Menu
 7836
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Como fazer um piquenique com as crianças

pic6

Quando o tempo está bom e você tem um dia de folga, não há nada melhor que um bom piquenique. Pode ser inclusive num feriado prolongado como este, desde que a chuva não se intrometa para estragar os planos. Mas se não der, guarde esta receita fácil de como organizar um piquenique para ser divertir com a família e os amigos! Vamos tentar reunir algumas instruções rápidas e básicas para a preparação de um piquenique, além de uma lista útil que pode ser copiada e modificada de acordo com suas necessidades.

Tenha uma “cesta de piquenique” em mãos para facilitar as coisas. Pra começar, carregue-a com pratos e guardanapos, utensílios plásticos, um abridor de garrafas e um saca-rolhas. Vamos incluir também recipientes plásticos de alimentos, elásticos, sacos e outros não-perecíveis que vão ser úteis também. Guarde na caixa uma cópia de suas receitas de piquenique favoritas para qualquer ocasião. E ao preparar leve em consideração o que vai ser importante para que a ideia do piquenique dê certo e agrade a todos.

pic3

  • Pense tanto no conforto quanto na comida.
  • Se você pensa em sentar no chão, certifique-se de levar travesseiros, almofadas ou cadeiras.
  • Leve guarda-chuvas caso o tempo esteja instável, para uma retirada rápida e estratégica.
  • Certifique-se de que a toalha escolhida é grande o suficiente para sua família. Caso contrário, tenha espaço o bastante para que todos se espalhem um pouco. Muito espaço é bom, e dificulta o trabalho das formigas (sim, elas podem estar presentes e, em geral, vão querer um pouco de sua comida).
  • Compre antecipadamente. Prepare todos os ingredientes antes do dia do evento, mas deixe para preparar os alimentos o mais tarde possível, para que tudo esteja fresco e gostoso. Caso pense em refeições de verdade, certifique-se de refrigerá-las bem para que não estraguem. O ideal são sanduíches leves. Dão menos trabalho.
  • Pense em acessórios para brincadeiras. Jogos de tabuleiros, frescobol e frisbees são divertidos. Pense em atividades que possam envolver todos.

pic12

Um piquenique em família oferece muitas oportunidades para diversão: correr, jogar bola, molhar o pé no rio (ou no mar, se estiver na praia), ou até ir pescar. Leve sempre um kit de primeiros socorros só pra evitar sustos em caso de tombos ou picadas de inseto. Não esqueça do protetor solar, para todos, repelente, antissépticos, band-aids – coisas simples para estar prevenida.

pic10

Dicas
Você pode comprar capas de bolos para manter a comida livre de insetos. Elas se fecham bem e são uma ótima ideia.
Use objetos não-descartáveis se possível. É ecologicamente correto, mas antes de tudo, dá um clima mais agradável a essa reunião familiar. Caso você se preocupe com o estado de seus pratos favoritos, compre outros pratos baratos que possam fornecer uma atmosfera vintage e eclética ao seu piquenique.
Chá, café, sucos e refrigerantes tem um sabor ainda melhor em recipientes de vidro ou metálicos.
Papel alumínio, tão utilizado na cozinha, também pode, ao ar livre ser um bom aliado.

pic7

Materiais Necessários

  • Toalha, tapete ou cobertor- para forrar o local onde você vai colocar o lanche a ser servido.
  • Guardanapos, pratos, talheres e tigelas.
  • Canecas, copos e taças.
  • Tábua de corte para pães e queijos.
  • Faca de pão e talvez outra faca afiada para fatiar frutas e vegetais.
  • Pinças para servir.
  • Recipientes para alimentos.
  • Papeis-toalha.
  • Garrafa térmica para manter a temperatura das bebidas.
  • Molhos favoritos, picles e condimentos.
  • Sacos de lixo.
  • Lenços, tecidos e toalhinhas.
  • Recipientes para restos: saquinhos, tubos plásticos e jarras.
  • Chapéus.

pic11

O lugar

Antes de tudo, escolha um local que tenha muita natureza e espaço para os pequeninos poderem brincar à vontade. Se houver playground ou outras atividades como o pedalinho e quadras de esportes, melhor ainda. Mas se não houver nada disso, bastam árvores e um bom gramado. Afinal o piquenique nasceu na era dos suntuosos banquetes gregos e romanos, quando os mais pobres não dispunham de espaço em suas casas nem do equipamento culinário ou criadagem doméstica necessários a esse tipo de ocasião. Por isso, não só a refeição como o preparo da comida extrapolou os limites dos lares e ganhou parques, bosques, praças e jardins. O piquenique surgiu, portanto, pela praticidade.

Delheim 131112

E não é preciso ir longe para fazer um piquenique. Quem tem um bom quintal pode fazer ali mesmo. Bosques, praças, praias ou jardins, não importa. O espaço perfeito é cada um quem cria. Aliás, essa é uma das partes mais saborosas do piquenique: o improviso. Você junta a turma, escolhe um destino, mas para saber onde montar o acampamento só desbravando caminhos, juntos. Uma hora, bingo, você encontra o lugar que mais agrada a todos.

Mas quer saber, o mais importante mesmo é ter a família reunida, ao ar livre, num clima bom de brincar, cantarolar curtir o contato com a natureza, ainda que por algumas horas. Pode até parecer bobagem, mas acredite, são memórias que seus filhos vão guardar pra sempre. Momentos em que a casa, os compromissos, os afazeres ficam de lado, para a união dessas pessoas que se gostam e estão ali pra fazer um lanchinho (essa é só a desculpa) e se divertir. Experimente!

pic2

bj pra vcs
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock

 


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação