Menu
 4336
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Como aproveitar o Natal para impulsionar suas vendas
Aprenda o passo a passo de um plano de ação especial para datas comemorativas e aumente suas vendas rapidinho!

Exibindo Nota fotográfica

Natal e Réveillon costumam trazer novos ares para quem é empreendedora. Assim como Dia das Mães, dos Pais, Namorados e Dia das Crianças, essas duas datas comemorativas movimentam o comércio e colaboram para fechar o ano no azul.

E não estou falando apenas em vendas, não, viu?! O Natal, principalmente, ajuda a consolidar sua marca, a alcançar novos clientes e até mesmo a expandir sua rede de contatos. Bom, né?

Entretanto, o trabalho não se faz sozinho. Para impulsionar suas vendas nesse final de ano é preciso planejar cuidadosamente algumas ações e, principalmente, tomar cuidado para não cobrar taxas abusivas (especialmente no frete para quem faz compras online) ou descontos enganosos.

Como aumentar suas vendas no fim do ano com o Natal. Aprenda o passo a passo!

1º passo: crie um plano de ação

Aproveite esses dias antes do Natal para fazer uma planilha com tudo o que envolve o seu negócio:

– Fornecedores

– Identidade visual

– Divulgação

– Linha de produção

– Novas coleções

– Serviço de entrega

– Atendimento

– Controle de estoque

Agora, crie um cronograma para garantir que cada um dos tópicos acima está em dia. Será que você tem estoque suficiente para atender a demanda de fim de ano? Sua divulgação nas redes sociais está atingindo o público alvo? É possível negociar com os fornecedores valores mais em conta devido ao aumento no número de material?

Com tudo isso resolvido, agora é a hora de definir em quais datas serão oferecidas ofertas especiais. Ao determinar essas datas com antecedência você não apenas tem tempo de sobra para trabalhar todos os setores da empresa e criar uma campanha diferenciada, como também prepara seus consumidores para curtirem todas as vantagens que você vai oferecer de maneira organizada e consciente.

Não se esqueça que as datas comemorativas só impulsionarão sua venda se forem feitas de maneira eficiente, com qualidade tanto na produção, quanto na entrega e atendimento. Todo serviço feito de maneira impulsiva e sem planejamento tende a manchar negativamente o nome da empresa, não importa qual seja o setor ou a época do ano.

2º passo: coloque a mão na massa

Ações definidas, agora é a hora de colocar seu plano em prática. Como? As ideias são infinitas. Dá uma olhada nessa listinha de sugestões:

– Concursos nas redes sociais

– Promoções no preço de certos produtos

– Diminuição ou exclusão do frete

– Brindes

– Kits

– Lançamento de uma linha de produtos exclusivos

A escolha por essas ações vai depender não somente da sua área de atuação, mas também do tipo de serviço ou produto que você oferece ou até mesmo do tema da comemoração.

Outro passo importante é calcular qual deve ser o aumento da demanda. Assim, você cria uma noção dos esforços (e material!) extras que vai precisar disponibilizar e não corre o risco de ficar com falta (ou excesso!) de estoque.

Exibindo Nota fotográfica

3º passo: arrase na divulgação

A divulgação, tanto online, quanto presencial é superimportante para que suas vendas cresçam durante datas comemorativas, como Natal, Réveillon, Carnaval… E não pense que só alimentar suas redes sociais é suficiente, viu? Aqui estão algumas sugestões de campanha online e offline pra você colocar em prática!

– Posts no Facebook com novidades da loja, fotos do produto, eventos, promoções, descontos, coquetéis…

– Posts e concursos no Instagram

– Folhetos de propaganda

– Cartões impressos para serem distribuídos em outros estabelecimentos

– Cupons de desconto

– Outdoors

4º passo: avalie os resultados

Não pense você que a partir do dia 26 de dezembro seu trabalho está encerrado. Com o fim do Natal (ou de qualquer outra data comemorativa) é chegada a hora de avaliar os resultados, as queixas, as trocas e principalmente, os aspectos positivos da sua campanha. Dessa forma, você pontua o que precisa ser ajustado no futuro e descobre se um marketing sazonal é mesmo a melhor ação para o seu tipo de negócio.

Calcule o lucro final, se ele alcançou o valor esperado, quais imprevistos surgiram no meio do caminho e quanto essa campanha custou ao seu negócio como um todo (fornecedores, propaganda, entrega…) Dessa forma – e levando em conta qual foi a avaliação média do seu público – fica mais fácil tomar decisões mais assertivas no futuro.

Bom negócio muito além do Natal

Uma vez que você aprendeu como se planejar e colocar suas métricas em prática nesse Natal, outras datas comemorativas podem ser trabalhadas da mesma forma, desde que elas tenham a cara do seu público. Por exemplo: você trabalha com o artesanato de brinquedos? Pode criar um planejamento semelhante para Festas Juninas e Dia das Crianças. Tem uma loja online de roupas femininas? Pode criar promoções para o Réveillon, Dia dos Namorados… O segredo está apenas em identificar qual é a cara do seu público e como criar ações diretas para ele.

Bjs,
Fabi Scaranzi

 

*Imagens: Shutterstock

*Fonte: imulherempreendedora.com.br


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação