Alimentos que reduzem o inchaço

Anote já as seis melhores comidas e bebidas para diminuir o inchaço e secar a barriga!

0 2801

Salmão
salmão

Se o seu problema for retenção de líquidos, escolha o peixe para sua próxima refeição. O ômega 3, não só ajuda a eliminar os líquidos através da urina, como também melhora o humor e blinda o cérebro contra problemas de memória e concentração.

Melancia
Melancia

Depois de passar a semana ingerindo sal em excesso, é normal sentir inchaço nas pernas e barriga pesadas. Se você não consegue ingerir a quantidade ideal de água por dia (dois litros!), uma alternativa é incluir no cardápio alimentos hidratantes, como a melancia, o melão e o abacaxi. As frutas não só restauram o equilíbrio dos fluidos do corpo, como também ajudam a eliminar aqueles quilinhos a mais que são resultado de pura água. E nada de ingerir água com gás, hein? As bolhas de ar só servem para aumentar ainda mais aquele pneuzinho ao lado da barriga.

Linhaça
linhaça

Se você não tem visitado o banheiro o quanto deveria, a culpa pode ser do seu intestino preso, ou preguiçoso. É aí que a linhaça entra! As pequenas sementes são ricas em fibras insolúveis e agem como laxante natural, fazendo nosso intestino funcionar exatamente como deveria. Uma alternativa para eliminar de vez o problema é polvilhar uma colher de chá de linhaça no seu iogurte ou vitamina todos os dias. A presença do alimento no seu organismo fará com que seu intestino se acostume a funcionar regularmente, diminuindo a sensação de dor e inchaço.

Chá de hortelã
hortela-pimenta

De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, a bebida à base de plantas relaxa a musculatura do trato intestinal, aliviando o desconforto e ajudando o corpo a liberar os gases aprisionados no nosso colo. Estudos realizados recentemente perceberam ainda que cápsulas de óleo de hortelã melhoram sintomas de gases, constipação e dor abdominal, além de prevenir que o problema reapareça a curto prazo.

Erva-doce
chas

Se você já comeu em um restaurante indiano, você deve ter notado que muitos oferecem uma pequena tigela de sementes de erva-doce após a refeição. A prática acontece porque a erva-doce há anos é utilizada como ajuda digestiva na Índia. Ela não só ajuda a aumentar as enzimas digestivas, como auxilia no fluxo dos alimentos dentro do nosso sistema digestivo. Se você achar que o sabor puro da semente não é dos melhores, procure cozinha-la na sua próxima refeição, ou preparar uma xícara de chá com a iguaria antes de dormir.

Iogurte
iogurte

Aquela sensação de inchaço como se você estivesse a ponto de explodir, tem uma explicação: desequilíbrios das bactérias presentes no nosso sistema digestivo! O Journal of Clinical Gastroenterology, nos Estados Unidos, após avaliar dois tipos diferentes de lactobacilos presentes nos iogurtes descobriu que eles são capazes, sim, de diminuir a gravidade do inchaço abdominal. Por isso, procure nas prateleiras do supermercado iogurtes naturais que contenham lactobacilos vivos e misture com mel ou com sua fruta preferida. Além de ficar uma delícia, você vai se sentir mais leve e confortável no próprio corpo, rapidinho.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Consultoria: Fernanda Andrade, nutricionista de São Paulo