Cabelos coloridos: 12 dicas para fazer a tintura durar mais

Alguns cuidados são fundamentais para manter a cor dos cabelos nos fios tingidos, principalmente no verão. Anote nossas dicas e consiga cabelos coloridos por muito mais tempo

0 10523
É possível, sim, tingir os cabelos e ter fios saudáveis e brilhantes como os da Gisele!

É possível, sim, tingir os cabelos e ter fios saudáveis e brilhantes como os da Gisele!

Depois de tingir os cabelos, é natural bater aquela preocupação: como fazer para a cor durar mais? ( até porque é tão caro fazer tintura, né? E parece que no verão o problema multiplica, principalmente por causa da exposição constante ao sol, água do mar e cloro de piscina. Para garantir que você consiga fios coloridos por muito mais tempo, separamos algumas dicas para você seguir à risca. Anote aí!

1. Faça uma boa análise sobre seu cabelo antes de aplicar a coloração
Quem dá a dica é a embaixadora da L’Oréal Professionnel, Jô Nascimento. A profissional explica que é imprescindível que o cabelo esteja saudável antes de pintá-lo, já que fios com pouca resistência (os famosos “fios elásticos!) não irão segurar os pigmentos da tintura tão bem, por isso é indispensável avaliar se suas madeixas estão preparadas para passar pelo processo químico.

2. Invista em produtos de qualidade
Hoje em dia, existem muitos tipos de colorações no mercado, que variam, não somente em preço, mas em qualidade. Por isso, escolha sempre produtos com maior tecnologia e melhores ingredientes. O resultado? Cabelos saudáveis e coloridos por muito mais tempo.

3. Cuidados na hora de lavar
Jô Nascimento chama atenção para o uso de shampoos e condicionadores próprios para fios coloridos, que tem em sua composição, substancias capazes de prolongar o efeito da tinta nos cabelos. É importante também evitar água muito quente. “Assim você impede que os fios ressequem e desbotem”, explica.

Uma dica: jamais lave os cabelos com shampoo logo após a aplicação da tinta. Ele retira os pigmentos da coloração, fazendo com que ela desbote mais facilmente. Limpe os fios com água fria e condicionamentos nos primeiros dois dias após a coloração. Uma vez por semana, procure substituir o condicionador por uma máscara de hidratação, já que fios hidratados seguram a cor por mais tempo, além de ficarem mais macios e brilhantes.

A atriz Marina Ruy Barbosa toma todos os cuidados para manter o ruivo dos cabelos sempre impecáveis!

A atriz Marina Ruy Barbosa toma todos os cuidados para manter o ruivo dos cabelos sempre impecáveis!

4. Atenção redobrada no verão
É natural que a coloração desbote mais rápido no verão, principalmente por causa do contato direto com sol, mar e cloro de piscina. Portanto, durante essa estação, aposte em produtos que contenham antioxidantes e filtro solar. Essas substâncias não só blindam os fios contra fatores externos, como mantém os cabelos super hidratados. Se os fios forem muito loiros, o cloro da água provavelmente vai resultar em um ressecamento muito forte. Então, é fundamental investir em uma hidratação pesada logo após sair da água para fazer a tintura durar mais.

5. Secador e chapinha com moderação
Segundo a cabeleireira, o uso de ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss, aumentam os danos nos cabelos coloridos, principalmente se não estiverem protegidos antes da aplicação dos aparelhos. O ideal é que você passe em todo o comprimento os fios produtos com proteção térmica, como sprays termo-modeladores, que têm o poder de proteger os cabelos e mantê-los sempre saudáveis e hidratados, mesmo em contato com a alta temperatura dos modeladores.

6. Não esqueça de hidratar os fios
Se seu cabeleireiro ainda não te ensinou sobre a importância da hidratação regular, a gente explica: você tem que hidratar os fios de maneira correta, principalmente se seu cabelo tiver passado por tintura, reflexo, luzes ou ombré hair. Frequente o salão a cada 15 ou 20 dias para fazer um tratamento de hidratação intensa, bem diferente daqueles feitos em casa. Em seguida, continue você mesma cuidando dos cabelos, usando ampolas restauradoras duas vezes por semana.

O loiro platinado da cantora Rita Ora, exige cuidados redobrados no verão.

O loiro platinado da cantora Rita Ora, exige cuidados redobrados no verão.

7. Comece aos poucos
Se eu cabelo é virgem e livre de qualquer produto químico, comece o processo de colocação aos poucos. Vá de mechas californianas ou ombré hair se deseja mudar o visual, sem ficar escrava do retoque mensal da tintura. Em geral, essas técnicas podem ser retocadas apenas a cada seis meses. Bem mais práticas!

8. O poder da cauterização
Faça uma cauterização nos fios uma vez por mês. Ela devolve a queratina que os cabelos perderam por causa da química, além de selar as cutículas e fixar a tintura.

9. Evite a todo custo
Procure evitar usar shampoos de limpeza profunda, principalmente logo após de pintar os cabelos, já que ele abre a cutícula dos fios e faz com que a química dure menos.

A hidratação semanal ajuda a manter o brilho do cabelo roxo da cantona Katy Perry.

A hidratação semanal ajuda a manter o brilho do cabelo roxo da cantona Katy Perry.

10. Troca inteligente
Quanto mais vezes você lavar os cabelos, mais a tintura será removida dos fios. Portanto, para garantir madeixas coloridas por mais tempo, Jô recomenta shampoos a seco. O spray evita o contato do seu cabelo com água e shampoo, diminuindo a quantidade de lavagens, fazendo assim a tintura durar mais.

11. Parta para o plano B
Entre uma tintura e outra, que tal recorrer às mascaras tonalizantes? Elas devolvem a cor e o brilho dos fios progressivamente e são muito menos agressivas, o que ajuda a manter a saúde dos cabelos.

12. Santos finalizadores
Procure sempre usar finalizadores com proteção térmica para evitar a oxidação dos pigmentos da tinta. A maquiadora dá o conselho: tenha sempre um leave-in à base se silicone ou óleo de argan na bolsa! Eles duram de três a quatro horas e, se passados do comprimento dos fios até as pontas, vai ajudar seu cabelo a suprir a falta de algo que ele naturalmente precisa: a oleosidade natural dos fios, perdida em meio à tantos produtos químicos.

Dicas anotadas?

Bjs.
Fabi Scaranzi

*Imagens: Pinterest