Como preparar uma ceia de Natal vegetariana

Já pensou em incluir no seu jantar de fim de ano pratos que não levam carne vermelha nem frango? Dá uma olhada nessas receitas pra criar uma ceia de Natal vegetariana de sucesso!

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Mesmo que a vegetariana não seja você, todo mundo sempre tem na família aquele parente que não come carne, frango, ou até mesmo peixe. Por isso, que tal variar esse ano e criar uma ceia de Natal vegetariana? Algumas opções de pratos são tão gostosas quanto as ceias tradicionais, mas são muito mais saudáveis.

A ceia de Natal vegetariana não exclui necessariamente a presença do pernil, tender ou lombo – afinal, a maioria adora, né?! – mas dá opções de pratos mais variados do que aquela saladinha simples e acompanhamentos para quem não come carne.

Pensando nisso, separei algumas sugestões de pratos saborosos sem frango, peixe ou carne vermelha para variar o cardápio da ceia de Natal (e até Réveillon), sem perder o sabor. Espia só!

Petisco: Rolinho de cenoura com tomate seco
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Ingredientes
– 2 cenouras médias (300 g)
– 1 colher (chá) de sal
– 170 g de tomate-seco
– 350 g de azeite de oliva com ervas
– 2 colheres (chá) de sal grosso
– Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Lave as cenouras, raspe a casca e lave novamente. Corte-as com um cortador de legumes em lâminas bem finas. Coloque as lâminas de cenoura em uma panela com 2 litros de água fervente e o sal. Cozinhe por 3 minutos ou até ficarem ao dente. Retire do fogo, escorra a água quente e passe as lâminas de cenoura por água fria. Espalhe-as sobre um pano seco e deixe secar bem. Em cada lâmina de cenoura disponha um pedaço de tomate-seco, enrole firmemente e prenda com um palito de madeira. Esterilize um recipiente de vidro, arrume os rolinhos de cenoura e adicione o azeite de oliva com ervas, a pimenta-do-reino e o sal grosso. Deixe marinar por 2 dias. Escorra o azeite usado para marinar e sirva.

Prato principal: Tofu grelhado com vegetais
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Ingredientes
– 4 batatas descascadas
– 2 fatias de tofu firme com 2 ou 3 cm de espessura
– 1 cebola pequena fatiada
– 1 tomate fatiado
– 4 fatias finas de pimentão amarelo
– 2 fatias finas de pimentão vermelho
– 2 fatias finas de pimentão verde
– 6 azeitonas pretas cortadas ao meio
– 3 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
– 4 colheres (sopa) de azeite ou óleo vegetal para grelhar
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Cozinhe as batatas em água fervente com uma pitada de sal. Enquanto isso, corte cada fatia de tofu em 6 pequenos retângulos. Reserve. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite ou o óleo. Abaixe o fogo e adicione o tomate, a cebola e os pimentões. Mexa ocasionalmente para não queimar. Deixe grelhar por cerca de 6 minutos de cada lado. Adicione as azeitonas e a salsinha. Tempere com sal e pimenta e vire os vegetais. Retire da frigideira os que estiverem tenros e dourados. Coloque-os na travessa que irá servir à mesa. Ainda na mesma frigideira, coloque o tofu e tempere com sal e pimenta. Se for necessário, adicione mais azeite ou óleo. Grelhe de ambos os lados até ficar dourado.

Acompanhamento: Alcachofras recheadas
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Ingredientes
– 6 alcachofras grandes
– Suco de 1 limão
– 1 xícara de pão amanhecido ralado
– 3 colheres (sopa) de salsinha picada
– 3/4 de xícara de substituto para parmesão ralado
– 3 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
– 1 e 1/2 xícara (chá) de óleo
– 6 colheres (sopa) de azeite
– 1 tomate cortado em cubinhos
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Lave as alcachofras e descarte as folhas externas. Corte os cabos, acerte as pontas e deixe as alcachofras de molho em água com suco de limão enquanto prepara o recheio. Passe pela peneira o pão ralado e junte a salsinha, o substituto para parmesão e as azeitonas. Adicione o azeite até obter uma farofa bem úmida. Retire as alcachofras da água e bata-as de cabeça para baixo para que abram as folhas e escorra o excesso de água. Coloque o recheio na parte central e abra bem as folhas laterais para distribuir o recheio. Arrume-as lado a lado em uma panela, regue com o azeite, polvilhe com substituto para parmesão e cubra o topo com os tomates. Acrescente água até a metade da panela e salpique com sal e pimenta-do-reino a gosto. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que, ao puxar uma folha de alcachofra, ela solte com facilidade.

