Menu
 3097
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Como conservar sua coleção de livros
Não basta ter um enorme carinho pela coleção de livros na sua estante. Com o tempo, alguns deles acabam apresentando odor forte e sinais de bolor, é normal. Mas não é preciso se desesperar: nove dicas infalíveis vão mudar o desfecho dessa história!

20160223-124798830-1-1

Dá uma tristeza quando encontramos nosso livro preferido com as páginas amarelas e tão soltas que quase já fizeram a história perder todo o sentido… Mais que isso, alguns livros acabam criando um cheiro tão forte graças ao bolor, que atraem traças e fungos, comprometendo o estado da obra. Triste, né? Mas a ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro) conta como deixar seus livros em bom estado novamente. Você não precisa mais pensar em dar um fim das histórias que mudaram sua vida!

1. Móvel
Escolha estantes abertas, deixando que o ar circule pelos livros facilmente. Assim, você diminui o acúmulo de poeira nas obras que já foram lidas e quase não são mais tocadas. Se seus livros estiverem organizados em pé, deixe um espaço entre eles e o fundo da estante ou parede. Essa distância possibilite que o ar circule entre as obras, diminuindo as chances de aparecimento de fungos e bolor.

2. Luz
Coloque sua estante de livros em locais que não recebem iluminação direta, tanto de lâmpadas quanto solar. A luz, natural ou artificial, faz com que os livros fiquem amarelados e desbotados. Se você tem o costume de guardar jornais e revistas (que tendem a amarelar mais rapidamente), uma dica é guarda-los em caixas ou até mesmo encaderná-los.

3. Truque caseiro
Espalhe pedaços de algodão embebidos em terebintina próximos aos livros. O produto tem ação antifúngica. Para melhores resultados, troque-os a cada dois meses.

4. Mau cheiro
Depois de muito tempo guardados, é natural que o livro fiquei com um cheiro bem forte e ruim. Para se livrar do odor, deixe-o aberto em local seco e ventilado naturalmente por algumas horas, folheando as páginas para garantir que todo o livro fiquei arejado.

livros1

5. Limpeza
Uma boa forma de limpar páginas emboloradas de um livro, é passando delicadamente uma toalha seca sobre elas. Se as manchas estiverem muito impregnadas, espalhe uma camada de maisena e deixe o livro tomar ar, em pé, por algumas horas. Depois é só tirar o pó.

6. Poeira
Passe delicadamente um espanador de plumas sobre seus livros pelo menos uma vez por semana. Isso impede que a poeira acumulada sobre a obra escureça o corte e se instale no meio das folhas. Uma vez por ano, limpe os livros por dentro, passando um pincel achatado de cerdas macias perto da costumas, apenas nas 10 páginas iniciais e finais. Caso ele esteja muito sujo, faço o mesmo em todas as outras páginas.

7. Remendos
Consertar livros com fitas adesivas, como crepe e durex, não é uma boa ideia. Com o passar do tempo a cola solta da fita, manchando todo o livro e aumentando a acidez das páginas. Se você notar que seu livro está começando a desmontar, o ideal é procurar ajuda de um profissional para um possível reparo.

8. Na horizontal
Se a única fora de organizar os livros na sua casa, é empilhando-os deitados, certifique-se de que todos tenham o mesmo tamanho. Caso eles sejam de tamanhos diferentes, o ideal é fazer uma pirâmide, colocando os maiores na base e os menores no topo. Mas não abuse na quantidade de livros, pois, com o tempo, o peso danificará aqueles que estiverem embaixo.

9. Memórias
Mesmo parecendo um lugar ideal para guardar suas lembranças mais especiais, nunca coloque flores, plantas, papéis de bombom, ingressos de cinema e similares dentro dos livros. Com o tempo eles começam a soltar tinta, manchando as páginas e facilitando o aparecendo de fungos e bichos nas obras.

Dicas anotadas?

Bjs e boa leitura,
Fabi Scaranzi

*Imagem: Pinterest


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação