Fechar
Fabiana Scaranzi
Menu
 1571
Como economizar energia elétrica no verão
Com pequenos reajustes nos seus eletrodomésticos você consegue economizar energia, salvar o planeja e diminuir o valor da sua conta de luz!

38932.55408-terceiro-pino-tomada 2

Com esse calor, não tem como: a gente deixa o ar condicionado ligado o dia inteiro, não sai debaixo do chuveiro, abre e fecha a geladeira várias vezes ao dia… mas você sabia que no verão o consumo de energia elétrica aumenta até 28%? Pois é! E, com isso a conta de luz, assim como a temperatura, vai lá pro alto! Por isso, fui atrás de descobri algumas maneiras de sobreviver aos dias quentes de verão evitando desperdícios não só para o seu bolso, mas também para o planeta!

De acordo com a Cartilha de Dicas de Energia Para um Mundo Melhor, da PROCEL, tomando algumas medidas básicas com os principais eletrodomésticos da nossa casa, é possível reduzir nosso consumo mensal de energia. Atenção as dicas:

Chuveiro elétrico
Quanto consome por mês: 35% de energia
Como reduzir: Não deixe seu tempo em baixo do chuveiro passar de seis minutos e lembre-se de sempre fechar a torneira ao se ensaboar. Nos dias mais quentes, mude a chave para a posição “verão” e, se for comprar um chuveiro novo, opte sempre pela menor potência (2 a 6 Kw). Dessa forma, é possível economizar energia em até 30%.

Geladeira de duas portas
Quanto consome por mês: 27%
Como reduzir: Mantenha sempre o equipamento longe da luz do sol e do calor de eletrodomésticos como fogão e microondas. Além de deixa-lo a uma distância de 15 cm da parede para o ar circular. Se possível, abra a geladeira o mínimo possível e não deixe o gelo atingir 0,5 cm de espessura. E atenção: geladeiras com mais de 10 anos de uso consomem o dobro de energia.

Ventiladores e ar condicionado
Quanto consome por mês: 8,5%
Como reduzir: Diferente do que todo mundo pensa, não é o tamanho ou a quantidade de pás que interfere no consumo de eletricidade, mas sim a velocidade que você escolhe tanto para o seu ventilador, quanto para o ar condicionado. Sabia que um ar condicionado com potência de 7500 BTUs, ligado por 8 horas, consome o mesmo que 10 ventiladores? Por isso, na hora de usá-lo, certifique-se de desbloquear as saídas de ar e manter portas e janelas sempre fechadas.

vz

Computador
Quanto consome por mês: 7%
Como reduzir: Colocar seu computador em modo “hibernar” ao invés de desliga-lo completamente, pode até poupar seu tempo, mas redobra seu gasto com energia elétrica. Evite também deixar seu notebook carregando durante a noite ou quando está fora de casa. O melhor é sempre tirá-lo da tomada assim que ele completar sua carga de bateria. O mesmo vale para carregadores de celulares, iPods e baterias de câmeras digitais.

Microondas
Quanto consome por mês: 6,5%
Como reduzir: Uma boa medida para economizar energia é lembrar sempre de descongelar naturalmente os alimentos antes de coloca-los no microondas, nem deixa-lo em stand-by (o mesmo vale para relógios, aparelhos de DVDs, sons e videogames). Desligue sempre o microondas da tomada após o uso.

TV
Quanto consome por mês: 4,8%
Como reduzir: Sabia que o modo stand-by continua consumindo energia, mesmo com a tela da televisão desligada? Por isso o melhor é sempre desligar completamente o aparelho no botão “power”. E se você achar que já está na hora de trocar seu eletrônico, opte por uma TV LCD, que é muito mais econômica.

Lâmpada de 60 W
Quanto consome por mês: 4,2%
Como reduzir: A melhor maneira de economizar energia elétrica na iluminação da sua casa é trocando as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas. Como ela consome até 70% menos energia, em três meses você recupera o investimento, já que esse tipo de lâmpada é um pouquinho mais caro.

lampada-lampadas-1411590970915_615x300

Ferro de passar
Quanto consome por mês: 3,5%
Como reduzir: Nada de ficar passando uma peça de roupa por vez, sempre que sentir vontade de usá-la. Procure acumular o máximo de roupas possível e, então passe todas de uma vez só. O motivo? O ferro consome muita energia no aquecimento inicial. Portanto, cuide primeiro das peças delicadas, depois das que necessitam de temperatura alta e, com o ferro desligado, passe aquelas que com um leve toque do ferro em temperatura morna já se desfazem das marcas do amassado.

Secador, babyliss e chapinha
Quanto consome por mês: 2,5%
Como reduzir: Para diminuir o tempo de uso, procure enxaguar bem o cabelo com a toalha antes de ligar o secador. E somente quando os fios estiverem totalmente secos, use a chapinha e o babyliss. Assim, você garante uma maior proteção aos fios e não precisa repetir tantas vezes o processo de alisamento ou cachos.

Máquina de lavar
Quanto consome por mês: 1%
Como reduzir: Por causa do calor, acabamos trocando de roupa mais vezes ao dia. Para evitar desperdício de energia, junte o máximo de peças e pule a função “pré-lavagem”. A água fria economiza 90% a mais que a quente.


E não custa nada lembrar:
procure realizar o máximo de tarefas que precisem de corrente elétrica fora do horário de pico (entre 18h e 21h). O melhor é aproveitar o horário de verão e cumprir toda a sua agenda usando apenas a luz do dia. E se for viajar, não se esqueça de desligar a chave-geral da sua casa, ok? Assim nenhum aparelho fica ligado à toa, porque até mesmo aquela luzinha pequena da sua TV a cabo faz uma diferença enorme no valor da sua conta de luz no fim do mês.

O planeta agradece!

Bjs,
Fabi Scaranzi


FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
Stay Connected
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação