Fechar
Fabiana Scaranzi
Menu
 5930
Afinal, café faz bem para a saúde?
Companheiro de todas as horas, o cafezinho dá aquele pique durante as reuniões de trabalho, nos ajuda a ter mais ânimo para estudar até tarde e funciona como desculpa para nos reunirmos com as amigas e colocar o papo em dia. Mas ele é saudável?

café

O café é um grande amigo dos nossos longos dias de trabalho e afazeres, seja por prazer, seja para dar aquela acordadinha. Então, que tal conhecê-lo melhor? Vamos lá… Quem já não ouviu falar que o consumo de café interfere na absorção do cálcio e pode acelerar a osteoporose? Ou que o café está associado a males do estômago, à agitação e pode causar dependência? O fato é que o café, que já foi símbolo da economia do Brasil, também pode trazer benefícios à saúde, como: redução do colesterol, auxílio no combate a doenças coronarianas, proporciona efeitos antidepressivos, reduz o risco do Mal de Parkinson, protege contra diabetes do tipo 2, desenvolve ação antioxidante e auxilia em processos de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer (cólon e reto).

Em algumas recentes pesquisas foi apontado que o cafezinho está associado a um menor risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2, pois o café contém antioxidantes que ajudam a controlar o dano causado às células que contribuem para o desenvolvimento da doença. Pessoas que bebem de quatro a seis xícaras de café por dia têm 28% menos chances de desenvolver a doença.

Um instituto localizado na Califórnia apontou, ainda, que o café ajuda a prevenir a cirrose alcoólica, doença crônica do fígado causada pelo alcoolismo. O estudo reuniu informações de 125.580 pacientes sobre o consumo de café, álcool e chá, e as comparou com registros de casos de cirrose nesses pacientes, o que demostrou que quanto maior a quantidade de café ingerido, menores as probabilidades de desenvolvimento da doença.

Então, no momento, colocado na balança, o impacto positivo do café parece superar os eventuais impactos negativos, o que nos anima a continuar saboreando a bebida. Mas devemos lembrar que o número máximo deve ser de seis xícaras por dia, para não ocorrer saturação de cafeína. E vale lembrar que o café feito em casa deve ser ingerido até 15 minutos depois de coado, senão a bebida oxida.

E você, já tomou seu cafezinho hoje?


Formada na USP e Pós Graduada na Fapes em Nutrição - Radicais livres e Antioxidantes, é nutricionista, sócia da Nutri & Consult, assessoria e consultoria em nutrição em São Paulo. Trabalha na linha funcional, indicando uma reeducação alimentar personalizada para cada paciente, se preocupando com cada caso individualmente.
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
Stay Connected
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação