A crise não deve assustar. Procure nela uma oportunidade.

2 1245

    “Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.
                                                                                                                                          Albert Einstein

    O termo crise, do Latim “Crisis”, significa “ato de separar, decisão, julgamento, evento, momento decisivo”. Por outro lado, temos o termo “oportunidade”, que é descrito como uma circunstância ou conjunto de circunstâncias propícias para que algo aconteça. Se esses dois termos forem avaliados, é possível perceber que eles se completam.

    empreender (1)

    Recentemente, um bom exemplo a se observar é o de empresas que aproveitaram esta oportunidade em meio à crise e entenderam o que pede o novo mercado. As empresas fabricantes de lápis de cor e cadernos de pintura estão aí para provar. A febre adulta de combater o estresse “colorindo” desenhos, como terapia, ganhou corpo. As indústrias do setor (editoras, inclusive) foram afetadas positivamente pela crise. Afinal, onde há ansiedade e insegurança, métodos de relaxamento alternativo estão em alta! Daí que: encontrar as caixas de lápis de cor de 48 cores virou uma saga, de tanta procura que há por elas. E a produção tem aumentado para suprir a surpreendente demanda. O segredo está em encontrar o que está em alta e apostar nesse mercado.

    Outra boa aposta tem sido encontrada no ramo de alimentação, que sempre tem o mercado ativo, desde que o foco seja adaptado aos novos tempos. Isso porque as pessoas nunca deixam de consumir neste setor. Há sempre a procura pelo alimento e a vontade de consumir o que agrada o apetite. Mas… até aí, tudo encareceu e é preciso inovar. Os consumidores querem comer mas buscam opções mais baratas. Muitos profissionais, desempregados e com experiência no setor, apostaram na oportunidade dos food trucks… Uma moda que chegou em plena crise, estabeleceu-se e já deu certo. Há de tudo um pouco e para todos os gostos… Saladas no pote, bolos no pote, comida japonesa, wraps, especialidades mexicanas, italianas, portuguesas… Aqui houve um boom, enquanto os restaurantes tradicionais reclamam da queda de movimento. Os demitidos de um lado, correm para o outro… Novidades de alimentação práticas, rápidas e saborosas, parecem estar em alta.

    novo negócio

    O empreendedor, de verdade, sabe que todo momento pode ser um bom momento para se ter um bom negócio, basta encontrar o nicho, a oportunidade e transforma-los em negócio. Apostando na auto-gestão, somando esforços e focando objetivos, a fim de que os lucros brotem, em geral, têm obtido êxito. Precisa ter coragem, correr riscos, mas para muitos, vale a pena.

    A crise traz medo e insegurança, o que – muitas vezes – não nos deixa enxergar direito as oportunidades. Por este motivo, conseguir ter boas ideias para empreender e ganhar dinheiro, ou pelo menos sobreviver dignamente, em tempos de crise não é fácil. Mais do que coragem é preciso ter determinação e planejamento para assumir o risco e apostar em suas ideias.

    empreender

    Estude, leia, se informe, converse com as pessoas ao seu redor, descubra o que está faltando, qual a demanda do momento. Pratique sempre a arte de descobrir novas oportunidades, desta forma, quando você perceber algo excelente, esperando por você, saberá como proceder, para melhor tirar proveito dela. O Sebrae tem uma ótima equipe de assessoria gratuita e também de consultoria em novos negócios. Vale sempre procurar ajuda.

    Lembre-se: sempre que o presente parecer negativo, não se renda ao pessimismo. Relaxe, respire fundo e tente encontrar qual pode ser o lado bom da situação… pois essa é a direção que você deve tomar. E pode transformar sua vida. Reclamar e estagnar-se diante dos dragões financeiros… Isso é que não! Não é, meninas?

    Bj pra vcs,

    Fabiana Scaranzi

    • Ana Jacqueline

      Excelente! Eu também acredito que com criatividade podemos encontrar uma saída. Alguns setores vão desabar e outros vão crescer, temos que observar e agir no momento da oportunidade.

      • http://www.fabianascaranzi.com.br Fabiana Scaranzi

        @ana_jacqueline:disqus É isso aí! Não dá pra entrar nessa onda de pessimismo. Esse ano está super difícil mesmo em todos os setores… Mas temos que tentar fazer nossa parte, virar o jogo com criatividade, espera uma oportunidade e não perder o otimismo. bj pra vc!