Arroz selvagem com aspargos e manga
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Ingredientes
– 1 xícara de arroz selvagem
– 2 litros de água filtrada
– 2 xícaras bem cheias de arroz branco pronto
– 6 aspargos
– 1 manga pequena (nem muito verde, nem muito madura)
– Cebola e alho picadinhos
– Cebolinha picada
– 2 colheres (sopa) de azeite
– Sal a gosto

Modo de preparo
Coloque para ferver a xícara de arroz selvagem com a água filtrada. Quando ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos. Escorra e reserve. Pique os aspargos com uns 2 cm de espessura e a manga em cubos. Reserve. Numa panela coloque o azeite, a cebola e o alho picadinhos. Deixe refogar um pouco e misture os dois tipos de arroz: o selvagem e o normal (que já deve estar pronto). Adicione os aspargos e os cubos de manga, acerte o sal, adicione a cebolinha picada e está pronto.

Fusilli com Tomates-Cereja
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Ingredientes
– 250 g de fusilli (sem ovos)
– 500 g de tomate-cereja, ou tomate-uva, ou ambos
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1 ou 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
– Manjericão (folhas e flores)
– Tomilho fresco
– Orégano seco
– Azeite

Modo de preparo
Leve uma panela alta ao fogo com água e sal. Quando abrir fervura junte o macarrão e um fio de azeite. Em outra panela, em fogo baixo, coloque as 2 colheres (sopa) de azeite e o vinagre balsâmico, junte as ervas e esprema com as mãos os tomates dentro. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa tudo para que os sabores se misturem. Quando o macarrão estiver cozido, pegue uma colher (sopa) da água do cozimento e coloque por cima dos tomates. Escorra a massa, misture com os tomates e regue com um pouco de azeite para soltar a massa. Experimente o sal, se precisar mais, acrescente a gosto. Divida em 2 pratos e salpique com folhas e flores de manjericão.

Farofa de pinhão
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Ingredientes
– 3 xícaras de pinhão cru
– 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
– 1 cebola média, picada em cubos pequenos
– 1 dente de alho, picado em cubos pequenos
– 1 abobrinha italiana, cortada em cubos médios
– 3 xícaras de farinha de milho, flocada (bijú)
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Lave bem o pinhão e coloque em uma panela de pressão. Cubra com água e adicione uma colher (chá) de sal. Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos, contando a partir do momento que a panela pegar pressão. Desligue o fogo, espere a panela de pressão esfriar e a pressão sair totalmente. Corte as duas pontas do pinhão e, com cuidado, retire a casca que os envolve. Descarte as cascas e corte o pinhão em cubos médios. Em uma panela, adicione o azeite e refogue a cebola e o alho até dourarem levemente. Adicione a abobrinha em cubos e o pinhão, refogue por dois minutos. Junte a farinha de milho e cozinhe até ficar crocante. Tempere a farofa com sal e pimenta.

Mandala de Frutas Vermelhas
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Ingredientes

Para a massa:
– 900 g de castanha-do-pará
– 700 g de tâmara sem caroço

Para a 1ª camada de recheio:
– 4 maçãs raladas
– 10 g de canela
– Casca de 3 limões ralados

Para a 2ª camada de recheio:
– 250 g de mirtilo
– 250 g de amora
– 250 g de framboesa
– 250 g de morango
– 3 colheres (sopa) de melado
– 100 g de algas marinhas

Para a calda de framboesa:
– 120 g de framboesa
– 1 colher (chá) de suco de limão
– 3 colheres (sopa) de melado 

Modo de preparo
Bata no processador as castanhas-do-pará com as tâmaras até formar uma massa. Numa forma, modele a massa, inclusive na lateral, deixando de 2 a 3 dedos de altura. Em seguida, adicione o recheio da primeira camada com as maçãs, a canela e casca de limão misturados. Para o preparo da segunda camada, reserve um pouco das frutas para fazer a mandala e bata o restante no liquidificador com o melado e algas marinhas. Depois, despeje sobre a torta. Finalize colocando as frutas em círculos para formar a mandala. Em volta da torta, decore com calda de framboesa e algumas folhas de hortelã e as castanhas.

Deliciosa essa ceia de Natal vegetariana, né? Não deu nem tempo de sentir falta da carne!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Receitas e fotos tiradas do site: cantinhovegetariano.com.br