Aprenda como tirar o visto americano

O processo para tirar seu visto americano é trabalhoso, mas dá pra fazer a solicitação apenas seguindo o passo a passo. Aprenda já como preencher os formulários, agendar as visitas, pagar as taxas...

2 527

Woman-With-Passport

Para muitas pessoas, tirar o visto para fazer uma viagem internacional gera a maior dor de cabeça. E não é à toa. Se a gente parar pra pensar em todas as etapas até que o documento seja aprovado e chegue às nossas mãos, conseguir um visto americano parece um grande desafio.

Mas, pode relaxar! Abaixo, explico o passo a passo bem detalhadinho pra você responder o questionário de solicitação de visto americano sem nenhuma crise ou dificuldade. Dá uma olhada.

1. Preencha o formulário
Preencha, em inglês, o formulário de solicitação de visto DS-160 (disponível no link: https://ceac.state.gov/genniv/).

Dica 1: Ao colocar o mouse em cima da pergunta, você verá a tradução em português.
Dica 2: Ao fim de cada página, salve o que já tiver sido feito e anote o número do “Application ID”. Ele será necessário caso precise entrar novamente no formulário. Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação.

2. Agende a entrevista
Depois que preencher o formulário, é preciso agendar a(s) entrevista(s). Para isso, crie uma conta de usuário no site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv, insira o número de confirmação DS-160 para cada pessoa que esteja solicitando o visto e siga os passos para o agendamento. Eles são bem simples de acompanhar. Se preferir, pode fazer o agendamento por telefone. Os números você encontra clicando neste link aqui: https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/contact_us

É durante este processo que você terá que pagar a taxa de solicitação do visto americano (US$ 160, no caso dos vistos de turismo e negócios). O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou por boleto bancário. Para conferir mais informações sobre as taxas, dá uma olhada neste link: https://br.usembassy.gov/pt/vistos/turismo-e-visitante/fees-portuguese/

Em alguns casos será necessário ir ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e ao Consulado, enquanto outros — como as renovações — só será preciso ir ao CASV. O próprio sistema irá informar sobre isso, pode ficar tranquila. Mas atenção: se precisar fazer as duas entrevistas, agende a ida ao CASV antes da ida ao Consulado.

Sabia que, desde 27 de janeiro de 2017, o governo de Donald Trump determinou que todos os solicitantes de visto devem passar pela entrevista no Consulado, salvo algumas exceções? São elas:

– Pessoas com menos de 14 anos e mais de 79 anos
– Solicitantes de vistos diplomáticos e funcionários de governos estrangeiros e organizações internacionais (categorias de visto A-1, A-2, G-1, G-2, G-3, G-4, OTAN-1 a -6, C-2 e C-3)
– Solicitantes que anteriormente tinham um visto na mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes do novo pedido

3. Vá ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto
No dia agendado, vá ao CASV com a confirmação do formulário 160 (documento com código de barras), o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Lá, serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma foto.

Dica: Lá não é permitido entrar com bolsas ou mochilas, e não existe um lugar pra você guardar esses pertences dentro do centro. Quem estiver com eles precisa deixá-los no carro ou em guarda-volumes privados, que costumam cobrar caro pelo serviço.

4. Vá ao Consulado
No dia da entrevista, é preciso ir ao Consulado ou à Embaixada, levando o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.

Dica: Leve com você documentos que mostrem vínculos com o Brasil e que comprovem que o solicitante pretende deixar os EUA depois da visita. Não há uma lista oficial de documentos desse tipo, mas esses são alguns bons exemplo: carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, holerite, certidão de casamento, extratos bancários, passaportes anteriores, documentos de veículos, escrituras, cartas de empregadores ou instituições que estejam convidando para a viagem.

5. Espere o visto chegar
Seu visto americano chegará em até dez dias úteis após a entrevista. Para checar o status da solicitação acesse o link: https://ceac.state.gov/CEACStatTracker/Status.aspx?eQs=WwjqOlbeRYzCYubaSQI+RA==

Os passaportes serão devolvidos de acordo com a opção de entrega que você solicitou ao longo do processo de agendamento. É possível pedir para retirar o documento no CASV ou recebê-lo em casa. A retirada no CASV pode ser feita pelo próprio solicitante ou por terceiros. Mais informações sobre essa parte do processo você encontra aqui: https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/courier

Ainda ficou alguma dúvida? A página http://brazil.usvisa-info.com pode te ajudar com ainda mais detalhes.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: G1