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Cansaço mental: 3 dicas para você se sentir menos sobrecarregada instantaneamente
Se você já acorda se sentindo cansada, a culpa pode estar na quantidade de compromissos que tem assumido diariamente. Veja o que fazer pra relaxar rapidinho.

saúde - cansaço mental foto destaque

Basta darmos uma olhadinha na agenda para nos sentirmos imediatamente sobrecarregadas com tudo o que temos que fazer. Infelizmente, vivemos em uma sociedade que nos encoraja a assumir o máximo de tarefas e compromissos possível, aí, não tem jeito: sentir um cansaço mental no fim do dia é inevitável. Eu sei bem!

E o problema não para por aí! Além do cansaço mental, é normal nos sentirmos estressadas, com dificuldade para dormir, apresentarmos problemas de digestão, ansiedade, taquicardia e muito mais.

Se você passa por isso constantemente, aqui vai a boa notícia: é possível, sim, nos sentirmos mais leves e relaxadas, mesmo com o dia cheinho pela frente. Espia só minhas dicas!

1. Divida as tarefas por etapas

O truque é simples, mas o efeito é imediato. Durante um dia ou uma semana inteira, deixe de enxergar os compromissos da sua agenda como um todo e concentre-se em uma tarefa de cada vez. O motivo? Cientistas explicam que quando pensamos dessa forma, nosso cérebro foca na organização ao invés do caos. Resultado: mais motivação e menos estresse.

2. Identifique a causa

Mais do que focar nas suas tarefas, é importante descobrir o que tem feito com que você se sinta tão sobrecarregada. É o trabalho? As tarefas domésticas? Os filhos? O cansaço mental só aparece depois de um fluxo intenso de compromissos acontecendo ao mesmo tempo e que exigem não somente muito do seu tempo, mas também da sua energia física, mental e emocional. Uma vez que você percebe que as tarefas de casa, por exemplo, são o que te deixam mais exausta, tente delegar algumas delas para o marido e os filhos e estabeleça limites para o que você é capaz de fazer diariamente. Lembre-se que o mundo não vai acabar se você deixar a louça do jantar para lavar no dia seguinte caso esteja se sentindo muito cansada, ok?

3. Pause o relógio por 30 minutos

É isso mesmo! Principalmente depois dos 30, cuidar de si mesma e colocar-se em primeiro lugar quando necessário é importantíssimo. Aliás, você não conseguirá fazer o melhor pela sua família ou pelo seu trabalho se não estiver se sentindo bem, física e mentalmente.

Por isso, mesmo que o caos esteja se formando lá fora, reserve pelo menos 30 minutinhos do seu dia para cuidar de si mesma, seja cuidando da pele, unhas e cabelo, ou fazendo uma massagem, colocando a leitura em dia, tirando um cochilo ou até não fazendo absolutamente nada.

A princípio, parece difícil dar prioridade para hobbies ou alguns minutos de descanso no meio de uma agenda lotada, mas eu garanto: misturar as responsabilidades com diversão e lazer é ferramenta fundamental para recarregar as energias e relaxar instantaneamente.

saúde - cansaço mental foto de dentro

 

E atenção para uma última dica: se mesmo depois de dividir as tarefas em etapas, delegar algumas funções e curtir alguns minutos de folga você se mantiver em estado constante de cansaço mental, vale a pena procurar a ajuda de um especialista. Um lugar privado e imparcial para falar sobre suas questões pessoais e profissionais pode ser reconfortante, além de gerar uma sensação de alívio imediata. Não ter medo de se colocar em primeiro lugar é um grande passo para quem deseja alcançar seus objetivos mantendo sempre sua saúde e sanidade mental.

Bjs,
Fabi Scaranzi


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