8 problemas (físicos e emocionais!) que a acupuntura pode resolver

Pode confiar! Se aplicadas nos pontos certos, as agulhas da acupuntura podem amenizar dores e acabar de vez com seu problema de stress e falta de sono

0 5854

Acupuncture therapy - alternative medicine

A acupuntura tem mostrado resultados tão positivos que, apesar de ser considerada um tratamento holístico, já faz parte de alguns planos de saúde. A lista de benefícios da acupuntura é enorme. Eu faço de tempos em tempo, infelizmente não consigo ir toda semana, mas gosto muito. Que tal dar uma chance às tão famosas agulhas para tratar não apenas dores físicas, mas também distúrbios como ansiedade e falta de sono?

O método de tratamento da acupuntura é bem simples: ela trata problemas físicos, emocionais e mentais reforçando a conexão corpo-mente ao pressionar pontos meridianos do corpo. Dá uma olhada nesses oito problemas de saúde que a acupuntura pode resolver pra você!

1. Dores crônicas nas costas e no pescoço
Dores nas costas são o principal motivo para a procura pela acupuntura. De acordo com a Sociedade Americana de Dor, se você já tentou tratamentos alternativos, como massagem, yoga ou fisioterapia para tratar uma dor lombar crônica, o melhor é que procurar um acupunturista. Entretanto, para que ela funcione, não adianta fazer apenas uma sessão. Teste algumas semanas de tratamento antes de decidir se esse método holístico está realmente ajudando você.

2. Menstruação irregular
Não dá pra negar que a acupuntura tem algum tipo de influência positiva no seu ciclo menstrual. Além de aliviar o stress naturalmente causado pelo período menstrual, a acupuntura ainda traz energia e conforto para que você se sinta bem durante toda a semana. Esse tipo de impulso positivo contribui para um ciclo menstrual mais saudável, e por isso pode também ser recomendado para tratamentos de fertilidade.

3. Ansiedade a mil
Se terapia e medicamentos não funcionaram, não custa nada tentar o tratamento holístico para reduzir sua ansiedade. A acupuntura, além de aliviar sua ansiedade durante as primeiras sessões, não apresenta efeitos colaterais. Você sabia que o sistema geral do corpo se torna mais equilibrado com a acupuntura, além de diminuir seu stress diário? E o melhor: o tratamento à base da aplicação de agulhas não interfere em outros tratamentos e remédios, permitindo que você cuide de mais de uma área do corpo de uma só vez.

4. Alterações de humor
Um estudo americano mostrou que sessões de acupuntura uma vez por semana durante três meses trata a depressão de forma mais eficaz quando comparado com consultas psicológicas. O motivo? As agulhas acionam os neurotransmissores no cérebro que aumentam seu nível de felicidade, sem apresentar nenhum daqueles efeitos colaterais horríveis que vêm acompanhados em medicamentos com prescrição.

260202649-acupuntura

5. Noites mal dormidas
Ao pressionar os pontos meridianos do corpo, as agulhas estimulam o cérebro a produzir mais neurotransmissores que contribuem para o relaxamento e o sono. Pessoas com insônia, inclusive, apresentam resultados melhores em relação ao ciclo de sono equilibrado quando se tratam com métodos holísticos. Portanto, se você não tem uma boa noite de sono há meses, vale tentar a acupuntura. Ela pode, inclusive, descobrir as causas da sua insônia e ajudar você a pôr um fim no problema.

6. Alergias respiratórias
Quem sofre de problemas respiratórios, como rinite e sinusite podem até abrir mão dos anti-histamínicos se levarem a acupuntura a sério. Esse tratamento holístico não só diminui e trata os sintomas de alergias, como também impedem que eles apareçam a cada troca de estação. Para que o tratamento funcione, basta aplicar as agulhas em torno do baço, estômago e intestino grosso. Aparentemente, essas são as partes do corpo que liberam linfócitos, células de defesa do organismo que reagem fortemente contra o pólen e fazem nossos olhos coçarem e nariz escorrer.

7. Machucados antigos que ainda causam dor
Lesões de anos atrás podem voltar a assombrá-la quando você menos espera. Mesmo que você faça todo o tratamento necessário (além de hoooras de sessões de fisioterapia), alguns problemas simplesmente teimam em reaparecer, seja por causa da temperatura do dia, ou da posição que você passa sentada durante todo o expediente. Isso é muito comum entre as lesões antigas, como mini traumas, mas felizmente, com sessões de acupuntura, é possível relaxar o tecido em torno dos músculos e permitir que o colágeno se reconstrua, o que impede que a dor reapareça quando você menos espera.

8. Crises de enxaqueca
Crises de dores de cabeça são monstros incuráveis, mas um estudo realizado pela Canadian Medical Association Journal diz que a acupuntura reduz a frequência das enxaquecas e ainda traz efeitos de longa duração. Albrecht Molsberger, especialista que trabalhou no estudo, disse que este estudo deixou claro que a acupuntura deve ser usada como um tratamento primário para quem sofre desse mal.


A acupuntura também é fundamental para quem quer se prevenir de problemas físicos que vem com a idade. Pesquisas já confirmaram que oito em cada dez pessoas vão relatar dores na lombar em algum momento da vida. Por isso, faça mão das agulhas para estimular o sistema imunológico e, além de prevenir dores, evitar infecções e doenças.

Se você não tem nada a perder, não custa nada dar uma chance à acupuntura. No mínimo, você vai voltar para casa relaxada e pronta para dar uma soneca deliciosa e, quer saber? Às vezes, é só isso que a gente precisa.

Bjs,
Fabi Scaranzi