Animais de estimação no desenvolvimento das crianças

Em dúvidas sobre adotar ou não um bichinho? Os animais de estimação podem ser grandes companheiros das crianças, além de ensinarem lições para a vida toda

0 1208

ef1d8a0001227c3984b4a0758b38b5e4

Não é mais segredo que os animais de estimação fazem bem às crianças, tanto na parte educacional, quanto ao desenvolvimento da personalidade e convívio com amigos na escola. Para a psicóloga de São Paulo, Renata Endres, a presença dos bichinhos ajuda a criança a estimular o raciocínio, coordenação motora, senso de responsabilidade e maturidade afetiva e emocional. “Mas é importante deixar claro que o animalzinho não é um brinquedo que ele poderá descartar quando se cansar de brincar. O bichinho requer atenção, cuidado e muito carinho e será uma responsabilidade para a vida toda”, explica.

A rotina de toda família também passa a ser diferente e alguns gastos terão que ser incluídos no orçamento, mas o trabalho é pequeno se comparado aos benefícios que a companhia dos pequenos pets passa a trazer, principalmente para os filhos únicos. Espia só!

Vantagens de ter um animalzinho na vida das crianças:
– Motiva a criança em outras áreas da vida, como o desempenho escolar
– Facilita a interação com outras crianças, aumentando o convívio social
– Estimula a criatividade, forçando a criança a criar brincadeiras diferentes para entreter o animal
– Combate a solidão e facilita aproximações
– Aprendem a controlar impulsos, como a agressividade
– Reduz a timidez
– Força as crianças a realizarem exercícios físicos
– Ensina às crianças a importância da responsabilidade
– Afasta os pequenos da televisão e computador
– Se adotado antes da criança completar um ano, o contato com o animal reduz pela metade o risco do pequeno desenvolver problemas alérgicos
– Ensina à criança a lidar com os fatos da vida, como reprodução e morte

O importante é garantir que essa convivência seja divertida e prazerosa para os dois. Se seu filho e seu pet se derem bem, com certeza sua casa será sempre muito feliz!

Bjs,
Fabi Scaranzi