Reflexologia: ótima alternativa para relaxar e livrar-se de dores

0 6494

Antes de recorrer a analgésicos, que tal experimentar exercícios de reflexologia para aliviar dores nos ombros, nas costas, pescoço e relaxar pés e tornozelos? Comigo já funcionou algumas vezes.

A pressão do dia­-a-­dia, a rotina puxada, o stress e o cansaço… Quer combinação mais perigosa para tensionar os músculos do corpo e fazer você se sentir como se tivesse acabado de participar de uma luta de box?

A boa notícia é que você não precisa (e nem deve!) recorrer aos analgésicos, por conta própria, para aliviar esses pontos de tensão, já que alguns medicamentos são tão fortes que, apesar de resolver o problema, acabam atacando nosso estômago, fazendo apenas que troquemos uma dor por outra. O ideal é procurar um médico e se a consulta tiver um período de espera, recorrer a uma técnica alternativa, como a da massagem chamada reflexologia. Ela funciona basicamente pela aplicação de pressão em pontos de áreas reflexas do nosso corpo, como as mãos, pés e a face. Cada um desses pontos nessas áreas corresponde a um órgão, glândula ou sistema em particular.

O resultado? Além de melhorar nossa circulação, a prática do exercício reduz nossa tensão corporal e relaxa algumas áreas do nosso corpo, quase que imediatamente. Vamos tentar?

base do dedão

Para aliviar a tensão no pescoço:

Com o polegar direito, pressione com força ao redor da base do polegar esquerdo.
Repita o exercício algumas vezes.

Para reduzir dores nas costas:

Segure a lateral do pé esquerdo, colocando uma mão de cada lado. Balance o pé de um lado para o outro, entre as palmas das mãos, fazendo movimentos rápidos quantas vezes achar necessário. Em seguida, realize o mesmo movimento com o pé direito.

foot-rfex

Para relaxar os ombros:

Lentamente, deslize o polegar direito no dedo mindinho da mão esquerda. Realize o exercício partindo da base do dedo até à ponta. Repita o movimento algumas vezes e depois faça o mesmo com a outra mão, usando agora o polegar esquerdo para massagear o dedinho direito.

Dedao no dedinho

Para liberar a tensão dos pés e tornozelos:

Quem sofre de artrite nos pés deve praticar esse exercício regularmente. Ponha as mãos em volta dos tornozelos, com as pontas dos polegares apontadas em direção aos pés. Delicada, mas rapidamente, balance o pé em movimentos circulares. Nada de colocar força nos movimentos, nem pressionar demais a área do tornozelo. Faça o mesmo com o outro pé!

Se não conseguir fazer sozinha, chame um reflexologista! Ele faz uma super-massagem e lhe ensina todos os pontos. Outra opção também é pedir pro maridão te ajudar!

Bj pra vcs

Fabi Scaranzi