Menu
 1431
Como encarar críticas de maneira positiva
jeshoots-com-523925-unsplash

(Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash)

O Instagram é o novo termômetro de popularidade. Da para saber quanto a pessoa é querida ou, no caso, “seguida”, pela quantidade de curtidas e interações que recebe a cada foto. Basta uma imagem com poucos likes ou algum comentário negativo para abalar a sua autoestima.

É, a internet tem dessas: ao mesmo tempo em que aproximou todo mundo, também permitiu que as pessoas aprovem e desaprovem a vida alheia com bastante facilidade. Sim, é impressionante a velocidade com que críticas circulam atualmente — tanto as boas como as ruins. Segundos após clicarmos “enviar” numa rede social, dezenas, centenas, milhares de internautas têm acesso ao nosso post. O grande problema? Nem todos concordam conosco e, portanto, nem sempre o que comentam é agradável de ler. O mesmo vale para o trabalho: como encarar o feedback negativo do chefe com profissionalismo, sem espumar de raiva e colocar tudo a perder? É, não é fácil.

Para lidar com comentários ácidos sem seu mundo cair ou abalar a autoestima, a psicóloga e master coach Jael Klein Coaracy, autora do livro Vai Dar Certo – Atitudes de Alto Impacto Para Mudar Sua Vida (Best Seller), dá as dicas:

1. Evite reações impulsivas. Jael explica que, quando uma de nós fica muito brava, ou se sente diminuída por uma crítica, a primeira medida é olhar para dentro e se perguntar: “De que forma isso mexe comigo? O que significa para mim?” Isso porque muitas vezes o que incomoda não tem a ver com o outro disse ou digitou, e sim com nossos sentimentos de carência, rejeição, vaidade… Quando você traz o foco para si mesma, controla melhor o impulso de agredir de volta automaticamente, sem refletir ou ponderar.

2. Aja como uma jogadora. “Muitas vezes, o que foi falado numa roda de amigos ou colocado na rede social não chamaria a atenção… não fossem as reações emocionais que desencadeiam discussões”, reforça Jael. “Foi para o play, tem que brincar. Nada de tomar tudo pessoalmente, como se tivesse um ego imenso e de cristal. O que vai mudar na sua vida se alguém não gostou de como se vestiu para uma festa? Nada. Daqui a uma semana, um mês, o que fulana comentou terá importância? Então, é preciso se distanciar emocionalmente da crítica para não colar emoções distorcidas.”

3. Afaste-se por um tempo. É prudente deixar a rede social ou o celular de lado por um tempo, afastar-se daquele que veio com sete pedras na mão… até esfriar as emoções. “Espere a poeira baixar para avaliar racionalmente o que leu ou ouviu. Diante de provocações virtuais, o modo mais fácil de acabar com polêmicas é não se manifestar a respeito. Nunca lavar roupa em público. Quanto menos resposta dermos a quem quer nos atacar, melhor”, sugere Jael.


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação