Casamento pode fazer bem para a pressão sanguínea

Mais do que o sentimento de amor e felicidade, estar em um relacionamento sério faz bem ao coração… Mesmo!

0 902

 

.

Trocar alianças nunca foi tão bom… Até mesmo para a nossa saúde! (Flickr)

A novidade foi divulgada pelo The Journal of Hypertension, onde pesquisadores da Harvard Medical School avaliaram a pressão de um grupo de 325 adultos durante os momentos de sono durante dois anos.

Com a pesquisa – que já desconsiderava fatores básicos, como status socioeconômico, idade, dieta e índice de massa corporal – ficou comprovado que pessoas casadas, principalmente os homens, têm pressão mais baixa durante a noite que os solteiros (será que tem alguma coisa a ver com dormir agarradinho com alguém?) , por isso, apesar de bem discretos, os resultados atingiram um nível significativo nas estatísticas.

Sim, a causa dessa diminuição na pressão sanguínea pode ser o casamento, já que o apoio do parceiro ajuda a pessoa a controlar melhor o nível de stress, dividir problemas, etc. Entretanto, para o cardiologista Sílvio Reggi, da Universidade Federal de São Paulo, o resultado vai além do apoio que casais oferecem um ao outro. Juntos, também se incentivam a cuidar da saúde: “Pessoas comprometidas se alimentam melhor e se exercitam mais, pois contam com o estimulo e a companhia do parceiro para manterem a boa forma. Já os solteiros, principalmente os homens, tendem a ser mais negligentes com a alimentação e exercícios físicos”, explica.

Por isso, se você procurava motivos para engatar uma relação, pode mudar já seu status de relacionamento nas redes sociais. Além da felicidade de encontrar um amor e achar alguém com quem dividir os melhores momentos da vida, o relacionamento ainda ajuda a manter a saúde do seu coração em dia.