Cinco exercícios rápidos de meditação

Se falta tempo para praticar uma meditação completa, reserve cinco minutinhos na agenda para exercitar pelo menos um dos seus sentidos do corpo. As benefícios para corpo e mente são imediatos!

1 3151
Pratique a meditação para ativar os cinco sentidos

Pratique a meditação para ativar os cinco sentidos

 

Não consegue se concentrar o suficiente para meditar de corpo e alma? Tudo bem, no começo não é fácil mesmo. Mas, reserve os próximos cinco minutos para fazer apenas um dos exercícios abaixo: cada um deles trabalha um sentido do corpo — juntos eles formam um programa de meditação completo. Fazendo um deles por dia, por uma semana, você vai introduzir a prática na sua rotina aos poucos até que encontre tempo para mergulhar de vez na meditação, que só tem benefícios para a saúde mental, emocional e espiritual.

1. Audição
Baixe um dos app de meditação que sugerimos na matéria dos aplicativos e escolha uma música bem tranquila para servir como mantra. Com os olhos fechados, concentre-se na melodia e perceba a sensação física que os sons provocam em você, enquanto equilibra o ritmo da música com a sua respiração.

2. Visão
Acenda uma vela e posicione-a a altura dos seus olhos. Tente focar sua atenção nas cores e na forma como a chama se movimenta. O objetivo aqui é não piscar até sentir os olhos lacrimejarem. Depois, feche-os e concentre-se na imagem que mentalmente você continuará visualizando.

3. Olfato
Essências estão liberadas neste exercício. Pingue três gotas de um cheirinho suave e do que você mais goste em um algodão e com os olhos fechados, leve-o até o nariz e inspire profundamente e devagar. Em seguida, afaste-se e sinta o cheiro desaparecer. Repita o exercício quantas vezes precisar se concentrando nas sensações trazidas pelo aroma. O mesmo vale para incensos e sachês perfumados.

4. Tato
Coloque uma pedra em água e sal grosso e deixe-a ao ar livre durante uma madrugada inteira. De manhã, enxague e coloque-a algumas horas no sol. Com os olhos fechados, segure o objeto e sinta sua temperatura e textura, movimentando-o pelos braços e pescoço.

5. Paladar
Se você precisa de mais um motivo para comer um pedaço de chocolate, aqui está: deixe o alimento derreter na boca. Sinta sua textura e sabor, percebendo inclusive como seu corpo reage a essas mudanças. O exercício deixará seu sentido aguçado e pode ser realizado posteriormente com frutas e outros doces.