelada de estresse desnecessário, além do peso da frustração de muitas vezes não conseguir manter o plano em prática.

Se a meta que você sonha em seguir tem a ver com manter a sua conta bancária no azul (e, porque não, até poupar um pouquinho), aqui vai a boa notícia: separei não uma, mas sete promessas financeiras realmente acessíveis para todas nós. Confira!

1. Estipule um orçamento para o ano todo
Orçamentos são ferramentas fundamentais para que você controle seu dinheiro com consciência. É através do orçamento que você vai poder analisar quanto consegue poupar mensalmente, além de permitir que você analise, com antecedência, o que fazer com esse dinheiro. Ao invés de criar um orçamento comum, desses que sugerem que você estipule valores para a semana ou mês, sugiro que você passe a pensar em quanto pode gastar e investir durante todo o ano, assim fica mais fácil para você ter uma visão geral do quanto está realmente conseguindo poupar.

2. Comece a investir ou melhore seu fundo de investimentos
Criar o hábito de guardar uma quantia fixa todo mês e não tocar nesse dinheiro pode ser um verdadeiro desafio, especialmente se você tem algumas dívidas pra pagar. Algumas pessoas dizem que não se deve começar a poupar sem antes ter quitado todas as dívidas, mas eu acredito que criar um fundo de emergência é um investimento à longo prazo tão importante quando deixar seu orçamento no azul. Não se preocupe se a quantia que você tem para poupar ou investir ainda for pequena. O importante é que você crie o hábito de juntar dinheiro, até ter condições de aumentar esse valor.

3. Use apenas um cartão de crédito
Ter mais de um cartão de crédito pode te deixar tentada a fazer novas compras por impulso, afinal você não está vendo na prática o dinheiro ir embora. Resultado? Dívidas cada vez maiores. Uma promessa financeira simples de seguir, é cancelar todos os cartões de crédito adicionais e ficar somente com aquele com menores as taxas, ou que te ofereça melhores benefícios.

4. Desafie a si mesma a não gastar
Apostar consigo mesma que você é capaz de cortar alguns hábitos financeiros ruins é uma maneira simples de começar a salvar dinheiro. Como fazer? Escolha um período em que a sua meta seja não gastar nenhuma quantia além daquelas já pré-definidas (aluguel, condomínio, contas de luz, telefone…) O período é você quem escolhe: um mês inteiro, uma semana, um dia… Você vai ver que sair do shopping sem nenhuma sacola não é tão difícil como parece – e a economia no final do ano é incrível!

dinheiro - 10 promessas financeiras foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

5. Pare de gastar dinheiro em serviços que você não usa
Vamos ser sinceras: quantos canais da sua TV a cabo você realmente assiste? Você de fato lê todas as revistas que recebe na sua casa mensalmente? Faça uma lista de todos os serviços que você assina. Não usa? Cancela. Simples assim! Depois, é só juntar essa quantia e investir ou até mesmo aplicar no seu fundo de emergência. Outra sugestão é fazer trocas inteligentes: ao invés de continuar pagando pelo serviço premium da sua academia, use esse gasto extra para contratar um personal trainer e finalmente colocar seus músculos pra suar.

6. Diga NÃO para as coisas que você não tem condições de comprar
Dizer “não” nem sempre é fácil, eu concordo! Mas, acredite, quando o assunto é dinheiro, o “não” é necessário para deixar suas contas em dia e, principalmente, criar alguns limites na sua vida. Percebeu que as suas amigas estão sempre te arrastando para viagens, shows e restaurantes caros? Mesmo que seja difícil resistir à tentação, explique que você tem outras prioridades financeiras no momento. Recusar o convite pra uma balada pode parecer um erro, mas eu garanto: a satisfação de ver o saldo bancário no azul (e com folga!) vale muito mais a pena à longo prazo. E outra: uma noite com pipoca, Netflix e as amigas pode ser igualmente divertido – e muito mais barato!

7. Pare de se comparar com os outros
Em tempos de redes sociais, deixar se comparar sua situação financeira com a do outros é um grande desafio, ainda mais se seus amigos não param de postar fotos em viagens e boates caras. Aí, não dá outra: a gente passa a questionar nossa profissão, nossas decisões passadas e até mesmo a forma como estamos gastando nosso dinheiro. Que tal trocar essas comparações por pensamentos positivos, como a gratidão por tudo o que você já conquistou até agora? Ao mesmo tempo, tente identificar o que, na vida do outro, chama tanto a sua atenção e tente incorporar isso na sua rotina, mesmo que numa dimensão menor. Quer viajar mais? Mesmo que o seu orçamento ainda não te permita fazer duas ou três viagens internacionais por ano, que tal começar a poupar para passar alguns finais de semana em cidades diferentes aqui dentro do Brasil? A experiência pode ser igualmente incrível!

Dicas anotadas? Não esqueça de dividir comigo nos comentários suas maiores dúvidas e dificuldades na hora de poupar ou investir seu dinheiro.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação