Menu
 4735
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
8 dicas de investimento que toda mulher precisa saber
Quando o assunto é dinheiro, investimento costuma ser o principal desafio da mulherada. Confira oito dicas simples para fazer seu dinheiro extra render sempre mais... e com segurança!

dinheiro - dicas de investimento foto de destaque

Quando o assunto é segurança financeira, receber um salário decente no fim do mês é apenas uma parte do quebra-cabeça. Existem também as contas de poupança, fundo de emergência, plano de aposentadoria…

Pensando no seu futuro e no futuro da sua família (logo, logo tem a faculdade das crianças, o primeiro carro…) separei oito dicas de ouro sobre investimento para toda mulher, independentemente da idade, carreira, família ou renda mensal. Espia só!

  1. Pense em porcentagens

Reserve 50% do seu rendimento para despesas obrigatórias, como moradia, alimentação, transporte, saúde e educação. Depois, use 30% para quitar dívidas e gastos importantes. Os 20% restantes devem ser guardados numa poupança, ou então divididos novamente: 10% para a poupança e 10% para manter o seu estilo de vida, investindo seu dinheiro em atividades de compra e lazer, além de viagens e restaurantes.

  1. Anote seus objetivos

Antes de mais nada, você precisa saber para o que está economizando. Tem vários objetivos, a curto e a longo prazo? Sem problemas! Liste todos eles em ordem de prioridade e o quanto você precisa investir para chegar lá o quanto antes.

  1. Siga sempre a ordem: dívida, aposentadoria, emergência, investimento extra

A educação financeira segue um princípio bem simples: primeiro, você paga suas dívidas a fim de liquidar qualquer juros alto que você precise pagar no futuro. Depois, foque na poupança de aposentadoria e como economizar uma quantia fixa todo mês para um fundo de emergência. Só então se permita a comprar aquela bolsa cara que você vem namorando a tempos!

dinheiro - dicas de investimento foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

  1. Você não precisa de muito dinheiro

Uma crença muito comum (e errada!) é a de que você precisa ter bastante dinheiro guardado para começar a investir. Atualmente existem diversos serviços disponíveis para te ajudar a entender sobre opções de investimento, mesmo que você só possa investir 30 reais por mês.

  1. Conheça a si mesma

Quando o assunto é dinheiro, você precisa ser capaz de deitar a cabeça no travesseiro sem perder o sono. Seus amigos podem ganhar mais que você com um tipo de investimento ou outro, mas não vale a pena se o investimento em questão for de risco e você não se sentir confortável. Sabia que a média típica de um mercado em baixa é que o valor dos seus investimentos caixa 35%? Se a ideia te aterroriza, melhor ainda não dar esse passo.

  1. Simplifique

Investir tudo em um só lugar permite que você não só acompanhe seus investimentos, como também garante que eles ainda estejam alinhados com as suas metas e expectativas a longo prazo. Esse plano também permite que sua família participe do ajuste de contas quando necessário.

  1. Divida seu investimento dentro de uma mesma empresa

Muita gente prefere dividir o valor em diferentes investimentos acreditando que, caso haja uma crise, toda a quantia não terá sido colocada numa mesma “cesta”. A atitude é segura, é verdade, mas isso não significa que pode não possa diversificar seu investimento dentro de uma mesma empresa. Cheque suas opções mais seguras, quais investimentos oferecem um rendimento maior a curto e longo prazo, como eles se adequam as suas necessidades… Nada melhor do que uma boa pesquisa para clarear as ideias.

  1. Desconfie de altos desempenhos

Os fundos de investimento negociados na Bolsa de Valores como se fossem uma ação (também chamados de ETFs) que se saíram muito bem num passado recente, aumentam a probabilidade de desempenho mais baixo no futuro. Essa variante – que os economistas chamam de “regressão à media” – não é segura e oferece muitos riscos. Com dinheiro, não dá pra brincar.

E por fim, uma última dica: por mais difícil que seja poupar e investir, mantenha-se fiel ao seu plano. Mais importante que definir suas metas e alinhar suas expectativas, é preciso seguir o plano de ação pré-estabelecido para finalmente alcançar todas elas. Você consegue!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação