Fechar
Menu
 1320
Como manter a produtividade com a chegada dos feriados
Se as vezes já é difícil de manter o foco e a concentração no trabalho em um dia normal, com a proximidade dos feriados e férias coletivas, não perder o ritmo e a produtividade pode se tornar um verdadeiro desafio

Participar de uma comemoração ou outra com os amigos do escritório faz bem ao corpo e mente

Diariamente temos que aprender a lidar com algumas distrações – como aqueles colegas que não param de falar, uma tarde cheia de dramas no escritório e, lógico, o acesso liberado as redes sociais – para que a gente consiga cumprir nossas funções no trabalho dentro do prazo. As festas e feriados parecem transformar nossa agenda de compromissos na mais perfeita maratona: a decoração de fim de ano ocupando sua mesa de trabalho, os pratos saborosos que os colegas compartilham, a lista de presentes que você ainda precisa comprar chamando sua atenção ao lado do computador, as músicas de Natal que tocam e tocam e tocam… Como não deixar suas obrigações se acumularem e não perder o ritmo de trabalho quando falta apenas uma semana para as suas tão merecidas férias?

Calma! Existem, sim, algumas formas simples de manter-se focada. O mais importante é encontrar o equilíbrio entre a produtividade do trabalho e o divertimento do feriado. Anote as dicas:

1. Organize-se
Agora é hora de fazer as tão famosas listas. Faça uma para cada tipo de compromisso que ainda estiver pendente, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal. Inclua aqui os eventos do escritório e o happy hour com os amigos. Monte um orçamento para presentes, planos de viagens e assim por diante. Conseguir cumprir cada um desses compromissos vai ajudá-la a decidir onde e o que vai exigir mais do seu tempo e energia.

2. O que realmente importa 
Agora que você já se organizou, chegou o momento de priorizar suas tarefas. Separe suas listas em categorias como: *isso deve ser feito o quanto antes (como o relatório que você precisa entregar ao seu chefe antes do fim do mês) *seria bom se desse tempo, mas o mundo não vai acabar se eu adiar por mais algumas semanas (como fazer aquela guirlanda de Natal que você viu na internet)… Com tanta coisa acontecendo com a chegada das férias, pode ser fácil se atolar em compromissos não tão importantes. Por isso você precisa decidir quais tarefas são, de fato, essenciais.

3. Cuidado com os doces
Já notou como a quantidade de doces na sua mesa de escritório parece se multiplicar com a chegada das festas de fim de ano? Não importa quantos cookies você ganhe de colegas e clientes, separe no máximo três para comer ao longo do dia. Lembre-se: você não vai se capaz de se concentrar naquela reunião superimportante se estiver no meio de uma avalanche de açúcar.

4. Divida seu tempo com sabedoria
Você está inundada de coisas pra fazer, mas nada vai adiantar se você estiver no trabalho pensando na viagem com a família ou se estiver preocupada com a apresentação da semana que vem para novos clientes enquanto sai para jantar com o namorado. É importante que lembrar que cada obrigação do seu dia tem um momento certo para acontecer e não deve, nunca, tomar o espaço reservado para seu próprio lazer. Por mais tentador que seja planejar suas férias durante o expediente, ou levar trabalho para terminar em casa, tente manter esses dois reinos separados. Sua vida pessoal acabará distraindo você dos compromissos profissionais e o home office não deixará que você aproveite 100% os momentos com amigos e familiares.

5. Não tenha medo de dizer “não”
Não importa quantos convites você receba nessa época do ano, você ainda não tem o poder de se multiplicar e estar em todos eles ao mesmo tempo. O melhor é escolher os eventos que são mais importantes para você – tanto do ponto de vista social, quanto profissional – e aproveite ao máximo cada minuto que estiver presente. Ah, vai ser bem educado da sua parte se você mandar um recadinho agradecendo cada convite que recebeu, mas infelizmente teve que recusar.

6. Não transforme sua mesa em um parque temático
Se você ama decorações de Natal e Réveillon, essa é a hora de abusar da criatividade e deixar seu ambiente de trabalho bonitinho e colorido. Mas tome cuidado para não exagerar. Ele precisa continuar limpo, claro e bem arejado. Você pode (e deve!) adicionar um toque de alegria aqui e ali, contanto que seu espaço continue lhe permitindo trabalhar longe das distrações de enfeites de natal e luzes piscando.

7. Uma tarefa de cada vez
Quanto mais ocupadas ficamos, aumentamos nossa necessidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Nada como matar dois coelhos com uma cajadada só, certo? Errado! A multitarefa é, na verdade, bem ruim para a produtividade, independentemente da época do ano. Ela só funciona bem quando estamos fazendo coisas que não exigem muito do nosso pensamento e atenção, como falar no telefone e lavar pratos, por exemplo. Mas quando estamos realizamos atividades que envolvam o uso da nossa mente e necessidade de foco e concentração, ela deixa de ser eficaz. Pelo contrário, você vai perceber que não prestou atenção em detalhes importantes daquela reunião enquanto anotava a lista da ceia de Ano Novo e agora terá que gastar um tempo extra tentando recuperar as informações que perdeu. Aí, ao invés de economizar tempo, terá que gastá-lo em dobro.

8. Você tem direito de curtir o momento
Às vezes, a melhor maneira de combater uma distração é rendendo-se a ela. As férias devem ser alegres e divertidas e você deve se dar ao direito de apreciar cada momento. Ignorar os feriados por eles durarem tão pouquinho só tornará você uma pessoa mais desfocada e distraída. Você precisa desse tempo, mesmo sendo um dia ou dois, para se desligar do mundo, arejar a cabeça, reabastecer a criatividade e, então voltar com tudo para o trabalho. Essa pausa pode parecer um tempo perdido, mas ao dar uma chance à ela, você perceberá como vai voltar ao trabalho muito mais lúcida, produtiva e principalmente, proativa.

Beijos e bom feriado.
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação