Menu
 4307
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Como mudar o rumo da sua carreira antes de acabar o ano
Aprenda uma técnica simples para dar uma guinada na sua vida profissional e conquistar a carreira que você sempre sonhou ainda esse ano!

trabalho - mudar o rumo da carreira foto de destaque

Nunca é tarde para conquistar a vida e o trabalho que você quer! Que tal então, deixar de lado aquela promessa de que “ano que vem tudo vai ser diferente” e começar a agir hoje mesmo? Afinal, não tem hora melhor para se sentir mais feliz e realizada do que o agora!

Pensando nisso, hoje eu te proponho um desafio: aproveitar esses últimos meses do ano para dar uma guinada geral na sua carreira e ir atrás do seu grande sonho profissional.

Eu entendo que aí entra aquela tão temida insegurança: “Como é que eu vou conseguir fazer tanto em tão pouco tempo?” O segredo não está em mudar sua vida radicalmente da noite pro dia, mas sim trabalhar diariamente numa técnica bem simples, mas supereficiente: as micrometas!

Através das micrometas você é capaz de construir um plano de carreira que tem muito mais a ver com o que você deseja. Com elas, você consegue definir o que manter na sua rotina e como trabalhar para eliminar o que incomoda. São alguns meses para aprender algo novo, dar o pontapé inicial num projeto diferente, trabalhar a inteligência emocional, melhorar a divulgação do seu negócio… O foco é você quem decide!

Entendendo as micrometas

Micrometas são pequenas metas que você deve correr atrás todos os dias a fim de fazer uma grande diferença a longo prazo. O conceito é muito usado nos cursos de coaching e um dos meus preferidos, uma vez que sempre apresenta resultados positivos, independentemente da área em que você trabalha.

Ao colocar a ideia de micrometas em prática é preciso ter ciência de que você vai dar vida às suas ideias, vai tirar todas elas do papel e finalmente colocar a mão na massa. Você vai se arriscar, vai montar estratégias, escolher um ponto de partida e vai agir, fazer algo, por menor que seja!

Micrometas: como fazer

O primeiro passo para mudar o rumo da sua carreira ainda esse ano através das micrometas é definir o que você de fato quer para o seu futuro profissional.

Depois, você deve listar todos os pequenos passos (todos mesmo!) que você provavelmente terá que dar para chegar lá. Com o caminho definido, eu recomendo que você divida essas atitudes em algumas micrometas, pontuando de forma direta e certeira que ações você precisa incluir na sua rotina para realizar cada um desses passos.

Micrometas definidas, agora é hora de colocar seu plano em ação! E não precisa se envergonhar ao notar que uma das suas micrometas é dar apenas alguns telefonemas, por exemplo. Muitas vezes, essas pequenas atitudes são superimportantes para o andamento de um projeto, mas estamos tão acomodadas com a nossa rotina, ou tão cheias de compromissos, que deixamos uma simples tarefa de lado.

trabalho - mudar o rumo da carreira foto de dentro

O poder da mudança 

Pode não parecer, mas ao lidar com uma tarefa simples por dia, você não só aumenta sua produtividade, como também diminui aquela sensação de ansiedade, frustração e autocobrança de que poderia estar fazendo sempre mais, ou pior, sendo uma profissional mais completa do que você é hoje.

Uma vez que você realiza uma tarefa simples por dia, você passa a enxergar resultados práticos, o que vai te dar ainda mais ânimo para cumprir cada uma das micrometas pré-estabelecidas direitinho.

Quer mais? Abaixo vou deixar o exemplo de 10 micrometas que se encaixam no perfil de uma mulher empreendedora que acabou de abrir um negócio online. Depois, é só adequar esses exemplos à sua realidade e, lógico, criar micrometas que tenham a ver com o seu tipo de negócio ou carreira.

– Micrometa 1: criar um nome e um logo para a minha marca

– Micrometa 2: montar uma planilha de gastos no Excel a fim de anotar todos os meus gastos e lucros mensais

– Micrometa 3: montar minha área de trabalho de maneira organizada e livre de distrações

– Micrometa 4: fotografar as peças que farão parte da coleção da minha marca e editar as fotos, se necessário

– Micrometa 5: criar posts nas redes sociais divulgando meu produto e/ou serviço, sempre procurando engajamento com potenciais clientes

– Micrometa 6: dar telefonemas ou mandar e-mails apresentando o meu serviço, projeto ou produto à possíveis compradores a fim de firmar novas parcerias

– Micrometa 7: me inscrever em cursos, palestras e workshops referentes à minha área de atuação

– Micrometa 8: checar a demanda de pedidos e organizar uma planilha de entregas (data do pedido, período de fabricação, data de emissão…)

– Micrometa 9: comprar e/ou encomendar todo o material necessário para a fabricação do meu produto ou para realização do meu serviço

– Micrometa 10: criar um mailing de clientes a fim de mandar quinzenalmente mensagens e e-mails contando as novidades do meu negócio e oferecendo meus diferentes serviços

Viu como é fácil? E não se preocupe se não conseguir realizar uma micrometa todos os dias. Algumas levam um pouco mais de tempo mesmo e podem, sim, se estender ao longo da semana. O importante é que todas elas sejam concluídas, ok?

Bjs e boa sorte,

Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação